11 de setembro de 2014

10 bebidas que você deve experimentar na Rússia


Quais são as bebidas típicas da Rússia e o que vale a pena experimentar?

Na Rússia existem muitas bebidas que não têm no Brasil e vice versa.

Eu não vou falar sobre as bebidas alcoolicas, porque não tomo alcool (sim, sou russa e nunca bebo nem vodka, nem nada assim). Em vez disso vou escrever sobre bebidas russas feitas de leite, refregirantes e água mineral. Os números não são relacionados com minhas preferencias, qualquer uma dessas bebidas é gostosa.

Se estiver na Rússia, experimente!

1. Kvas (Квас)


Kvas é uma bebida muito refrescante, um pouco parecida com cerveja, mas não é alcoolica. O melhor kvas é vendido no barril. Você pode compra-lo nas lojas especializadas em kvas e ouras bebidas e nas cervejarias. Kvas em garrafas vende em todo lugar.

O que comer com kvas? Kvas vai bem com qualquer tipo de comida salgada, saladas, carnes e peixe.

2. Kefir (Кефир)


Kefir é uma bebida de leite azedo, muito boa para a sua saude e gostosa. A história do kefir começou no Cáucaso, depois ele se espalhou pela Rússia e outros países eslavos, como Ucrânia e Bielorrússia. As pessoas que querem melhorar sua saude fazem "um dia de kefir", ou seja, uma vez por mes tomam o dia inteiro só kefir e não comem nada. Assim, você perde peso e normaliza o funcionamento dos seus orgãos.

3. Yessentuki (Ессентуки)


Água mineral da Rússia. Na minha opinião, a melhor que existe. Ela tem um monte de minerais, por isso o sabor dessa água é bem forte e salgado. Yessentuki mata a sede e pode ser recomendada para as pessoas que têm problemas com estômago e fígado.

4. Baikal (Байкал)


Baikal é um refrigerante russo, feito com ervas. Algo como Tubaína da Rússia. Até parece com ela, mas é menos doce. O nome da bebida é relacionada com o lago Baikal, o maior lago do mundo que fica na Sibéria. Baikal existe desde os tempos sovieticos e agora voltou à moda.

5. Mors (Морс)


Mors é uma bebida parecida com suco. Ela é feita de frutas do Norte, como mirtilo e outras. Mors é vendido em garrafas, mas é melhor comprar fresco num restaurante ou numa "blineria" (lugar onde se vende bliny). Contem muitas vitaminas.

6. Tarkhun (Тархун)


Tarkhun é um refrigerante russo-georgiano. Contem extrato de extragão e tem cheiro dessa erva. Essa bebida foi inventada pelo georgiano Mitrofan Lagidze no século XIX e depois virou muito popular na União Sovietica.


7. Riazhenka (Ряженка)


Riazhenka é uma bebida feita de leite que na Rússia se chama toplionoie moloko. Ela fica grossa, um pouco bege. O sabor dela, eu acho, não parece nenhum outro produto de leite azedo. Até difícil descrever!

8. Tajozhni dar (Таёжный дар)


Tajozhni dar é um refregirante que apareceu na Rússia só há pouco tempo, mas vale a pena experimentar. Ele é feito com suco das frutas da taiga, um tipo de floresta, caracteristica de Sibéria.

9. Toplionoie moloko (Топлёное молоко)


Toplionoie moloko é um tipo de leite que foi esquentado muito tempo até adquirir um sabor diferente e a cor bege. Esse leite é muito nutritivo e gostoso.

10. Suco de bétula (Берёзовый сок)


O suco de bétula é algo o que você pode experimentar só na primaveira. Não compre numa garrafa, numa jarra etc, porque isso não é o suco verdadeiro. Ele não pode ser guardado. Fale com os seus amigos russos sobre onde procurar ou compre com os velhinhos numa feira. Suco de bétula é muito gostoso! Ele é um pouco doce e muito refrescante. Esse suco aparece dentro da arvore na primaveira e pessoas que moram no campo sabem como retirar ele sem matar a bétula.

Se você ja experimentou uma bebida russa, escreve nos comentários o que achou ;-)

8 comentários:

  1. Já experimentei a maioria dessas (acho que só não tomei ainda o suco de bétula) e elas valem a pena, todas são muito boas. De todas, gostei mais do Tajozhni Dar, já que é um refrigerante. O de mirtilo é muito bom. O de brusnika (não sei como se diz em português) também é ótimo. Todas as bebidas são altamente recomendadas!

    ResponderExcluir
  2. Eu só experimentei o Kvas. Achei uma bebida muito saborosa! As outras eu nem conhecia. Fiquei curiosa em como são as embalagens dessas bebidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia essa sobre as embalagens. Imagino que para os estrangeiros nem sempre é fácil reconhecer a bebida, já que eles normalmente não leiam em cirílico. Depois eu faço um artigo sobre como encontrar as bebidas mais conhecidas nas lojas da Rússia. Obrigada pela ideia!

      Excluir
    2. Bel, aqui estão as fotos das embalagens http://comida-russa.blogspot.ru/2015/05/como-encontrar-bebida-que-voce-quer-nas.html

      Excluir
  3. Привет и Привет Наталья,, Querida amiga não sei se já te contei que faz exatamente 1ano e 6 meses que ganhei meus primeiros nódulos de kefir e desde então faço eles e deixei de comprar iogurte nos supermercados, por estos dias aprendi a fazer a Riazhenka e agora taço, atualmente em casa faço estas três bebidas Kefir de leite, Kefir de água, Riazhenka, e encontrei algumas receitas de como fazer Kvas em casa, só
    que fiquei numa tremenda dúvida, porque algumas receitas levam fermento biológico (fermento para fazer pão) e outras que encontrei não levam, e foi aí que minha curiosidade a níveis astronômicos kkkkk, Existem vários tipos de Kvas de acordo com a região ou o Kvas verdadeiro é só utilizando pão de centeio ou integral e fermento biológico? Aliais, acabo de ter uma ideia vou te mandar as receitas que encontrei por mensagem do vk e você me diz qual te parece a mais original, algumas estão em espanhol mais eu vou traduzir ao português,, Como eu sou apaixonada em produtos fermentados , eu já amei o Kvas sim te-lo provado

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет, Чарито! Existem milhares de receitas de kvas não somente de pão, mas também de mel, de uvas passas e outros ingredientes. Mesmo que o feito de pão preto é considerado algo clássico e o que você normalmente encontra nos mercados russos. Pode sim mandar as receitas e até em espanhol :-) Bjs

      Excluir
  4. Natalia, minha querida amiga em relação a esta bebida Toplionoie moloko, pela descrição que vc faz me lembrou um produto que nos países hispanos utilizamos muito e o nome desta bebida é leite evaporado (en espanhol - leche evaporada) aliás no Brasil por algum tempo foi comercializado no Brasil e chegou ao consumidor final com o nome de ideal leite evaporado da marca Nestle e depois com o nome de Gran Gourmet da marca Itambé, penso que houve falhas na divulgação de estos produtos por ambas empresas e deixaram de comercializar, quando minhas primas vem passar alguns dias aqui no Brasil sempre me trazem algumas latas, mas de forma geral eu faço em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante! Nunca ouvi desse produto "leche evaporada" :-) Agora estou curiosa para provar se são mesma coisa.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!