7 de agosto de 2015

Como fazer smetana em casa?

Hoje eu fiz a minha primeira smetana caseira e já corro para compartilhar com vocês (especialmente com a Daniela e o Kleber que pediram a receita)! Fazendeiros brasileiros, prestam atenção: aqui está uma novidade que vocês podem vender ;-)

Provando a primeira colher de smetana caseira
O segredo de smetana caseira é usar um creme de leite de boa qualidade. Se você mora na cidade como eu, procure creme de leite pasteurizado ou ultrapasteuzisado. Por que isso é importante? Os produtos pasteurizados ainda tem bastante vida: as bactérias. Sem bactérias, não tem smetana. A segunda coisa importante é procurar um creme de leite integral e, se for possível, sem estabilizantes. Quanto mais gordura tiver o seu creme de leite, melhor. Entretanto, eu escolhi um creme de leite com 20% de gordura ultrapasteurizado integral e não de 33% ultrapasteurizado com uso de estabilizantes.

Coloque o creme de leite numa jarra de vidro e tampe com um pano (não com uma tampa!). Deixe-o na cozinha sem geladeira e espere mais ou menos 1 ou 2 dias (eu esperei 2 dias). É importante olhar o seu creme de leite de vez enquando para não perder o ponto de smetana. Senão, tudo vai estragar e ficar amargo. Mas não se preocupe, nao vai acontecer com você! Quando você ver que embaixo da jarra tem como se fossem bolinhas ou buraquinhos de ar, movimente um pouco a jarra. Se o nível de cima parecer com creme e não é mais líquido, a smetana está pronta. A minha nem se movimentava quando eu girava a jarra. Experimente a sua smetana com uma colher e, se está boa, coloque na geladeira.

Pode acontecer que embaixo tenha um pouco de líquido e um típo de prostokvasha. Nesse caso, retire a parte de cima que virou smetana e guarde-a separada. No meu caso não tinha nada disso, tudo virou smetana.

Eu recomendo experimentar fazer prostokvasha primeiro para depois você poder saber se a sua smetana é smetana de verdade. Porque normalmente quando a smetana não dá certo, você tem prostokvasha como resultado. Também, olhe a imagem: a smetana é toda lisa, parece um creme. Boa sorte!

20 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    A receita saiu muito mais rápido do que esparávamos)))))

    Agora é comprar os demais ingredientes e fazer novamente o bolo de cereja!

    Spasibo, Spasibo e Spasibo!

    E mais uma vez, bol'shoye spasibo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет, Клебер! De nada :-)

      Eu também não esperava que vai ser tudo tão fácil assim e pensava que vou passar semanas tentando. Mas não :-) Agora não vou ficar sem smetana quando estiver no Brasil.

      Até a próxima!

      Excluir
    2. Привет, Наталия!

      A "patroa" acabou de me ligar e disse que a nossa Сметана deu certo, e que vai fazer o bolo de cereja com ela no sábado de manhã!

      Oba )))))))))

      Excluir
    3. Nossa! ))))))))))))))) Parabéns!!! Imagino como ela ficou contente :-)

      Eu estou fazendo a minha segunda smetana, porque fica bem melhor que nas lojas )))

      Um grande abraço para vocês dois e que o bolo fica muito gostoso!

      Excluir
  2. Hoje vou tentar fazer minha smetana, você pede para tampar com um pano, aí surgiu uma pequena dúvida, é a seguinte que tipo de pano eu utilizo, existe um tipo de pano tipo tule (aqueles que utilizamos para fazer um mosquiteiro) este pano serve? ou qualquer outro tipo de pano Serve?

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi que você já conseguiu tudinho, mas respondendo a pergunta: pode usar tule, uma toalha ou algo parecido.

      Excluir
  3. Natalia querida amiga , hoje não estou aqui para pedir uma receita, e sim saber como posso fazer para te mandar uma foto da minha primeira smetana, acho que ficou perfeita, mais preciso de tua opinião.

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Bom, fiquei hipermercado feliz que acertei o ponto, agora só me resta aprender a fazer o Tvorog, e muitas receitas que utilizam smetana, e tudo isso graças a você Natalia, muito obrigada,
      Bijos

      Excluir
    2. De nada :-) Acho que o talento de cozinheira também ajuda.

      Excluir
  4. Olá Natália, eu moro na Rússia e até agora não sei comprar creme de leite pasteurizado, eu não sei o nome em russo hahahaah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro Gabriel! Leite pasteurizado se diz пастеризованное молоко (pastirizôvanae malakô). Mas morando na Rússia, você pode comprar smetana pronta, né. Por outro lado, eu prefiro tomar leite pasteurizado porque me parece mais natural. Onde você mora na Rússia?

      Excluir
  5. Perfeita explicação!
    Ficou um creme muito especial, grata!

    ResponderExcluir
  6. Estou na Rússia agora e a maioria das coisas que como vai smetana, já estou pesquisando como fazer, quando estiver no Brasil, ainda bem que tem essa possibilidade rs obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil imaginar um prato onde nós não adicionamos smetana :-) Bom, que você achou útil essa receita. Espero que dê certo.

      Excluir
  7. Oi Natália, obrigado pela receita, eu tentei fazer a smetana e não deu certo, eu usei um creme de leite pasteurizado com 35% de gordura e deixei na cozinha por dois dias.Como você mora na Rússia a sua casa tem calefação, qual é a temperatura média dentro dá cozinha? Obrigado.(Iran Amorim da Silva -São Paulo_Brasil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nós temos aquecimento somente quando está frio e a temperatura em casa não fica maior do que no Brasil (ao redor de 20 ou 22 graus). Na verdade, no Brasil está mais quente eu acho.

      Excluir
    2. Ok vou tentar outra marca de creme de leite. Большое спасибо!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!