4 de agosto de 2015

Prostokvasha: o que é e como fazer em casa?

Ponto de prostokvasha
Prostokvasha (простокваша) é uma bebida russa muito antiga. Ela é feita de leite e parece um pouco com iogurte. Hoje em dia você pode encontra-la nos mercados. Entretanto, nos anos 1990 ou 2000 ninguém podia imaginar que uma bebida dessas pode ser vendida, de tão fácil que é de fazer! Não é uma coincidência que o nome da bebida siginifica "coalhada símples": prósto - símples, kvasha - coalhada.

Para conseguir prostokvasha caseira você vai precisar de leite pasteurizado, um pano e uma jarra de vidro ou ceramica. O leite deve ser o mais próximo de natural possível, com mais gordura que você puder encontrar.

Coloque o leite na jarra, tampe com o pano e não com a tampa e deixe na cozinha sem geladeira. Se você tampar a jarra ou deixa-la na geladeira, o leite vai estragar. Mas se fizer como eu disse, daqui 1 ou 2 dias você vai ter uma bebida gostosa e boa para saude.

Então, daqui um dia mais ou menos você  vai ver que o leite ficou dividido em duas camadas: uma branca e outra transparente. Isso signifíca que ele chegou ao ponto de prostokvasha. Você pode toma-la de dois jeitos. O primeiro é misturar tudo e tomar. O segundo é filtrar e tomar somente a parte branca. Eu prefíro o segundo. O líquido que sobra depois de filtrar pode ser usado para fazer oladi. Já a própria prostokvasha deve ser batida um pouco com um garfo e ficar na geladeira por uma hora.

Além de ser uma bebida muito saudável, a prostokvasha é um ingrediente que se usa nas receitas de bolos, blini e oladi. Ela faz a massa mais fofa e ajuda-a a subir sem fermento.

PS: Algumas pessoas oferecem essa receita para fazer smetana. Eu sabia que não dá para fazer smetana de leite e que assim se faz a prostokvasha. Mesmo assim provei, porque muitas russas que moram fora do país recomendam. Entretanto, é prostokvasha mesmo. Os experimentos com smetana continuam ;-)


8 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    É bom saber que nossa "cientista" culinária está fazendo experimentos, buscando a "fórmula ideal". Muito legal!
    Bom, sendo russa tenho certeza de que é uma "cientista" aplicada e perseverante )))))))))

    Sinto que teremos em breve a nossa receita!!!!

    Grande abraço, irmã russa!

    Poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber! Eu também espero que vai dar certo. Hoje lancei mão de um experimento )))

      Excluir
  2. Eu vou intentar fazer a Prostokvasha, mas surgiu tres dúvidas. Vou colocá-las a seguir para você me entender melhor.
    1º) Aqui no Brasil quando compramos leite pasteurizada costumamos ferver a mesma, foi ahí que surgiu minha dúvida, mesmo depois que ferva o leite pasteurizado serve para fazer Prostokvasha?

    2º) Eu tenho certa facilidade de encontrar leite in natura, como muitos dizem leite diretamente do produtor ou seja leite de fazenda ou leite sem pasteurizar, foi neste ponto que me surgiu a segunda dúvida. O leite in natura (leite de fazenda) serve para fazer Prostokvasha?

    3º) Além de beber a Prostokvasha, em que mais posso utilizá-la?

    De antemão muito obrigada minha amiga, pois estou amando algumas receitas que encontrei aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leite de fazenda vai ser muito bom para fazer a prostokvasha. Nem esse tipo de leite , nem o pasteurizado não se ferve antes de fazer. Depois de ferver provavelmente ele não vai virar prostokvasha.

      Além de beber, pode usá-la para fazer massa de oladi, blini e alguns bolos e bolinhos.

      Excluir
    2. Bom, querida amiga Natalia, te conto que estou rindo de mim até agora, pois ontem comprei leite pasteurizado para fazer a prostokvasha e não saiu, também que me manda a não ter paciência e esperar por tua resposta é agora que vi a resposta percebi meu erro, eu fervi o leite pasteurizado e por lógica não saiu a prostokvasha em compensaçao minha smetana saiu muito boa, Como dizem por aí "errando que se aprende" da próxima vez que comprar leite pasteurizado ou leite de fazenda vou intentar fazer a prostokvasha e tenho certeza que vou conseguir fazer. Mais procurei não desperdiçar, eu tinha uma "isca" de kefir e aproveitei o leite e fiz kefir.

      Muito Obrigada queria amiga Natalia

      Beijos

      Excluir
    3. Hehe :-) bom, que no final das contas usou o leite de qualquer jeito. Errar é ser humano.

      Excluir
  3. Olá, qual seria a diferença entre smetana e prostokvasha? Eu encontrei uma receita de smetana que era quase igual a esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A difirença é assim: smetana é um molho cremoso, prostokvasha é uma bebida. O sabor, a consistência e a aparência desses produtos é diferente.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!