11 de maio de 2021

Sirniki: um prato adorado na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia

Os tais sirniki feitos no forno :-)
Sirniki (сырники) é um dos meus pratos preferidos do qual eu tinha mais saudade no Brasil (sem contar a smetana, é claro). 

Eu até tentei fazer uns de ricota. O resultado foi até gostoso, mas não parecia muito com o original. Em Portugal, faço sirniki sem dificuldade nenhuma, já que tem os ingredientes necessários.

Vou contar um pouco sobre o que são sirniki e compartilhar duas receitas - uma que uso quando estou na Rússia, a outra que uso em Portugal.

Se algum dos meus leitores conseguir fazer os sirniki no Brasil e sabe o segredo, agreço se puder compartilhar a receita nos comentários ou então me enviar um link para inserir na postagem.

O que são sirniki?


É um bolinho cujo ingrediente principal é o tvorog. Nós até temos mais um nome para ele que é tvorozhniki (творожники). Para falar a verdade, esse nome é mais russo, mas não se usa muito. 

A palavra sirniki também se refere ao ingrediente principal. Ela veio do sul da Rússia e da Ucrânia, onde tvorog é considerado um tipo de queijo (sir - сыр). Na infância, não sabendo desse fato, eu ficava atormentada pela dissonância cognitiva :-) 

Minha receita de sirniki


As proporções dependem bastante da qualidade e consistência do tvorog. Eu compro o tvorog tradicional (veja o artigo sobre o ingrediente se ainda não viu), com 18% ou 23% de gordura. Se usar o de 0% ou 9%, os sirniki vão ser menos fofos. 

Caso o meu tvorog seja muito seco, eu uso uns 500 g. Se a consistencia é média (sem água, mas não é seco demais), 600 ou 700 g. Adiciono 1 ovo (se forem muito pequenos, podem ser dois), 2 ou 3 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo. Misturo com as mãos (importante! nada de liquidificador) e vejo se dá para fazer bolinhas. Se a massa for ainda um pouco líquida, adiciono 1 ou 2 colheres de amido de batata. A quantidade de açúcar é opcional. Eu coloco metade de uma caneca média.

Para fazer os próprios sirniki, eu espalho a farinha na mesa e primeiro faço bolinhas redondas como almôndegas. Enrolo-as na farinha e dou a forma clássica de sirniki (como na foto). 

Eles podem ser fritos no fogo médio ou assados no forno. Use manteiga em vez de óleo. 

Eu prefiro comer sirniki quando eles já não estão quentes. Com smetana, varenie, geleia ou sem nada.

Como eu faço sirniki em Portugal


Sirniki que faço em Portugal
Para a minha felicidade em Portugal tem os ingredientes que são bons para fazer sirniki. 

Aqui tem mercados eslavos onde dá para comprar o tvorog autêntico, mas também dá para usar ingredientes locais. É o que faço, já que não moro muito perto de nenhum mercado eslavo.

Os sirniki feitos com os ingredientes locais ficam 99,9% como os autênticos. Quem não souber que não usei tvorog, não vai adivinhar.

Qual ingrediente uso em vez de tvorog


Substituo o tvorog com o requeijão Seia
Em portugal tem um ingrediente chamado requeijão. Não é aquele requeijão que existe no Brasil. É um tipo de queijo quark que praticamente o mesmo do que o russo tvorog. 

A única dificuldade com o requeijão português é que alguns são salgados demais para fazer sirniki. 

Por isso, eu não gosto muito de fazer experimentos com esse ingrediente. Logo que encontrei um que dá um bom resultado, uso apenas ele. É o requeijão Seia do leite de ovelha. A consistência dele é boa e não é não tem excesso de sal.

Ingredientes


2 pacotes de requeijão Seia
1 ovo
3 ou 4 colheres de açúcar
1 pitada de baunilha
1 colher de sopa de maizena
3 ou 4 colheres de sopa de farinha para bolos
pão ralado (industrializado) para panar

Modo de preparo

Misture o ovo com o açúcar. 

Em seguida abra os pacotes de requeijão e retire-o apertando um pouco com as mãos para deixar o líquido sair. Pode em vez disso usar um pano limpo, mas eu tenho preguiça e apenas aperto com as mãos. Esse detalhe é importante porque o requeijão português é menos sólido do que o tvorog russo e contém mais líquido. Quando a gente retira o excesso do líquido, fica mais fácil para formar os sirniki depois.

Misture o ovo com açúcar e o requeijão. Adicione primeiro a maizena e misture, depois a farinha e misture de novo. Veja se fica bom com três colheres de farinha apenas ou tem que adicionar mais. Se dá para fazer uma bola da massa, não precisa mais de farinha.

Aqueça o fogão. No fogão elétrico eu primeiro uso a temperatura máxima para aquecer a frigideira, depois adiciono um pouco de óleo e diminuo para 6 pontos. 

Forme bolinhas e role-as no pão ralado, depois forme sirniki e frite dos dois lados.

Eu sirvo os sirniki com crème fraiche ou com a smetana autêntica.

Para quem quer experimentar fazer sirniki de ricota


Acho que com ricota vai ter que adicionar creme de leite e talvez bater no liquidificador. Tvorog é mais macio e bem menos seco.

11 comentários:

  1. Olá, grande Natalia!!

    Acho que teremos de fazer com ricota mesmo. Não vamos conseguir fazer a receita original, infelizmente. Algo parecido que temos aqui no Brasil é a torta de ricota. É muito saborosa e fácil de fazer. A Dani faz uma que é simplesmente divina!! Minha mãe faz a mesma receita da minha esposa, mas acrescenta raspas de limão.
    Mas, temos uma pergunta:
    1 - Como fazer para que o сырники não absorva muito óleo ao ser frito? E é necessário colocá-los em papel toalha para absorver o excesso?
    2 - Pode ser qualquer óleo, ou tem de ser um tipo específico, tal como de girassol, arroz ou milho? Qual voce usa normalmente?

    Bom, é isso. Muito obrigado, como sempre! Пока, пока!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que a pessoa que sabe fazer torta de ricota está na metade do seu caminho até os sirniki :-) Sirniki não é comida oleosa. Na verdade, eu quase não uso gordura e prefiro manteiga. Se fizer no forno, vai ser ainda menos gordura.

      Obrigada por testar as receitas :-) e até a próxima!

      Excluir
  2. Querida amiga Natalia, eu nunca escutei falar no Sirniki, mais ao ler a receita gostei muito e lendo uma postagem tua, diz que para me aproximar do sabor do Tvorog eu deveria acrescentar ao queijo cottage e creme de leite, caso eu tenha entendido bem, gostaria de saber por exemplo para 250 gramos de queijo cottage (mais ou menos 1 xícara) quanto de creme de leite e de sal para me aproximar do tvorog?

    De antemão muito obrigada.

    Um grande beijo dede o Brasil


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queijo cottage já é um pouco salgado e sirniki são meio doces. Então é melhor não usar sal. Eu não iria adicionar creme de leite também, porque precisamos de uma massa grossa. Bateria o queijo cottage no liquidificador e depois colocaria num pano para tirar o excesso de líquido com as mãos. Agora se usar ricota, é bom adicionar se la, uma colher de sopa de creme de leite para uma caneca talvez. Eu não usei nenhum desses jeitos, mas imagino que é algo assim.

      Beijo ;-)

      Excluir
  3. Olá Natália😃😊😊))
    Eu tentei fazer algo que se aproximasse do sabor e da textura do tvorog. Então fiz o que chamam pela internet de queijo quark ,deixei o leite tipo C em um vidro duas noites e tres dias fora da geladeira coberto com o pano e depois coei ele umas horas. A textura ficou bem igual e o sabor dele ficou leve e ao mesmo tempo marcante ! Usei ele para fazer os sirniki e amei os sirniki) comi com requeijão e puros !

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bárbara! Parabéns :-) Será que podemos publicar a sua receita com seu nome aqui no blog?

    ResponderExcluir
  5. Pode sim ! Claro )) eu fiz do jeito que você ensinou aqui só substitui o tvorog por essa espécie de queijo caseiro . Se quizer que eu escreva de algum jeito pode me falar :)

    ResponderExcluir
  6. Olá! Fiz com ricota e ficou ótimo! Eu sequei bem. A ricota é passei no processador, só a ricota! Não murchou! Fiz uma receita de uma moça lá de Odessa (Ucrânia)! As suas dicas ajudaram bem! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma receita deliciosa; parabéns.😋😋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Seria legal se as coisas simples como essa pudessem unir os três países. Está muito atual no momento.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!