10 de fevereiro de 2016

Sirniki: um prato adorado na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia

Os tais sirniki feitos no forno :-)
Sirniki (сырники) é um dos meus pratos preferidos do qual eu tinha mais saudade no Brasil (sem contar a smetana, claro). Eu até tentei fazer uns de ricota, mas o resultado foi até gostoso, mas não parecia muito com o original. Talvez no futuro eu faça mais experimentos e consiga ter os sirniki como na Rússia. Ou talvez algum dos meus leitores já sabe como se faz? Nesse caso, agradeço se puder compartilhar a sua receita. Eu por enquanto vou contar a receita original de sirniki como são feitos na Rússia.

O ingrediente principal desse bolinho é o tvorog. Nós até temos mais um nome para ele que é tvorozhniki (творожники). Para falar a verdade, esse nome é mais russo, mas não se usa muito. A palavra sirniki também se refere ao ingrediente principal. Ela veio do sul da Rússia e da Ucrânia, onde tvorog é considerado um tipo de queijo (sir - сыр). Na infância, não sabendo desse fato, eu ficava atormentada pela dissonância cognitiva :-) 

Minha receita de sirniki


As proporções dependem bastante da qualidade e consistência do tvorog. Eu compro o tvorog tradicional (veja o artigo sobre o ingrediente se ainda não viu), com 18% ou 23% de gordura. Se usar o de 0% ou 9%, os sirniki vão ser menos fofos. 

Caso o meu tvorog seja muito seco, eu uso uns 500 g. Se a consistencia é média (sem água, mas não é seco demais), 600 ou 700 g. Adiciono 1 ovo (se forem muito pequenos, podem ser dois), 2 ou 3 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo. Misturo com as mãos (importante! nada de liquidificador) e vejo se dá para fazer bolinhas. Se a massa for ainda um pouco líquida, adiciono 1 ou 2 colheres de amido de batata. A quantidade de açúcar é opcional. Eu coloco metade de uma caneca média.

Para fazer os próprios sirniki, eu espalho a farinha na mesa e primeiro faço bolinhas redondas como almôndegas. Enrolo-as na farinha e dou a forma clássica de sirniki (como na foto). 

Eles podem ser fritos no fogo médio ou assados no forno. Use manteiga em vez de óleo. 

Eu prefiro comer sirniki quando eles já não estão quentes. Com smetana, varenie, geleia ou sem nada.

Para quem quer experimentar fazer sirniki de ricota

Acho que com ricota vai ter que adicionar creme de leite e talvez bater no liquidificador. Tvorog é mais macio e bem menos seco.

7 comentários:

  1. Olá, grande Natalia!!

    Acho que teremos de fazer com ricota mesmo. Não vamos conseguir fazer a receita original, infelizmente. Algo parecido que temos aqui no Brasil é a torta de ricota. É muito saborosa e fácil de fazer. A Dani faz uma que é simplesmente divina!! Minha mãe faz a mesma receita da minha esposa, mas acrescenta raspas de limão.
    Mas, temos uma pergunta:
    1 - Como fazer para que o сырники não absorva muito óleo ao ser frito? E é necessário colocá-los em papel toalha para absorver o excesso?
    2 - Pode ser qualquer óleo, ou tem de ser um tipo específico, tal como de girassol, arroz ou milho? Qual voce usa normalmente?

    Bom, é isso. Muito obrigado, como sempre! Пока, пока!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que a pessoa que sabe fazer torta de ricota está na metade do seu caminho até os sirniki :-) Sirniki não é comida oleosa. Na verdade, eu quase não uso gordura e prefiro manteiga. Se fizer no forno, vai ser ainda menos gordura.

      Obrigada por testar as receitas :-) e até a próxima!

      Excluir
  2. Querida amiga Natalia, eu nunca escutei falar no Sirniki, mais ao ler a receita gostei muito e lendo uma postagem tua, diz que para me aproximar do sabor do Tvorog eu deveria acrescentar ao queijo cottage e creme de leite, caso eu tenha entendido bem, gostaria de saber por exemplo para 250 gramos de queijo cottage (mais ou menos 1 xícara) quanto de creme de leite e de sal para me aproximar do tvorog?

    De antemão muito obrigada.

    Um grande beijo dede o Brasil


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queijo cottage já é um pouco salgado e sirniki são meio doces. Então é melhor não usar sal. Eu não iria adicionar creme de leite também, porque precisamos de uma massa grossa. Bateria o queijo cottage no liquidificador e depois colocaria num pano para tirar o excesso de líquido com as mãos. Agora se usar ricota, é bom adicionar se la, uma colher de sopa de creme de leite para uma caneca talvez. Eu não usei nenhum desses jeitos, mas imagino que é algo assim.

      Beijo ;-)

      Excluir
  3. Olá Natália😃😊😊))
    Eu tentei fazer algo que se aproximasse do sabor e da textura do tvorog. Então fiz o que chamam pela internet de queijo quark ,deixei o leite tipo C em um vidro duas noites e tres dias fora da geladeira coberto com o pano e depois coei ele umas horas. A textura ficou bem igual e o sabor dele ficou leve e ao mesmo tempo marcante ! Usei ele para fazer os sirniki e amei os sirniki) comi com requeijão e puros !

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bárbara! Parabéns :-) Será que podemos publicar a sua receita com seu nome aqui no blog?

    ResponderExcluir
  5. Pode sim ! Claro )) eu fiz do jeito que você ensinou aqui só substitui o tvorog por essa espécie de queijo caseiro . Se quizer que eu escreva de algum jeito pode me falar :)

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!