13 de maio de 2021

10 jeitos de fazer pelmeni

Nesse artigo eu vou falar sobre como fazer os pelmeni que já estão preparados para cozer ou fritar (ou seja, os pelmeni que você fez em casa ou comprou no mercado).

Vou ser honesta: apenas uma vez na minha vida eu fiz os pelmeni do zero. Na minha opinião, isso dá trabalho demais. Talvez simplesmente não estou acostumada. Prefiro usar a minha criatividade com as maneiras de como prepará-las e não para fazer um por um passando horas na cozinha.

No Brasil isso me prejudicava um pouco, eu não conhecia nenhum lugar onde dava para comprar pelmeni. Em Portugal tem mercados eslavos e russos onde tem boa escolha.

Como fazer pelmeni? 10 receitas interessantes


1. Pelmeni tradicionais (cozidos)


Pelmeni tradicionais com smetana
Equente bastante água numa panela grande. As proporções ideais da água e pemleni são 4:1. Não retire os pelmeni da geladeira até a água ferver. Se os retirar antes, eles vão grudar ou abrir enquanto cozinham. Adicione um pouco de sal, pode também adicionar pimenta. Coloque os pelmeni na água fervendo e espere quando ela ferver de novo. Use uma colher (melhor de madeira) para misturar os pelmeni. Assim eles não vão grudar no fundo da panela (misture com cuidado). Os pelmeni logo vão subir à superfície da água. Agora conte 7 ou 10 minutos até eles ficarem prontos. Retire a água e adicione manteiga. 

Você pode servir os pelmeni com smetana (o molho mais tradicional), com maionese, com um pouco de vinagre ou com molho de tomate. Se quiser, adicione verduras (como cebolinha ou coentro).

2. Pelmeni fritos


Pelmeni fritos
Frite os pelmeni dos dois lados até ficarem dourados. Não frite uma grande porção de uma vez, porque assim vai ser difícil ter todos os pelmeni dourados do mesmo jeito.

Depois de fritar, adicione um pouco de água, abaixe o fogo e tampe a frigideira. Quando a água evaporar, os pelmeni estão prontos.

Se quiser fazer o seu prato mais elaborado, naquele último momento (quando os pelmeni ficam dourados), adicione smetana, tampe e espere mais 3 ou 5 minutos. Pode servir assim, ou adicione queijo ralado e espere mais um minuto.

3. Pelmeni variados


A idea desse prato é simples, mas o resultado é interessante. Talvez você saiba que existem vários tipos de pelmeni: de porco, de frango, de boi, de boi com porco, de peixe etc. Junte três ou mais tipos de pelmeni numa panela só. Cozinhe do jeito tradicional ou frite. O importante é que o tamanho dos seus pelmeni deve ser o mesmo, senão alguns vão cozinhar mais rápido do que os outros.

5. Pelmeni num pote


Pelmeni num pote
Frite cebola e cogumelos até a cebola ficar dourada. Frite os pelmeni até que eles fiquem apenas dourados, mas não prontos ainda. Coloque-os num pote de cerâmica. No fundo vão a cebola e os cogumelos, em cima os pelmeni. Em cima dos pelmeni ponha smetana, pimenta e louro. Adicione água até que ela cubra os pelmeni.

Coloque o pote no forno e espere de 15 até 30 minutos.

Quando a água evaporar, o seu pelmeni num pote estão prontos.

6. Pelmeni no forno


Cozinhe os pelmeni na água do jeito tradicional, mas somente 3 ou 4 minutos. Retire da água e coloque numa forma untada com óleo. Cozinhe até ficarem dourados. Pode adicionar aneis de cebola.

7. Pelmeni "Rio Amur"


Pelmeni num pote "Rio Amur"
Cozinhe os pelmeni na água por 4 ou 5 minutos. Coloque-os num pote. Ponha mais ou menos duas ou três colheres de sopa de cebola frita e fígado frito cortado em tiras bem fininhas. Adicione bastante molho (descrição abaixo).

Tampe o pote com um pedaço de massa em formato de pizza e coloque no forno. Quando a massa fica dourada, os pelmeni estão prontos. 

Como fazer o molho

1 cebola; 1/2 cenoura, 1/2 copo de calda de carne, 1 colher (sopa) de farinha, 1 colher (sopa) de molho de tomate ou um tomate pequeno, sal, pimenta, louro

Frite a cebola com cenoura, adicione molho de tomate ou tomate, abaixe o fogo e frite mais 10 minutos. Adicione caldo de carne, smetana e um pouco de farinha de trigo. A farinha de trigo deve ser frita até ficar dourada. Coloque pimenta, sal e louro. Pronto, agora use esse molho para os seus pelmeni.

8. Pelmeni no forno com smetana


Pelmeni no forno com smetana
Cozinhe os pelmeni do jeito tradicional ou frite. Unte uma forma com manteiga ou margarina. Coloque nela os pelmeni e ponha bastante smetana* em cima. Adicione queijo ralado (pode ser a mesma quantidade), temperos, verduras e pimenta picada.

Coloque no forno e espere até ficar um pouco dourado em cima.

*Caso não tenha smetana: pode experimentar fazer esse prato com creme de leite ou creme de leite misturado com um pouco de requeijão.

9. Pelmeni com caldo


Essa receita de pelmeni é a mais incomum, porque parece mais com sopa do que com pelmeni tradicionais.

Para fazer esse prato, prepare um caldo. Use carne (mais ou menos 300 g para uma panela média), cenoura (1) e cebola (1). Cozinhe uma hora ou uma hora e trinta minutos. Retire a carne e coloque os pelmeni no caldo. Espere-os ferver e ir para a superficie. Cozinhe 7 ou 10 minutos.

Sirva com o caldo e verduras picadas.

10. Pelmeni numa panela de arroz


Coloque alho, temperos, sal, verduras e os pelmeni numa panela de arroz. Adicione água até que ela quase cubra os pelmeni. Cozinhe 10 minutos. Se sobrou água, retire-a. Sirva os pelmeni com seu molho preferido.

Espero que goste dessas receitas. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Eu sou deveras apaixonado pepa cultura de seu país, assim eu senti muitas saudades neste tempo que não houve postagens.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Natália, por compartilhar suas experiências. Grato.

    ResponderExcluir
  3. Olá minha amiga Natália))) não esqueço de você nunca ❤️ saudades das nossas conversas... Também não esqueço deste seu blog, é como meu livro de receitas ainda! Fico muito feliz de você ter voltado a escrever! Muito obrigada por ser você ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara! Eu digo o mesmo :-) Agora não passo muito tempo nesse blog, mas quem sabe eu volte. Pelo menos, para revisar alguns textos. Estou mais presente no Instagram, @natalia.p.aguiar

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!