Nesse artigo eu vou falar sobre como fazer os pelmeni que já estão preparados para cozer ou fritar (ou seja, os pelmeni que você fez em casa ou comprou no mercado).
Vou ser honesta: apenas uma vez na minha vida eu fiz os pelmeni do zero. Na minha opinião, isso dá trabalho demais. Talvez simplesmente não estou acostumada. Prefiro usar a minha criatividade com as maneiras de como prepará-las e não para fazer um por um passando horas na cozinha.
No Brasil isso me prejudicava um pouco, eu não conhecia nenhum lugar onde dava para comprar pelmeni. Em Portugal tem mercados eslavos e russos onde tem boa escolha.
Como fazer pelmeni? 10 receitas interessantes
1. Pelmeni tradicionais (cozidos)
![]() |
Pelmeni tradicionais com smetana |
Você pode servir os pelmeni com smetana (o molho mais tradicional), com maionese, com um pouco de vinagre ou com molho de tomate. Se quiser, adicione verduras (como cebolinha ou coentro).
2. Pelmeni fritos
Pelmeni fritos |
Depois de fritar, adicione um pouco de água, abaixe o fogo e tampe a frigideira. Quando a água evaporar, os pelmeni estão prontos.
Se quiser fazer o seu prato mais elaborado, naquele último momento (quando os pelmeni ficam dourados), adicione smetana, tampe e espere mais 3 ou 5 minutos. Pode servir assim, ou adicione queijo ralado e espere mais um minuto.
3. Pelmeni variados
A idea desse prato é simples, mas o resultado é interessante. Talvez você saiba que existem vários tipos de pelmeni: de porco, de frango, de boi, de boi com porco, de peixe etc. Junte três ou mais tipos de pelmeni numa panela só. Cozinhe do jeito tradicional ou frite. O importante é que o tamanho dos seus pelmeni deve ser o mesmo, senão alguns vão cozinhar mais rápido do que os outros.
5. Pelmeni num pote
![]() |
Pelmeni num pote |
Coloque o pote no forno e espere de 15 até 30 minutos.
Quando a água evaporar, o seu pelmeni num pote estão prontos.
6. Pelmeni no forno
Cozinhe os pelmeni na água do jeito tradicional, mas somente 3 ou 4 minutos. Retire da água e coloque numa forma untada com óleo. Cozinhe até ficarem dourados. Pode adicionar aneis de cebola.
7. Pelmeni "Rio Amur"
![]() |
Pelmeni num pote "Rio Amur" |
Tampe o pote com um pedaço de massa em formato de pizza e coloque no forno. Quando a massa fica dourada, os pelmeni estão prontos.
Como fazer o molho
1 cebola; 1/2 cenoura, 1/2 copo de calda de carne, 1 colher (sopa) de farinha, 1 colher (sopa) de molho de tomate ou um tomate pequeno, sal, pimenta, louro
Frite a cebola com cenoura, adicione molho de tomate ou tomate, abaixe o fogo e frite mais 10 minutos. Adicione caldo de carne, smetana e um pouco de farinha de trigo. A farinha de trigo deve ser frita até ficar dourada. Coloque pimenta, sal e louro. Pronto, agora use esse molho para os seus pelmeni.
8. Pelmeni no forno com smetana
![]() |
Pelmeni no forno com smetana |
Coloque no forno e espere até ficar um pouco dourado em cima.
*Caso não tenha smetana: pode experimentar fazer esse prato com creme de leite ou creme de leite misturado com um pouco de requeijão.
9. Pelmeni com caldo
Essa receita de pelmeni é a mais incomum, porque parece mais com sopa do que com pelmeni tradicionais.
Para fazer esse prato, prepare um caldo. Use carne (mais ou menos 300 g para uma panela média), cenoura (1) e cebola (1). Cozinhe uma hora ou uma hora e trinta minutos. Retire a carne e coloque os pelmeni no caldo. Espere-os ferver e ir para a superficie. Cozinhe 7 ou 10 minutos.
Sirva com o caldo e verduras picadas.
Para fazer esse prato, prepare um caldo. Use carne (mais ou menos 300 g para uma panela média), cenoura (1) e cebola (1). Cozinhe uma hora ou uma hora e trinta minutos. Retire a carne e coloque os pelmeni no caldo. Espere-os ferver e ir para a superficie. Cozinhe 7 ou 10 minutos.
Sirva com o caldo e verduras picadas.
10. Pelmeni numa panela de arroz
Coloque alho, temperos, sal, verduras e os pelmeni numa panela de arroz. Adicione água até que ela quase cubra os pelmeni. Cozinhe 10 minutos. Se sobrou água, retire-a. Sirva os pelmeni com seu molho preferido.
Espero que goste dessas receitas. Bom apetite!
Eu sou deveras apaixonado pepa cultura de seu país, assim eu senti muitas saudades neste tempo que não houve postagens.
ResponderExcluirObrigada, Rick. Acabei escrevendo menos e menos por aqui mesmo.
ExcluirParabéns Natália, por compartilhar suas experiências. Grato.
ResponderExcluirObrigada, Airton!
ExcluirOlá minha amiga Natália))) não esqueço de você nunca ❤️ saudades das nossas conversas... Também não esqueço deste seu blog, é como meu livro de receitas ainda! Fico muito feliz de você ter voltado a escrever! Muito obrigada por ser você ❤️
ResponderExcluirOlá Bárbara! Eu digo o mesmo :-) Agora não passo muito tempo nesse blog, mas quem sabe eu volte. Pelo menos, para revisar alguns textos. Estou mais presente no Instagram, @natalia.p.aguiar
Excluir