Qual é a comida tradicional do Natal na Rússia? Existe algum análogo de panetone ou peru no forno? Bom, para começar, nem todos os russos comemoram o Natal e entre os que comemoram, nem todos fazem a comida tradicional para essa festa. Isso é relacionado com o fato que Natal na Rússia não existia no período sovietico e muitas pessoas esqueceram os costumes dos seus avós.
Antes do 1917 a tradição era comemorar o Natal durante dois dias. 30 dias antes de Natal os ortodoxos fazem a Quaresma natalina (para os ortodoxos há mais de uma Quaresma) e, o dia 6 de janeiro (o dia antes de Natal ortodoxo) é o mais restrito. Nesse dia não pode comer até a primeira estrela aparece no ceú. Já à noite, a dona da casa arranja uma mesa com 12 pratos (como há 12 apóstolos do Jesus). Todos esses pratos devem ser preparados de acordo com a Quaresma: sem carne, leite, ovos e manteiga.
Uma mesa natalina tradicional |
O prato principal de um Natal russo é a kutja (кутья). É um prato religioso ortodoxo feito de grãos e mel com frutas secas e (ou) nozes. O grão simboliza a renovação da vida após a morte e o mel é simbolo da felicidade da vida celestial. Antigamente a kutja era feita de trigo, mas depois começaram também a usar arroz.
kutja de arroz com uvas passas, mel e sementes de papaver |
Bom, esse é o Natal nas familias russas mais religiosas e tradicionais. A maioria das pessoas simplesmente arranjam uma mesa bonita com pratos gostosos e comem junto com a familia. Acho que algum tempo atrás quase ninguém sabia nem sobre a kutja, nem sobre os 12 pratos e que você não pode comer carnes. Agora, pouco a pouco, as pessoas têm mais interesse com isso e dá para achar varias receitas das comidas russas natalinas feitas de acordo com a tradição.
E o panetone? Há um analogo do panetone na Rússia que se chama kulitch (кулич). A massa do kulitch é mesma que a do panetone, só que o kulitch é feito com uvas passas. Na Rússia é também comida religiosa, mas é da Páscoa.
Se você quer saber mais sobre o Natal na Rússia leia o artigo no blog Um Brasileiro na Rússia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!