2 de junho de 2014

Salada russa Mimosa

Na Russia nós gostamos muito de saladas com muitos ingredientes e camadas. "Mimosa" é uma salada classica da Russia, feita com camadas de peixe, ovos e legumes juntos com maionese. Ela se chama assim porque a camada de cima e feita de parte amarela do ovo (gema), que tem a cor parecida da flor mimosa.

A salada "Mimosa" dá muito espaço para criatividade. Mantendo a base da salada (peixe de lata, batata, cebola, ovos e maionese), você pode incluir ingredientes da sua escolha: maçã, queijo, cenoura, manteiga, alho, pepino, suco de limão, temperos e verduras. A "Mimosa" classica vai com sardinha, mas você pode usar salmão ou atum, ou até misturar dois tipos de peixe. Pode variar a ordem de camadas também.

Aqui eu vou compartilhar a versão mais delicada da "Mimosa" classica.

Receita de salada russa "Mimosa" com maçã


Ingredientes 
(para 6 porções)

2 latas de sardinha com óleo (pode ser tradicional, com ervas finas ou com pimenta, mas não com molho de tomate)
2 cebolas médias
3 batatas grandes
2 colheres (sopa) de manteiga
7-10 colheres de maionese (tradicional ou de olivas)
4 ovos
1 maçã grande
1 pacote de queijo ralado (tipo duro)

Modo de preparo

Cozinhe as batatas com a casca, assim ela recebe o sabor ideal para salada (não pode ficar mole demais). 

Cozinhe os ovos de 7 a 10 minutos. Não deixe cozinhar demais, desse jeito o sabor vai ser mais delicado.

Coloque as sardinhas junto com o óleo da lata num pote que você vai usar para a salada. Misture bem com garfo até ficar como pure ou pasta.

Pique a cebola e coloque-a num copo de água fervente por 1 ou 2 minutos. Depois jogue fora a água e despeje a cebola em cima da camada de sardinha.

Espalhe 2 colheres de maionese em cima da cebola. Se a cebola vai misturar com a maionese, tudo bem, o importante é não misturar as camadas.

Em cima de maionese coloque manteiga ralada ou cortada em fatias.

Tire a casca das batatas e faça uma camada de batata ralada.

Pique as claras muito bem e faça uma camada delas. Cubra-as com 2 ou 3 colheres de maionese, se a maionese e as claras se misturam, tudo bem.

Em cima faça uma camada de maçã ralada.

Coloque queijo ralado. Não use demais, ele deve só cobrir a maçã. Cubra com 2-3 colheres de maionese.

Pique as gemas dos ovos. Elas devem ficar bem finas, como se fosse uma farinha amarela. Coloque em cima da salada com cuidado.

Deixe a salada "descansar" de 20 a 30 minutos com temperatura normal. Depois coloque na geladeira até o proximo dia (ou pelo menos por 3 horas, mas vale a pena esperar a noite mesmo!).

Pode servir como entrada numa festa ou como prato principal. Para comer, corte pedaços como se fosse uma torta. É importante guardar a beleza da salada quando serve, não pode ser tudo misturado ou espalhado pelo prato. Deve ser como torta com camadas, com parte de cima amarela bem bonitinha :-)

A salada pronta pode ficar na geladeira de 3 a 5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!