2 de junho de 2014

Salada russa Mimosa

Na Russia nós adoramos as saladas com muitos ingredientes e camadas. "Mimosa" é uma salada clássica da Russia, feita com camadas de peixe, ovos e legumes com maionese. Ela se chama assim porque a camada de cima e feita de gemas amarelas, que tem a cor parecida com as flores de mimosa.

A salada "Mimosa" dá muito espaço para criatividade. Mantendo a base da salada (peixe de lata, batata, cebola, ovos e maionese), você pode incluir ingredientes da sua escolha: maçã, queijo, cenoura, manteiga, alho, pepino, suco de limão, temperos e verduras. A "Mimosa" classica vai com sardinha, mas você pode usar salmão ou atum, ou até misturar dois tipos de peixe. Pode variar a ordem de camadas também.

Aqui eu vou compartilhar a versão mais delicada da "Mimosa" clássica.

Receita de salada russa "Mimosa" com maçã


Ingredientes 
(para 6 porções)

2 latas de sardinha com óleo (pode ser tradicional, com ervas finas ou com pimenta, mas não com molho de tomate)
1 cebola
3 batatas médias
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cenoura grande 
7-10 colheres de maionese (tradicional ou de olivas)
4 ovos
1 maçã 
1 pacote de queijo ralado (tipo duro)

Modo de preparo

Cozinhe as batatas e as cenouras com a casca, assim elas terão o sabor ideal para uma salada (não podem ficar moles demais). 

Cozinhe os ovos de 7 a 10 minutos. 

Coloque as sardinhas junto com o óleo da lata num pote que você vai usar para a salada. Misture bem com um garfo até ficar como pure ou pasta.

Pique a cebola e coloque-a na água fervente com sal por 1 ou 2 minutos. Depois jogue fora a água e despeje a cebola em cima da camada de sardinha.

Espalhe 2 colheres de maionese em cima da cebola. Se a cebola vai misturar com a maionese, tudo bem, o importante é não misturar as camadas.

Em cima da maionese coloque a manteiga ralada ou cortada em fatias.

Tire a casca das batatas e faça uma camada de batata ralada. Passe uma colher de maionese nessa camada.

Rale a cenoura e faça mais uma camada.

Pique as claras muito bem e faça uma camada delas. Cubra-as com 2 ou 3 colheres de maionese. 

Em cima faça uma camada de maçã ralada.

Coloque o queijo ralado. Não use demais, ele deve só cobrir a maçã. Cubra com 2-3 colheres de maionese.

Pique as gemas dos ovos. Elas devem ficar bem finas, como se fosse uma farinha amarela. Coloque em cima da salada com cuidado.

Deixe a salada "descansar" de 20 a 30 minutos com temperatura do ambiente. Depois deixe na geladeira até o proximo dia (ou pelo menos por 3 horas, mas vale a pena esperar a noite mesmo!).

Pode servir como entrada numa festa ou como prato principal. Para comer, corte a salada em pedaços como se fosse uma torta. É importante guardar a beleza da salada quando serve, não pode ser tudo misturado ou espalhado pelo prato. Deve ser como torta com camadas, com parte de cima amarela bem bonitinha :-)

A salada pronta pode ficar na geladeira cerca de 3 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!