3 de outubro de 2014

Tem arroz e feijão na Rússia?

Fiquei inspirada em escrever um artigo para todos os pais e avós que têm filhos viajando pela Rússia e estão preocupados com o que eles comem. Agora eu e o meu marido estamos na Rússia e a minha sogra sempre pergunta se aqui tem arroz e feijão ))) Caso você tem a mesma situação com seus parentes, simplesmente mostre para eles esse artigo, porque vou esclarecer tudo.


Temos arroz e feijão na Rússia sim. Não são caros, são de boa qualidade e vendem-se em qualquer loja. Aqui temos todos os tipos de arroz: branco, preto, marrom, arredondado e o tipo classico. Feijão normalmente é vermelho ou branco. Preto é menos comum, mas também temos. Se quiser, dá para comer arroz com feijão todo dia aqui na Rússia. Mas... aqui não comemos arroz com feijão!

Comemos arroz com carnes ou salada, mas ele não é um prato tão principal ou popular na nossa mesa. Só o comemos às vezes. Temos também um prato de arroz cozido com leite um pouco adocicado, às vezes com frutas, chamado "kacha de arroz" (risovaja kacha - рисовая каша). Esse prato ultimamente apareceu nas lojas em caixinhas já pronto para comer. Além disso temos um prato que se chama "plov" (плов). É um prato da Ásia, mas virou parte da nossa culinária já faz tempo. Plov contém arroz, carne, ameixa, uva passa, cenoura, cebola e alho com temperos. É uma comida muito nutritiva e gostosa, que normalmente comemos em festas.

Na vida do dia a dia, em vez de arroz, preferimos batata ou macarrão (também com carnes, peixe, saladas e qualquer coisa). Aqui tem vários jeitos de cozinhar esses produtos. Além disso, temos muitos pratos mais pesados, porque a Rússia é um lugar frio e você deve se alimentar bem. Temos sopas que muitas familias tomam todo dia no almoço. Temos pelmeni (um prato que parece com ravioli, mas só na forma; é muito mais gostoso e tem mais carne), varenniki (mesma coisa que o pelmeni, mas com recheio de batata, frutas ou tvorog), bliny (panqueca tradicional da Rússia; vai com recheio ou com manteiga), vários pratos de carne, pirozhki (são pãezinhos com recheio de carne, frutas, cebola e ovos ou repolho) e vários tipos de pão, saladas com carnes e peixe. Na Rússia também existem muitos produtos de leite como tvorog, smetana, kefir, ryazhenka etc. e comidas feitas deles. Ah, e claro que não podemos esquecer sobre trigo sarraceno, um grão que tem a função de arroz para os russos.

No geral, a Rússia sempre foi famosa por comidas ricas e nutritivas. Então aqui é muito dificil morrer de fome, mesmo que ninguem aqui coma arroz com feijão.

Para terminar, algumas fotos só para as mães brasileiras saberem o que comemos na Rússia do dia a dia (e para os outros ficar com inveja))))

Varias sopas
Pelmeni com smetana
Pirozhki
Bliny
Tvorog, smetana, leite e kefir
Se você já esteve na Rússia, o que achou da comida? Ela te deixou com saudades de arroz e feijão? Ou você se acostumou sem dificuldades? Compartilhe a sua experiencia nos comentários :-)

7 comentários:

  1. Как вы, Наталья?

    Penso que cada país se especializa em alguma coisa. A Rússia é imbativel nas sopas. Não existem melhores em qualquer outro lugar da Terra!
    Aqui no Brasil, em especial no sul, as sopas são uma boa pedida apenas no inverno ou em dias muito frios. O nosso pão de cada dia é o sagrado arroz com feijão, bife e batata frita. E claro, uma boa salada que pode ser uma combinação de muitas folhosas, tais como agrião, espinafre, alface e rúcula temperadas com cebola, alho e azeite de oliva. Só de falar já me dá fome.....rsrsrs

    Ah! E claro, o feijão e arroz ficam ainda mais saborosos se temperados com banha de porco!!!

    1 - Por falar em azeite e gordura animal, que tipo de óleos se usam na Rússia para temperar a comida e para acompanhamentos? O azeite de oliva, caso seja usado é produzido em seu país ou é importado?

    2 - E o sal? Que tipo de sal se usa? É sal marinho ou mineral, vindo de outras fontes?

    Pergunto isso porque o Brasil tem um costa gigantesca, onde existem vários pontos que se transformam em gigantescas salinas, que produzem muito acima da demanda nacional e exportam o restante.

    Bem, minha cara, por enquanto é isso. Mais uma vez te enchendo de perguntas.

    Большой обнять и видеть Вас в ближайшее время!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет, Клебер! Всё отлично :-) А у вас?

      Você está totalmente certo sobre as sopas ))) Se a sogra perguntava sempre sobre arroz e feijão, a minha avó não para de perguntar sobre sopa quando eu estou no Brasil )))) Será que eu como sopa todo dia? E se não o que eu como então?

      Mas eu acho que cada país desenvolve as suas comidas, porque essas são as melhores opções para esse lugar. Assim, no Brasil dá mais vontade de comer coisas do Brasil e na Rússia as coisas da Rússia.

      Sobre os óleos: nós usamos principalmente óleo de girassol e óleo de milho, azeite é mais caro, mas tem também. Azeite é importado do Sul da Europa.

      Sal nós usamos de vários típos, mas tem mais sal mineral que marinho. Eu gosto de comprar às vezes sal temperado com ervas e alho.

      До встречи!

      Excluir
  2. boa noite, tudo bem? voce tem receita de Plov e Kacha de arroz? Parece ser muito gostoso.
    obrigada
    Monica Afanasiev S. Frias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mônica! Sim, eu tenho as duas. Plov tem muitas versões entretanto. Eu gosto daquela que é com passas. E você?

      Excluir
  3. Respostas
    1. A sopa russa sim. Ela não é aquele líquido que você simplesmente bebe. Tanto que em russo não dizemos "tomar sopa", mas "comer sopa". Porque ela tem carne, legumes e gordura além de líquido.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!