30 de setembro de 2014

Syrok, um doce russo de tvorog

Na Rússia existe um doce muito legal que se chama syrok (сырок). Esse syrok é um pequeno retângulo feito de tvorog misturado com manteiga e açucar e coberto com chocolate. O syrok clássico vai com baunilha e não tem recheio, mas existe um monte de opções. Temos syrok de chocolate (com chocolate em pó), com geleias, com coco, com doce de leite, com nozes etc. Esse doce é muito nutritivo. Mesmo que ele seja pequeno (mais ou menos 6 x 2,5 cm), você pode comer só um e já ficar cheio.

Dá para comprar syrok em quase qualquer loja ou mercado russo. Ele não custa muito, na verdade, é até baratinho. Acredito que o syrok também exista na Bielorrussia, Ucrânia e outros países da ex União Sovietica. Li que tem algo parecido na Finlândia e Hungria, mas lá ele se chama do outro jeito (kohuke na Finlândia e Túró Rudi na Hungria).

Se estiver na Rússia, recomendo muito experimentar. As melhores marcas são Aleksandrov (Александров), Vkusnoteyevo (Вкуснотеево) e Nostalgia (Ностальгия). Esses são feitos de ingredientes naturais (tvorog, manteiga, açúcar, chocolate e baunilha, sem conservantes) e tem o melhor sabor. Maioria dos outros (inclusive a famosa marca com a imagem de gatinho Prostokvashino) contem gordura vegetal em vez de tvorog, sem falar sobre conservantes e aromatisantes. Eles custam menos mas não são boa escolha. 

Para quem quer tentar fazer um syrok em casa, vou compartilhar uma receita. Obrigada a Lilia Jurkaniss que deu essa receita na revista "Inflora".

Receita de syrok caseiro


Ingredientes:

700 g de tvorog
50 ml de creme de leite
50 g de manteiga
100 g de açucar de confeteiro
200 g de chocolate

Modo de preparo:

Misture o tvorog, a manteiga, o creme de leite e o açucar de confeteiro. A massa não deve ficar liquida. Pode adicionar baunilha, achocolatado, nozes ou coco ralado.

Faça porções de syrok com a mão. Se quiser, adicione recheio. Coloque os syroks prontos no freezer.

Derreta o chocolate em banho maria. Cubra cada syrok com chocolate e coloque na geladeira.

Talvez você precise experimentar algumas vezes para achar as proporções ideais (porque a consistencia do tvorog pode ser diferente), mas o resultado vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!