Na Rússia existe um doce muito legal que se chama syrok (сырок). Esse syrok é um pequeno retângulo feito de tvorog misturado com manteiga e açucar e coberto com chocolate. O syrok clássico vai com baunilha e não tem recheio, mas existe um monte de opções. Temos syrok de chocolate (com chocolate em pó), com geleias, com coco, com doce de leite, com nozes etc. Esse doce é muito nutritivo. Mesmo que ele seja pequeno (mais ou menos 6 x 2,5 cm), você pode comer só um e já ficar cheio.
Dá para comprar syrok em quase qualquer loja ou mercado russo. Ele não custa muito, na verdade, é até baratinho. Acredito que o syrok também exista na Bielorrussia, Ucrânia e outros países da ex União Sovietica. Li que tem algo parecido na Finlândia e Hungria, mas lá ele se chama do outro jeito (kohuke na Finlândia e Túró Rudi na Hungria).
Se estiver na Rússia, recomendo muito experimentar. As melhores marcas são Aleksandrov (Александров), Vkusnoteyevo (Вкуснотеево) e Nostalgia (Ностальгия). Esses são feitos de ingredientes naturais (tvorog, manteiga, açúcar, chocolate e baunilha, sem conservantes) e tem o melhor sabor. Maioria dos outros (inclusive a famosa marca com a imagem de gatinho Prostokvashino) contem gordura vegetal em vez de tvorog, sem falar sobre conservantes e aromatisantes. Eles custam menos mas não são boa escolha.
Para quem quer tentar fazer um syrok em casa, vou compartilhar uma receita. Obrigada a Lilia Jurkaniss que deu essa receita na revista "Inflora".
Receita de syrok caseiro
Ingredientes:
700 g de tvorog
50 ml de creme de leite
50 g de manteiga
100 g de açucar de confeteiro
200 g de chocolate
Modo de preparo:
Misture o tvorog, a manteiga, o creme de leite e o açucar de confeteiro. A massa não deve ficar liquida. Pode adicionar baunilha, achocolatado, nozes ou coco ralado.
Faça porções de syrok com a mão. Se quiser, adicione recheio. Coloque os syroks prontos no freezer.
Derreta o chocolate em banho maria. Cubra cada syrok com chocolate e coloque na geladeira.
Talvez você precise experimentar algumas vezes para achar as proporções ideais (porque a consistencia do tvorog pode ser diferente), mas o resultado vale a pena!
Olá! Meu nome é Priscila e sou do Brasil. Sou professora e nossa turma escolheu a Copa e a Russia como tema do nosso projeto. Estou a procura de receitas gostosas e fáceis para fazer com com pequenos...gostei dessa mas minha pergunta é: o que uso no lugar do "tvorog"?? Obrigada e parabéns pelo blog
ResponderExcluirOlá, Priscila! Eu sei que as pessoas que participam na feira eslava em SP usam a ricota nos pratos que contém o tvorog. Mas para conseguir substituí-lo de uma forma correta e obter o mesmo sabor têm que ter experiência, o que eu não tenho.
ExcluirVeja a receita do bolinho "batata":
Excluirhttp://comida-russa.blogspot.ru/2014/11/bolinho-batata-kartoshka-sem-forno.html
Ela é muito fácil de fazer no Brasil.
Muito bom! Gostei muito de seus fundamentos e sua imparcialidade a cada dia um novo aprendizado em seu site já ganhou um fã, todos os dias acompanho seu belo trabalho com excelentes argumentos muitos bem definidos e fundamentados muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
ResponderExcluirMuito obrigada, Marcelo!
Excluir