18 de julho de 2016

Bolo Leite de Pássaro: receita soviética

Bolo leite de pássaro (торт птичье молоко) é mais um prato da Rússia soviética que é muito popular no país. A receita do bolo foi inventada em 1980 por três confeteiros: Margarita Gólova, Nikolai Pânfilov e Vladimir Guralnik, o chefe deles e o autor do bolo Praga. Em 1982 a receita foi patenteada.

O bolo foi inspirado nos doces com o mesmo nome, que por sua vez, foram inspirados nos doces da Polônia Ptasie Mleczko (leite de pássaro) e outros parecidos encontrados por nosso ministro da indústria alimentícia na República Tcheca. Ele mandou os confeteiros da União Soviética desenvolver a sua própria receita. Os primeiros exemplares de doces leite de pássaro soviéticos foram feitos em Vladivostok. Como é uma cidade do litoral, a fábrica de lá usou ágar-ágar em vez de gelatina. Ágar-ágar é um produto do mar, que faz o suflê mais fofo. Ele só pode ser cozido com temperatura baixa, menos de 118 graus. Os doces feitos com ágar-ágar só podem ser guardados por 14 dias.

Quando os cozinheiros do restaurante Praga inventaram o seu bolo, eles também decidiram usar o ágar-ágar, mas fizeram o suflê mais leve que o dos doces. Eles fizeram experimentos com a massa e o suflê por seis meses até encontrar a combinação ideal.

Muitas pessoas dizem que hoje em dia não é possível comprar um bolo leite de pássaro que seja autêntico e recomendam fazé-lo em casa. Eu achei a receita desse bolo de acordo com os padrões estatais daquela época chamado GOST (ГОСТ).

Receita do bolo leite de pássaro de acordo com o GOST


Ingredientes

Massa:
100 g de açúcar
100 g de manteiga
2 ovos
140 g de farinha de trigo
0,5 colher de chá de açúcar de baunilha 

Suflê:
2 claras
460 g de açúcar
100 g de leite condensado
200 de manteiga
2 colheres rasas de chá de ágar-ágar (ou 24 g de gelatina, mas isso já não é de acordo com o GOST)
0,5 de colher de chá de ácido cítrico
0,5 de colher de chá de açúcar de baunilha
140 ml d'água

Cobertura:
75 g de chocolate amargo
50 g de manteiga

Modo de preparo

Preparações: coloque o ágar-ágar ou a gelatina na água (use uma panela onde vai aquecé-lo depois), ligue o forno e tire a manteiga da geladeira.

Massa: Para fazer a massa, bata os ovos, o açúcar, o açúcar de baunilha e a manteiga. Acrescente a farinha de trigo e continue a bater até que a massa vire um creme muito liso e grosso, mas leve.

Coloque metade da massa numa forma untada com manteiga. A espessura deve ser de mais ou menos 0,5 cm. Deixe-a no forno aquecido até 210 graus até mais ou menos por 10 ou 12 minutos. Tire da forma rápido para não quebrar. Quando despejar a segunda parte da massa já não precisa untar a forma, porque ela está quente e a massa contém manteiga. Faça essa outra parte do mesmo jeito e retire-a.

Importante: Antes de começar a fazer o suflê lave a forma, seque-a e cubra-a com filme de PVC.

Suflê: Para fazer o suflê primeiro bata a manteiga com o leite condensado e o açúcar de baunilha e reserve. Limpe a manteiga da batedeira e seque-a com pano. Agora vamos bater as claras. Veja se a tigela onde você vai batê-las está seca, não podemos deixar nenhuma gota d'água. Bata as claras, adicione o ácido cítrico e bata mais uma vez. Se você costuma adicionar uma pintada de sal para que as claras batam melhor, nesse caso não faça isso. O ácido cítrico vai fazer esse trabalho em vez do sal.

Agora coloque a panela com o ágar-ágar/ gelatina no fogo baixo ou médio e espere que ele derreta. Adicione o açúcar, misture e aguarde que ele fique transparente. Não deixe o xarope borbulhar (só um pouquinho talvez) e fique mexendo de vez em quando até ficar pronto. Como entender se está pronto? Quando você tira a colher, o xarope não parece mais tão líquido e também não cai de vez, ele estica.

Deixe o xarope esfriar um pouquinho e depois comece a batê-lo e acrescente as claras. Bata bem e adicione a massa de manteiga e leite condensado. Bata de novo.

O bolo: Coloque uma camada da massa pronta e despeje metade de suflê por cima. Deixe na geladeira por 10 minutos Ponha a segunda camada da massa e despeje nela o restante do suflê. Coloque o bolo na geladeira por 30 minutos.

Cobertura: Aqueça o chocolate e a manteiga numa banho maria, misture bem e despeje por cima do bolo. Coloque-o na geladeira de novo.

Quando o bolo estiver pronto, tire-o da forma puxando o filme de PVC. Bom apetite!

O bolo leite de pássaro nem sempre sai bem da primeira vez. No meu caso, a segunda camada da massa ficou flutuando por cima do sulfê e o bolo saiu com uma camada de suflê em vez de duas. Espero que o seu bolo dê certo da primeira vez ;-)

2 comentários:

  1. Natalia, Amei a receita, com certeza vou fazer, e o mais legal de tudo, a gente encontra todos os ingredientes no Brasil,

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada :-) Se não for o seu pedido, talvez nunca fizesse essa tentativa. Agora vou praticar mais para ter um bom resultado.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!