6 de julho de 2016

Amora silvestre ou yejevíka

Mais uma fruta do norte do planeta: amora silvestre. Em russo essa yagoda se chama yejevíka (ежевика).

Amora silvestre que eu comprei numa feira em Riazan
Aparencia dela parece um pouco com amora. É de cor roxo escuro, as vezes quase preta e tem forma de amora, mas não é cumprida. Entretanto, para mim amora silvestre tem mais a ver com framboeza. Se você ve um arbusto de fraboeza e de amora silvestre, provavelmente vai confundir. Os dois tem espinhos, florzinhas brancas e folhas da mesma forma. Mas quando as frutas ficam maduras, as da framboeza ficam vermelhas ou amarelas e as da amora ficam roxas. 

Como é o sabor dessa yagoda? É um pouco azedo e um pouco doce ao mesmo tempo. É algo delicado, com aroma da floresta. Se a framboeza e uma das frutas favoritas para fazer varenie e geleias, amora silvestre é melhor fresca. Dificilmente eu a imagino com açúcar. 

Para experimentar amora silvestre na Rússia, vá numa feira mais ou menos em julho. Procure pessoas que vendem frutas em potes ou cestas. Amora silvestre não é industrialisada aqui. Os vendedores dessa fruta recolhem-a na floresta ou no seu próprio jardim. É uma grande vantagem, porque assim as frutas não contem químicas. 

Eu li que amora silvestre é bastante popular na agricultura dos Estados Unidos e do México. Acho que os fãs de jardim que moram no sul do Brasil também podem plantar amora silvestre com successo. Tanto que essa fruta não gosta muito do frio e prefere regiões com o clima temperado ou ainda melhor o do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!