29 de junho de 2014

Bolo russo de maça

Vou compartilhar uma receita bem tradicional da minha familia de bolo de maça. É o bolo que cozinhava minha mãe, minha avó, bisavó etc. Ninguém sabe quando exatamente começou a história dele. O bolo é bem simples e gostoso. É muito bom com leite ou chá e normalmente desaparece rapido ))

As melhores maçãs para usar nesse bolo são maçãs azedas. O ideal são as maçãs Antonovka, da Russia. No Brasil eu gosto mais de todas as da Santa Catarina, porque elas são bem fortes e não ficam moles depois de cozinhar.

Receita de bolo russo de maça



Ingredientes


mais ou menos 1 ou 1,5 kg de maçã
De 1 até 1,3 caneca de farinha de trigo (dependendo do tamanho dos ovos)
1 caneca de açucar (ou menos)
4 ovos
2 colheres (sopa) cheias de smetana*
sódio e vinagre

Preste atenção que não há uma medida exata para as maçãs. Você vai precisar tanto quanto vão cobrir a forma até ela fica bem cheia. A quantidade certa de maçã é a coisa principal nesse bolo. Normalmente a pessoa aprende isso com experiencia.

A fôrma deve ser redonda ou quadrada, mas sem furo no meio.

*Caso não tenha smetana, use 1 colher de maionese e 1 colher de leite condensado (isso como cozinho no Brasil). Não use sour cream, porque ele é muito mais liquido do que smetana boa e não vai dar a mesma qualidade da massa.

Modo de preparo

Esquente o forno até 250 graus. Enquanto isso, corte as maçãs em quatro e tire as sementes. Depois corte elas em cubos mais ou menos 3x1 cm. O tamanho dos cubos é importante, porque se eles ficarem minusculos, o sabor de maça no bolo não vai estar tão presente e também as frutas ficam moles desse jeito. Mas também não podem ser grandes demais. Nesse caso pode ser dificil cozinhar bem a massa.

Essa é a quantidade de maçãs 
Unte a fôrma com manteiga ou margarina e coloque lá os cubos de maçãs. Se precisa, adicione mais maçãs para ter a quantidade certa.

Agora fazemos a massa. Bata os ovos com açucar e smetana (ou maionese e leite condensado caso não tenha smetana). Acrescente a farinha de trigo e misture bem. A massa deve ficar mais ou menos como leite condensado de geladeira ou um pouco mais grossa. Se preciso, adicione mais farinha. Depois pegue 0,5 colher (sopa) de sódio e ponhe nele vinagre até a colher fica cheia. Esse liquido burbulhando adicione na massa e misture com colher.

Assim fica a massa antes de pôr no forno
Despeje a massa em cima de maças. Não precisa misturar nada, só tente colocar mais ou menos a mesma quantidade no centro e aos lados do bolo. A massa vai despejar-se até o fundo sem ajuda.

Abaixe o fogo no forno até 180-220 graus (depende do seu forno e a umidade do ar na sua cozinha) e coloque la o bolo. É preciso aproximamente uma hora até ficar pronto. Mas, em vez de confiar em horas, melhor olhar dois pontos: 1 - quando o bolo começa a cheirar muito bem a maça, 2 - quando ele fica dourado e não está mole no centro.

Se quiser, pode polvilhar com canela. Há tres maneiras de fazer isso: 1 - em cima do bolo quando está pronto, 2 - em cima do bolo antes de colocar-lo no forno (meu preferido), 3 - em cima de maçã com um pouco de açucar (um pouco! uma colher apenas).



Aqui está o nosso bolo de maçã! Bom apetite! :-)

8 comentários:

  1. Priviet Natália : )
    Encontrei seu blog e gostei muito e um blog muito interessante mesmo parabéns. As receitas sao demais RS tenho uma paixão pela cultura russa...fiquei com uma dúvida sobre o sódio que voce falou, é bicarbonato de sódio ? Prazer em conhece lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Bárbara! Prazer :-) Obrigada pelas suas palavras, eu fico feliz que mais pessoas conhecem a minha cultura (tanto que eu também gosto de aprender sobre outros países). Sobre o sódio: sim, é bicarbonato de sódio.

      Excluir
  2. Tua receita é tua dica é maravilhosa, porém eu não gosto muito de maionese e aí fiquei pensando, será qu posso substituir a maionese por algum queijo cremoso tipo philadelfia ou requeijão cremoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li que você consegue achar kefir, então é melhor adicionar kefir em vez de maionaise. Ou prostokvasha (leite azedo). Queijo pode ser, mas o efeito vai ser diferente. Espero que você vai curtir seu bolo de maçã :-)

      Excluir
  3. Obrigada pela sugestão do kefir, eu tenho a "isca" do kefir e produzo o mesmo a mais de um ano.
    Bom eu li teu post como se faz smetana e hoje comecei a testar, no sábado vou ver como ficou,.
    Mudando de assunto, eu fui numa reunião de amigos e conheci uma menina Eslava, e não sei de como surgiu a conversa sobre alguns produtos que são difíceis de achar aqui, e de repente alguém perguntou se alguém sabia fazer smetana de forma caseira essa menina eslava e eu dizemos eu sei, aí eu dei a receita que você indicou aqui e ela deu a dela, e disse que ela fazia smetana assim "1 lata de creme de leite e um iogurte natural e deixava fermentar na geladeira uma noite inteira" e comparando com a tua que eu disse na reunião de amigos, eu fiquei numa grande dúvida, qual das duas smetanas é mais tradicional?

    Muito Obrigada

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a sem iogurte é mais tradicional, porque ela foi feita assim no passado e ainda é feita de creme de leite puro nas vilas. Iogurte é um produto relativamente novo na Rússia. Não muito, já conheço desde a infância, mas é algo que veio do estrangeiro. Contudo, acho que se adicionar somente uma colher, o sabor não deve mudar muito e no Brasil pode ser útil esse jeito de fazer smetana. Tanto que nem sempre dá para achar creme de leite pasteurizado e iogurte possui azedes.

      Espero logo ver a sua smetana ;-)

      Excluir
  4. Adoro a gastronomia e a cultura russa. Será que aceitam encomendas para essa torta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, acho que não entendi sobre as encomendas.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!