29 de junho de 2014

Bolo russo de maça

Vou compartilhar uma receita bem tradicional da minha familia de bolo de maça. É o bolo que cozinhava minha mãe, minha avó, bisavó etc. Ninguém sabe quando exatamente começou a história dele. O bolo é bem simples e gostoso. É muito bom com leite ou chá e normalmente desaparece rapido ))

As melhores maçãs para usar nesse bolo são maçãs azedas. O ideal são as maçãs Antonovka, da Russia. No Brasil eu gosto mais de todas as da Santa Catarina, porque elas são bem fortes e não ficam moles depois de cozinhar.

Receita de bolo russo de maça



Ingredientes


mais ou menos 1 ou 1,5 kg de maçã
De 1 até 1,3 caneca de farinha de trigo (dependendo do tamanho dos ovos)
1 caneca de açucar (ou menos)
4 ovos
2 colheres (sopa) cheias de smetana*
sódio e vinagre

Preste atenção que não há uma medida exata para as maçãs. Você vai precisar tanto quanto vão cobrir a forma até ela fica bem cheia. A quantidade certa de maçã é a coisa principal nesse bolo. Normalmente a pessoa aprende isso com experiencia.

A fôrma deve ser redonda ou quadrada, mas sem furo no meio.

*Caso não tenha smetana, use 1 colher de maionese e 1 colher de leite condensado (isso como cozinho no Brasil). Não use sour cream, porque ele é muito mais liquido do que smetana boa e não vai dar a mesma qualidade da massa.

Modo de preparo

Esquente o forno até 250 graus. Enquanto isso, corte as maçãs em quatro e tire as sementes. Depois corte elas em cubos mais ou menos 3x1 cm. O tamanho dos cubos é importante, porque se eles ficarem minusculos, o sabor de maça no bolo não vai estar tão presente e também as frutas ficam moles desse jeito. Mas também não podem ser grandes demais. Nesse caso pode ser dificil cozinhar bem a massa.

Essa é a quantidade de maçãs 
Unte a fôrma com manteiga ou margarina e coloque lá os cubos de maçãs. Se precisa, adicione mais maçãs para ter a quantidade certa.

Agora fazemos a massa. Bata os ovos com açucar e smetana (ou maionese e leite condensado caso não tenha smetana). Acrescente a farinha de trigo e misture bem. A massa deve ficar mais ou menos como leite condensado de geladeira ou um pouco mais grossa. Se preciso, adicione mais farinha. Depois pegue 0,5 colher (sopa) de sódio e ponhe nele vinagre até a colher fica cheia. Esse liquido burbulhando adicione na massa e misture com colher.

Assim fica a massa antes de pôr no forno
Despeje a massa em cima de maças. Não precisa misturar nada, só tente colocar mais ou menos a mesma quantidade no centro e aos lados do bolo. A massa vai despejar-se até o fundo sem ajuda.

Abaixe o fogo no forno até 180-220 graus (depende do seu forno e a umidade do ar na sua cozinha) e coloque la o bolo. É preciso aproximamente uma hora até ficar pronto. Mas, em vez de confiar em horas, melhor olhar dois pontos: 1 - quando o bolo começa a cheirar muito bem a maça, 2 - quando ele fica dourado e não está mole no centro.

Se quiser, pode polvilhar com canela. Há tres maneiras de fazer isso: 1 - em cima do bolo quando está pronto, 2 - em cima do bolo antes de colocar-lo no forno (meu preferido), 3 - em cima de maçã com um pouco de açucar (um pouco! uma colher apenas).



Aqui está o nosso bolo de maçã! Bom apetite! :-)

8 comentários:

  1. Priviet Natália : )
    Encontrei seu blog e gostei muito e um blog muito interessante mesmo parabéns. As receitas sao demais RS tenho uma paixão pela cultura russa...fiquei com uma dúvida sobre o sódio que voce falou, é bicarbonato de sódio ? Prazer em conhece lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Bárbara! Prazer :-) Obrigada pelas suas palavras, eu fico feliz que mais pessoas conhecem a minha cultura (tanto que eu também gosto de aprender sobre outros países). Sobre o sódio: sim, é bicarbonato de sódio.

      Excluir
  2. Tua receita é tua dica é maravilhosa, porém eu não gosto muito de maionese e aí fiquei pensando, será qu posso substituir a maionese por algum queijo cremoso tipo philadelfia ou requeijão cremoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li que você consegue achar kefir, então é melhor adicionar kefir em vez de maionaise. Ou prostokvasha (leite azedo). Queijo pode ser, mas o efeito vai ser diferente. Espero que você vai curtir seu bolo de maçã :-)

      Excluir
  3. Obrigada pela sugestão do kefir, eu tenho a "isca" do kefir e produzo o mesmo a mais de um ano.
    Bom eu li teu post como se faz smetana e hoje comecei a testar, no sábado vou ver como ficou,.
    Mudando de assunto, eu fui numa reunião de amigos e conheci uma menina Eslava, e não sei de como surgiu a conversa sobre alguns produtos que são difíceis de achar aqui, e de repente alguém perguntou se alguém sabia fazer smetana de forma caseira essa menina eslava e eu dizemos eu sei, aí eu dei a receita que você indicou aqui e ela deu a dela, e disse que ela fazia smetana assim "1 lata de creme de leite e um iogurte natural e deixava fermentar na geladeira uma noite inteira" e comparando com a tua que eu disse na reunião de amigos, eu fiquei numa grande dúvida, qual das duas smetanas é mais tradicional?

    Muito Obrigada

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a sem iogurte é mais tradicional, porque ela foi feita assim no passado e ainda é feita de creme de leite puro nas vilas. Iogurte é um produto relativamente novo na Rússia. Não muito, já conheço desde a infância, mas é algo que veio do estrangeiro. Contudo, acho que se adicionar somente uma colher, o sabor não deve mudar muito e no Brasil pode ser útil esse jeito de fazer smetana. Tanto que nem sempre dá para achar creme de leite pasteurizado e iogurte possui azedes.

      Espero logo ver a sua smetana ;-)

      Excluir
  4. Adoro a gastronomia e a cultura russa. Será que aceitam encomendas para essa torta?

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!