Como vocês já sabem, a Rússia é um país multinacional. Os tártaros, calmúques, tuvanos e muitos outros povos também são da Rússia e fazem parte da nossa cultura tanto como os russos. E claro, eles também têm suas tradições culinária. Algumas são regionais, outras já foram espalhadas por todo o país.
Dessa vez eu vou escrever sobre uma bebida tradicional da República Calmúquia que fica no sul da Rússia Europeia, perto do mar Cáspio.
Calmuques tomando chá (foto da wikimedia) |
Antigamente os calmúques eram nômades. Eles viajavam bastante e tinham que superar condições duras. Por isso a comida e as bebidas deles, inclusive o chá, são pesadas e nutritivas. O chá dos calmuques (калмыцкий чай), também conhecido como djomba (джомба), pode ser bastante chocante para as pessoas do Oeste. Ele é feito de chá verde e preto em barra, com leite ou creme de leite, manteiga, sal e temperos. O grande escritor russo Aleksandr Pushkin, apesar de adorar a cultura dos calmúques, detestou o chá. Ele o comentou assim: "Não acho que existe um povo que conseguiu inventar algo mais repulsivo na sua culinária" ("Не думаю, чтобы кухня какого б то ни было народу могла произвести что-нибудь гаже"). Entretanto, eu gosto de tomar esse chá quando está frio ou quando eu me sinto fraca e cansada. Afinal final de contas, ele foi criado para dar força ao seu corpo.
Um pedaço de chá em barra |
De acordo com a lenda, a receita desse chá foi aprendida por um filósofo calmúque quando estava no Tibete. Ele ficou doente e o médico o recomendou tomar esse chá. Depois de 7 dias tomando o chá com leite, manteiga e temperos, o filósofo melhorou. Desde aquele tempo o chá se espalhou entre os calmúques e virou uma bebida nacional. Até hoje ele é considerado consagrado pelo o povo.
O que há de especial no chá dos calmúques? O chá dos calmúques é feito das folhas de baixo do arbusto, sem fermentação. Tradicionalmente ele vem em barras, porque essa forma é muito prática. Os nômades não precisavam de muito espaço para o seu chá. Outro detailhe especial é que os calmúques deixam o seu chá ferver por alguns minutos e tomam-no em pialas (xícaras orientais sem asas).
Como fazer um chá dos calmúques em casa? O ideal é usar chá verde e preto em barra, mas também pode ser chá em folhas. Use duas colheres de chá por pessoa. De acordo com a receita tradicional, o chá deve ferver no leite quase por 30 minutos (10 ou 15 minutos com uma metade do leite e mais 15 com a outra metade, sempre misturando). Entretanto, os especialistas modernos não recomendam fazer isso, porque na verdade isso "mata o chá". Você que escolhe. Eu uso leite fervendo e deixo o chá "descansar" uns 5 ou 10 minutos. Antes de tomar o chá, adicione um pouco de manteiga (1/2 ou 1 colher de chá por xícara), sal e temperos (pimenta, noz moscada ou canela). Toma quente.
Existe também o chá dos calmúques instantâneo. Claro que não é 100% a mesma coisa, mas já é pronto para você tomar, é so adicionar água fervendo. Eu experimentei um é até achei gostoso.
Espero que o chá dos calmúques te ajudou a aprender alguma coisa nova sobre a Rússia ;-)
Privet, Natalia!
ResponderExcluirSempre que passo por aqui, aprendo uma coisa nova! Gostei das informações do artigo, mas pessoalmente eu não achei nem um pouco agradável a ideia de beber uma chá salgado...
Comparando, seria o mesmo que comer feijoada com açúcar, já imaginou?
Mas, tenho uma dúvida:
Você mencionou que as folhas do chá podem ou não ser fermentadas. Como funciona esse processo?
Por hora é só!
Grande abraço e poka!
Olá, Kleber!
ExcluirEu não sei muito bem sobre a fermentação, mas normalmente chá passa esse processo e o sabor depende de quanto ele dura e como é feito. Assim, o chá fica mais amargo ou um pouco adocicado.
Poka e um bom fim de semana para você! :-)