12 de junho de 2015

Macarrão de marinheiro

Macarrão de marinheiro (макароны по-флотски) é um prato bastante símples e gostoso. Eu aprendi a receita com meu avô quando era criança. Acho que essa era a única que ele sabia, mas a fazia perfeita. 

Macarrão de marinheiro não é fotogênico, mas bom!
Sobre o nome, meu avô explicou que o marinheiro não tem muito tempo para pensar sobre receitas e precisa se alimentar bem, por isso esse macarrão é perfeito para ele ("É comida de homem!"). Essa é uma das versões para explicar o nome. Na verdade, ninguém pode dizer exatamente de onde ele veio. 

O prato foi inventado mais ou menos nos anos 50 do século XX e naquela época os marinheiros soviéticos não o comiam. Um cara aqui estudou o assunto e descobriu que nem depois da queda da União Soviética o macarrão de marinheiro não foi incluído no cardápio dos integrantes da marinha :-)


Receita de macarrão de marinheiro 


Ingredientes

1/2 pacote de macarrão
500 g de carne moída (boi ou porco)
sal e temperos a gosto
um pouco de óleo

Modo de preparo

Coloque o macarrão na água fervendo (em proporção 1:3) e deixe-o cozinhar de 10 até 15 minutos (dependendo do típo do macarrão). Enquanto isso, esquente um pouco de óleo numa panela e comece a fritar a carne moída, sempre a misturando. Se não misturar, a carne vai virar um pedaço só, como um hambúrger, mas nós precisamos de carne moída bem separadinha. 

A carne vai ficar pronta mais ou menos ao mesmo tempo que o macarrão. Adicione sal no macarrão e na carne quando eles já estão quase prontos. Espere um minuto e tire a água do macarrão. Coloque-o na panela e misture com a carne moída. Adicione os temperos se quiser e misture de novo. Frite uns 2 ou 5 minutos e pronto.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Привет, Наталья!

    Aqui no Brasil nós temos o café tropeiro, ou o café-de-soldado, que é feito sem coar o pó, ele apenas assenta no fundo da cafeteira, quando se coloca dentro dele uma brasa da fogueira onde é feito...
    Também temos o famoso arroz de carreteiro, que é a comida preferida dos motoristas de caminhão do país...
    Ele é feito com milho, ervilhas em conserva e carne seca desfiada e vários temperos, como alho, cebola, salsa e cebolinha. Recomendo experimentar, é uma delícia! (O Luciano deve conhecer bem esta receita...)
    Por hora é isso!

    Обнять и Пока!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет, Клебер! Как дела?

      Sim, Luciano me falou uma vez sobre esse arroz de carreteiro, mas nunca o fez )))) Que bom que você me relembrou ;-)

      Para as viagens aqui na Rússia as pessoas normalmente também levam algum tipo de grão: trigo sarraceno ou perlovka. Mais uma comida típica de um viajante (como motorista de caminhão ou geólogo) é leite condensado. Mas nos lugares distantes e selvagens isso está ficando perigoso, porque os ursos aprenderam o que é leite condensado e tentam roubar. E você não pode matar ou atirar nos ursos, é proibido pela lei. Na região de Kamchatka ou Tchukotka isso é bastante recorrente.

      Пока :-) и хорошей тебе недели!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!