20 de junho de 2015

Trigo sarraceno com ovos e cogumelos

Percebi que muitos leitores de Portugal procuram no meu blog o artigo "Como cozinhar trigo sarraceno" (mas eu não sou uma espiã ;-) eu vejo isso nas estatísticas do lado direito da página, ok?). Então, vou adicionar mais receitas com esse grão. Por exemplo, você pode fazer trigo sarraceno com ovos cozidos e cogumelos (гречка с яйцом и грибами).

Eu mesma aprendi essa receita somente 2 anos atras. Achei-a na embalagem de trigo sarraceno e gostei bastante. O prato é leve, mas nutritivo e gostoso, bom para quem não gosta de comer muita carne. Essa versão de trigo sarraceno era muito mais popular antes da revolução, mas depois de todas as dificuldades da guerra civil e da Grande Guerra Patriótica, a receita, junto com muitas outras foi esquecida. Agora temos a chance de recupera-la e fazer em casa.

Receita de trigo sarraceno com ovos e cogumelos


Igredientes

1 caneca de trigo sarraceno
2 canecas d'água
2 ovos
1 cebola
300 ou 400 g de cogumelos*
sal e tempero a gosto
manteiga

*O tradicional é usar  míscaro (tortulho). Mas nas condições modernas e morando longe dos lugares onde dá para comparar esses cogumelos, pode  usar champinhões.

Modo de preparo

Cozinhe o trigo sarraceno usando a receita básica. Enquanto isso, deixe os ovos ferver na água. O trigo sarraceno e os ovos vão ficar prontos ao mesmo tempo (em 10 minutos).

Pique os cogumelos e a cebola e frite com sal e temperos. Se você quer usar míscaros frescos, tem que cozinha-los na água fervendo por 30 minutos antes de fritar. Com champinhões você não precisa disso.

Quando o trigo sarraceno estiver pronto, adicione os cogumelos com cebola e misture. Pique os ovos, adicione e misture mais uma vez. 

Sirva o prato quente, com um pedaço de manteiga. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!