28 de junho de 2015

Mirtilo e golubika: qual é a difirença?

mirtilo (fonte)
Muitas pessoas conhecem a fruta (ou melhor, a "yagoda") chamada mirtilo (черника). São bolinhas azuis que crescem nos arbustos e são encontradas nas florestas do norte do planeta. Na Rússia, o tempo de mirtilo é o verão, principalmente julho e agosto. Nessa temporada, as pessoas vão procurar mirtilo na floresta ou compram nas feiras. Durante o inverno o mirtilo é vendido congelado.

O sabor do mirtilo é muito especial. Ele é um pouco doce e um pouco azedo. Depois de comer mirtilo fresco é bom beber muita água ou escovar os dentes :-) Porque eles ficam todos roxos. :-) Mirtilo é muito bom nos bolos e pirojki (se quiser, veja uma receita de bolo de mirtilo com tvorog à russa) ou para fazer varenie. Existem também bebidas que podem ser feitas de mirtilo, como mors, compot ou suco. Na Sibéria fazem chá com mirtilo seco. 

Golubika
Nos países do sul, as pessoas acham que qualquer yagoda azul numa forma de bolinha é mirtilo e o confundem com a golubika (голубика). Essa yagoda também é azul, mas não é tão escura. Ela é maior e possui sabor mais doce. 

A golubika é mais fácil de se cultivar no jardim e não somente nas terras extremamente frias, tanto que é possível no norte da Espanha e Itália. Meu paí tem alguns arbustos no jardim dele em Voskresensk e eles dão frutas duas vezes por ano: em maio e em agosto. São perfeitos nos bolos e mousses, mas eu prefiro frescos. Golubika não é fácil de encontrar nas lojas, eu somente comi no jardim do paí. 

As duas frutas são gostosas e boas para saude, principalmente para os olhos. Os russos sempre acreditaram que as pessoas que comem mirtilo e golubika vão ficar jovens mais tempo.

Tudo isso deve ser bastante incomum para os países do sul, como por exemplo Brasil. Se tiver alguma dúvida, pertgunte-me. ;-)


4 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    O mirtilo existe sim no Brasil, mas apenas de forma muita limitada é cultivada no Rio Grande do Sul, o estado mais ao sul do país. A grande maioria é importada dos países escandinavos, como a Noruega e a Dinamarca. Curiosidade; lá o mirtilo é conhecido como "fruta da fofoca". O porque não me pergunte, não sei... rsrsrs
    Eu confesso que ainda não pude experimentar porque esta frutinha é muuuito cara por aqui. Algo em torno de uns R$ 250,00 por quilo(aproximadamente 4500 rublos, na cotação atual).
    Pergunta;
    Por acaso a golubika não seria uma subespécie, ou variante da yagoda? Por exemplo, aqui no Brasil temos diversas variedades de maçã, como a maçã argentina, fuji, gala, etc. Dito isto, não seriam apenas variedades de um mesmo tipo de fruto?

    Fico no aguardo.

    Grande abraço, nobre amiga russa, e poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber!

      Que bom saber que o mirtilo realmente existe no Brasil. Eu tinha dúvidas, mas você confirmou!

      Na Rússia produzem muito mirtílo congelado. Eu acho que isso poderia ser interessante para os supermercados do Brasil. Assim a fruta é mais barata, guarda bem, mas quase não muda o sabor. Pelo menos comer com sorvete, fazer bolo ou mors é tudo possível.

      Golubika não é um típo de mirtílo. Mas eu entendo porque você pensou assim. São parecidas. Temos outros típos de yagoda bastante parecidos na aparência, pretos, azuis e vermelhos. Todas elas são parentes se posso dizer assim, são do genero vacinuum.

      Obrigada pelos comentários :-) Abraço e até a próxima! No futuro vou falar mais sobre as frutas do norte.

      Excluir
  2. Oi Natalia, seu blog é muito legal para quem se interessa pela Russia. Queria te parabenizar e perguntar algo: o mors é feito como o kompot? obrigada. bjs Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Obrigada :-) Mors é diferente de kompot. Normalmente o kompot é fervido por mais tempo e as frutas continuam flutuar nele. Mors somente chega ao ponto de ferver e deve ser desligado. A difrença principal é que depois disso esmagam as frutas e tiram todo o suco delas jogando fora os restos.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!