6 de junho de 2015

Chá dos calmúques

Como vocês já sabem, a Rússia é um país multinacional. Os tártaros, calmúques, tuvanos e muitos outros povos também são da Rússia e fazem parte da nossa cultura tanto como os russos. E claro, eles também têm suas tradições culinária. Algumas são regionais, outras já foram espalhadas por todo o país.

Dessa vez eu vou escrever sobre uma bebida tradicional da República Calmúquia que fica no sul da Rússia Europeia, perto do mar Cáspio. 
Calmuques tomando chá (foto da wikimedia)

Antigamente os calmúques eram nômades. Eles viajavam bastante e tinham que superar  condições duras. Por isso a comida e as bebidas deles, inclusive o chá, são pesadas e nutritivas. O chá dos calmuques (калмыцкий чай), também conhecido como djomba (джомба), pode ser bastante chocante para as pessoas do Oeste. Ele é feito de chá verde e preto em barra, com leite ou creme de leite, manteiga, sal e temperos. O grande escritor russo Aleksandr Pushkin, apesar de adorar a cultura dos calmúques, detestou o chá. Ele o comentou assim: "Não acho que existe um povo que conseguiu inventar algo mais repulsivo na sua culinária" ("Не думаю, чтобы кухня какого б то ни было народу могла произвести что-нибудь гаже"). Entretanto, eu gosto de tomar esse chá quando está frio ou quando eu me sinto fraca e cansada. Afinal final de contas, ele foi criado para dar força ao seu corpo.

Um pedaço de chá em barra
De acordo com a lenda, a receita desse chá foi aprendida por um filósofo calmúque quando  estava no Tibete. Ele ficou doente e o médico o recomendou tomar esse chá. Depois de 7 dias tomando o chá com leite, manteiga e temperos, o filósofo melhorou. Desde aquele tempo o chá se espalhou entre os calmúques e virou uma bebida nacional. Até hoje ele é considerado consagrado pelo o povo.

O que há de especial no chá dos calmúques? O chá dos calmúques é feito das folhas de baixo do arbusto, sem fermentação. Tradicionalmente ele vem em barras, porque essa forma é muito prática. Os nômades não precisavam de muito espaço para o seu chá. Outro detailhe especial é que os calmúques deixam o seu chá ferver por alguns minutos e tomam-no em pialas (xícaras orientais sem asas). 

Como fazer um chá dos calmúques em casa? O ideal é usar chá verde e preto em barra, mas também pode ser chá em folhas. Use duas colheres de chá por pessoa. De acordo com a receita tradicional, o chá deve ferver no leite quase por 30 minutos (10 ou 15 minutos com uma metade do leite e mais 15 com a outra metade, sempre misturando). Entretanto, os especialistas modernos não recomendam fazer isso, porque na verdade isso "mata o chá". Você que escolhe. Eu uso leite fervendo e deixo o chá "descansar" uns 5 ou 10 minutos. Antes de tomar o chá, adicione um pouco de manteiga (1/2 ou 1 colher de chá por xícara), sal e temperos (pimenta, noz moscada ou canela). Toma quente. 

Existe também o chá dos calmúques instantâneo. Claro que não é 100% a mesma coisa, mas já é pronto para você tomar, é so adicionar água fervendo. Eu experimentei um é até achei gostoso.

Espero que o chá dos calmúques te ajudou a aprender alguma coisa nova sobre a Rússia ;-)

2 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    Sempre que passo por aqui, aprendo uma coisa nova! Gostei das informações do artigo, mas pessoalmente eu não achei nem um pouco agradável a ideia de beber uma chá salgado...
    Comparando, seria o mesmo que comer feijoada com açúcar, já imaginou?

    Mas, tenho uma dúvida:

    Você mencionou que as folhas do chá podem ou não ser fermentadas. Como funciona esse processo?

    Por hora é só!

    Grande abraço e poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kleber!

      Eu não sei muito bem sobre a fermentação, mas normalmente chá passa esse processo e o sabor depende de quanto ele dura e como é feito. Assim, o chá fica mais amargo ou um pouco adocicado.

      Poka e um bom fim de semana para você! :-)

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!