Vinegret (винегрет) é uma das saladas russas mais famosas. Ela é feita de legumes cozidos e picles. É considerada algo muito saudável e leve.
Acredita-se que o vinegret foi inventado nos tempos do imperador Alexandre I (começo do século XIX). O nome da salada é relacionado com vinagre. Dizem que o cozinheiro russo que inventou o prato estava na cozinha quando um colega dele da França perguntou se ele usou vinaigrette (um tipo de molho francês com vinagre). O russo não entendeu nada e pensou que o francês perguntava se poderia chamar a salada assim e decidiu que tudo bem, pode.
Há varias versões de vinegret na Rússia moderna, mas elas não são muito diferentes. Aqui eu vou compartilhar uma receita da minha avó.
Receita de vinegret
Ingredientes
mais ou menos mesma quantidade de beterraba, batata, cenoura, ervilhas e picles
cebola ao seu gosto (o médio, para um prato grande, é uma cebola)
óleo, vinagre e sal
Modo de preparo
Cozinhe a batata, a beterraba e a cenoura sem tirar as cascas. Depois retire-as da água e deixe esfriar. O mais prático é cozinhar esses ingredientes um dia antes de fazer o vinegret.
Quando todos os ingredientes estiverem prontos para usar, tire as cascas da batata e da beterraba. Corte-as em cubos. Pique os picles do mesmo jeito. Em um grande prato ou em uma panela misture tudo.
Pique a cebola e coloque-a no seu vinegret também junto com as ervilhas.
Misture óleo com vinagre (proporções são 3:1), adicione sal a gosto e misture o molho com a salada. Seu vinegret está pronto!
Importante: vinegret pode ser guardado um ou um dia e meio só.
Se gostou da receita, vale a pena compartilhar :-) Vamos promover a comida saudavel!
Se gostou da receita, vale a pena compartilhar :-) Vamos promover a comida saudavel!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!