1 de janeiro de 2018

Salada olivier vegetariana com champinhons

A versão vegetariana da famosa salada olivier foi inventada para o período de quaresma antes do Natal, quando não pode comer carne, manteiga, ovos e alguns outros ingredientes.

Salada olivier com champinhons
Como o Natal na Rússia é no dia 7 de janeiro, o Ano Novo é o tempo de quaresma. Aí temos um conflito entre a nossa salada favorita para essa festa e as regras religiosas que proíbem comê-la. 

Na verdade, a grande maioria dos russos não se importam com isso, mas tem famílias mais religiosas que seguem a tradição ortodoxa. No cristianismo ortodoxo tem entre 178 e 212 dias de quaresma durante o ano.

A comida de quaresma sempre tinha uma imagem de algo chato e menos gostoso para mim. Entretanto a receita que eu vou compartilhar me pareceu bastante interessante. Eu a encontrei no grupo Mapa gostoso da Rússia (Вкусная карта России) na rede social que é popular na Rússia, o vkontakte. 

Essa salada olivier sem carne é mais leve e saudável do que a versão original. Ela pode fazer a festa do Ano Novo um pouco mais variada e menos pesada para o estômago. Além disso, essa saladinha é uma ótima solução caso você tenha aquele amigo vegetariano que nunca pode comer nada )))

Receita de salada olivier vegetariana com chaminhons


Ingredientes


champinhons frescos
pepino fresco
picles
um pouco de cebola
cenoura
batatas
um pouco de óleo 
um pouco de sal (eu não coloco, porque a maionese e os picles já têm bastante sal)
pimentão do reino
maionese sem ovos

Use mais o menos a mesma quantidade de todos os ingredientes fora os temperos, o óleo e a cebola. A quantidade de champinhons vai diminuir depois de fritar, por isso tem que pegar mais ou menos o dobro do necessário.

Modo de preparo


Cozinhe as batatas e a cenoura sem tirar a casca. Deixe-as esfriar, tire a casca e corte em cubos.

Lave os champinhons, tire a casca deles e corte em cubos. Frite com um pouco de óleo.

Corte o pepino e os picles em cubos também.

Pique a cebola.

Misture todos os legumes e os champinhons. Adicione o sal, a pimentão do reino e o maionese. 

Como servir a salada olivier vegetariana


Diferente da salada olivier clássica que fica mais gostosa depois de ficar um dia na geladeira, a sua versão vegetariana é melhor quando está fresca, especialmente quando os cogumelos ainda estão mornos. 

Curiosidade: a tal salada russa que existe no Brasil e em Portugal também poderia ser uma versão vegetariana da salada olivier, mas não a conhecemos na Rússia. Para falar a verdade, eu não gostei muito dessa opção, porque a salada olivier tem que ter carne ou algo que a substitui, como cogumelos por exemplo. 

2 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    Uma pergunta; estes champignons são os mesmo que encontramos por aqui? Ou são de uma espécie específica da Russia?

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!