1 de novembro de 2017

Sopa de cogumelos russa

A sopa de cogumelos (грибной суп) tradicional é feita com cogumelos da floresta o que faz ela muito diferente das sopas de champignons. Ela não parece com sopa purê e cada cogumelo é sentido na boca. O cheiro dessa sopa me relembra o campo e datcha

Quando eu era criança, meus avós tinham uma pequena datcha perto da floresta e eu poderia ver como os cogumelos aparecem em abundância depois de cada chuva. Nós até temos uma frase "crescem que nem cogumelos" (растут как грибы) sobre algo que aparece em grandes quantidades. Depois de recolher vários tipos de cogumelos com avós, sentava com eles no quintal para lavar cada um e no final a minha avó fazia sopa de cogumelos.

Vou compartilhar a receita para que vocês poçam fazer em casa. A sopa pode ser feita com cogumelos secos ou frescos. Eu vou contar dos secos, que são mais faceis de encontrar. Se usam qualquer uns, mas os melhores são: boletus edulis (белые грибы), leccinum aurantiacum (подосиновик) e leccinum scabrum (подберёзовик). Usei nomes em latim, porque não os conheço em português e até duvido que existem.

Receita de sopa de cogumelos com frango e macarrão ninho


Ingredientes

40 g de cogumelos secos
3 coxas de frango
1 cebola
1 cenoura média
1 punhado de macarrão ninho
1 colher de manteiga
2 folhas de louro
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta do reino
salsa ou coentro

Modo de preparo

Lave os cogumelos e deixe-os numa panela d'água por uma noite. 

Lave de novo e coloque água fresca somente para cobri-los. Deixe os na água e enquanto isso cozinhe o frango por uns 15 minutos.

Retire o frango da calda e coloque nela os cogumelos. Não jogue fora a água dos cogumelos, adicione a na sopa quando a calda evaporar e precisar de mais líquido. Os cogumelos devem ser cozidos por mais ou menos 25 minutos. Durante esse tempo pique a cebola e rale a cenoura. Frite-os com manteiga e adicione na sopa. Pique o frango e coloque de volta na panela. Por último adicione o macarrão ninho. Ele vai levar uns 5 minutos para ser cozido.

Quando a sopa estiver pronta, adicione o sal, a pimenta do reino e o louro. Deixe burbulhar por mais um minuto e desligue. Deixe-a tampada por alguns minutos.

Sirva a sopa de cogumelos com salsa ou coentro. Ela vai bem com torradas brancas ou pão branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!