1 de outubro de 2017

Como cozinhar cogumelos secos

Neste artigo vou falar como cozinhar cogumelos secos e quais pratos dá para fazer usando esse ingrediente.

Por que usar cogumelos secos?


Cogumelos secos: como cozinhá-los?
Em primeiro lugar, é leve e fácil de transportar. Você pode traser um monte de presente da sua viagem pela Rússia. Em segundo lugar, cogumelos secos podem ser guardados por um ano e quase não tomam espaço.

Mesmo na Rússia essa é a melhor opção na maioria dos casos. Os cogumelos frescos crescem somente em julho, agosto e setembro e não são vendidos nos mercados. Tem que comprá-los nas feiras, mas lá tem que estar muito atento. Eu não recomendaria comprar com pessoas desconhecidas, porque é muito importante onde os cogumelos foram recolhidos. Isso deve ser uma floresta limpa e longe das cidades ou fábricas. Cogumelhos facilmente absorvem tudo o pior, inclusive radioatividade.

Por isso eu compro cogumelos frescos somente na feira da minha cidade natal, com pessoas que sei vendem cada ano e são da cidade. Outras opções são pedir um prato de cogumelos frescos num restaurante ou recolher cogumelos com uma pessoa que sabe fazer isso. Em todos os outros caso é melhor comprar cogumelos secos.

Onde comprar cogumelos secos e como escolhê-los?


Os cogumelos secos se vendem nos mercados, nas feiras e nas lojas especializadas em comida natural. Eu diria que a última opção é a melhor, mesmo que é um pouco mais caro. Os cogumelos nessas lojas normalemnte são recolhidas especialmente para a loja pelas pessoas particulares e confiaveis. Outra vantagem é que lojas desse tipo não produzem cogumelos secos em grandes quantidades. Como o resultado, os cogumelos vendidos lá são mais limpos e a qualidade é melhor.

Cogumelos secos: como escolher?
Os cogumelos não devem ter buracos como esses aqui
Para entender se os cogumelos são bons, olhe bem se tem pequenos buraquinhos redondos neles. Se não tiver, os cogumelos são bons. Se tiver, é pra jogar fora. Os buracos (como na foto) são feitos por pequenas minhocas que "atacam" os cogumelos quando eles ficam mais velhos. Mais uma razão porque eu prefiro comprar os cogumelos nas lojas especializadas, é que normalmente lá eles cuidam para não ter este problema.

O triste fato é que quase todos os cogumelos marinados vendidos nos mercados, principalmente os mais caros, como boletus edulis e lactarios, têm esse problema, porque os produtores não querem jogar fora nenhum. Enquanto isso, os cogumelos secos que eu comprei numa loja especializada foram todos limpos, sem nenhum defeito.

Como cozinhar cogumelos secos


É fácil. Primeiro lave-os e deixe numa panela cheia d'água durante a noite. De manha lave bem mais uma vez, troque a água e depois de uns 10 minutos pode cozinhar.

Os cogumelos secos podem ser usados quase em qualquer receita que inclui cogumelos frescos. Por exemplo, pode fritá-los com batatas, com carne ou cozinhar com trigo sarraceno. São também muito bons para fazer sopa de cogumelos. Para fazer 4 porções de sopa você vai precisar mais ou menos 40 g de cogumelos secos.

Quanto tempo é preciso para cozinhar cogumelos secos: 25 minutos.

Quanto tempo é preciso para fritar cogumelos secos: 20 minutos.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!