Como você sabe, na Rússia as pessoas gostam de tomar chá. Desde os tempos antigos os kupets (comerciantes) da Rússia compravam chá na China. Ao mesmo tempo, os russos possuem uma longa tradição de fazer chá de ervas. Uma dessas ervas até recebeu um nome de ivan-chá (иван-чай). Ela também é conhecida como kiprei (кипрей) e koporsky chá (копорский чай), mas eu vou usar o nome que é mais tradicional na Rússia Europeia e no lugar onde eu nasci.
O Ivan-chá cresce nos campos e perto das florestas da Rússia Europeia e da Sibéria. O ivan-chá é alto, pode chegar a altura de uma pessoa média. As flores de ivan-chá têm cor de framboesa. Campos de ivan-chá em flor parecem um mar rosa. Eu vi bastante dessa flor quando morava em Voskresensk, que é cercada por campos e florestas. Quase todo ano a minha família recolhe as flores e as folhas de ivan-chá para ter chá natural durante o ano. O chá feito assim não se compara com os chás industrializados, porque ele é muito mais fresco.
O tempo para recolher o ivan-chá é quando aparecem as primeiras flores. Dependendo da região, isso pode acontecer entre junho e julho. A erva pode ser usada fresca para fazer chá, mas para guarar é preciso seca-la. Para fazer um chá, pegue algumas folhas frescas ou uma colher de chá das folhas secas e coloque num bule (é melhor usar um das lojas chinesas ou japonesas, de porcelana, não o de metal). Adicione água quente e espere alguns minutos. A água não deve estar fervendo.
O ivan-chá é conhecido por ser uma erva bastante boa para saude. A erva contém ferro, cálcio e outros microelementos. Os cientistas soviéticos descobriram também que as flores do ivan-chá possuem microelementos que ajudam a previnir o câncer. O ivan-chá sempre foi usado para curar o estômago e se acalmar. Com o tempo, os médicos provaram que o povo não errou e a erva realmente ajuda com essas coisas.
Para finalizar, vou contar uma lenda relacionada ao ivan-chá
Há muito tempo atrás, numa vila russa morava um moço chamado Ivan. O moço sempre andava vestido com uma camisa da cor de framboesa e passava o seu tempo nos campos e perto das florestas, entre as flores e ervas. Quando os moradores da vila viam a cor de framboesa entre as ervas verdes, eles diziam "Deve ser o Ivan passeando!". Naqueles tempos a frase era assim, "Ivan tchai khodit!". Tchai (чай) significava "parece que", "deve ser". É homofóno da palavra russa tchai (чай - chá).
Um dia Ivan desapareceu. Mas como ele era bastante solitário e não falava com ninguém, as pessoas nem perceberam. A única coisa que eles lembravam dele era aquela cor que aparecia no meio do verde. Então, quando no lugar onde o moço costumava passear, cresceram as flores da mesma cor, as pessoas continuavam dizendo a mesma coisa, "Ivan tchai". Uma vez as mulheres da vila fizeram uma festa no campo. Elas cantavam e brincavam até a noite e ficaram com frio. Por isso decidiram fazer fogo e esquentar água. Como estava escuro, elas não queriam ir na floresta procurar lenha e pegaram aquela erva para fazer uma fogueira. Algumas folhas e flores cairam na água e quando as mulheres perceberam, experimentaram como ficou. Elas gostaram da bebida e desde aquele tempo o nome da erva é relacionado com chá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!