17 de abril de 2015

Chocolate na Rússia

Nos comentários do meu post sobre Páscoa me perguntaram sobre o chocolate na Rússia. É de qualidade igual ou superior ao que tem no Brasil? Existe chocolate branco na Rússia ou não? Vou responder essas e outras perguntas sobre o chocolate na Rússia nesse artigo.

"Алёнка" o chocolate mais famoso da Rússia
A tradição do chocolate na Rússia tem uma longa história, mesmo que não sejamos um país tropical com pés de cacau. Nos tempos do Império e da União Soviética o chocolate produzido na Rússia era famoso pela sua qualidade. Somente imagine que os padrões soviéticos não deixavam adicionar nem 5% de ingredientes sinteticos ou manteiga que não fosse de cacau. Esse chocolate era 100% natural. Nem a Suíça podia se comparar com esse nível de qualidade. Por isso alguns poucos estrangeiros que visitavam a União Soviética compravam chocolates como lembrança.

Infelizmente hoje as coisas mudaram. Quando a União Soviética caiu, nós tínhamos que concorrer de algum jeito com as empresas estrangeiras que produziam comidas baratas e de qualidade duvidosa (por exemplo, o chocolate da Suíça nunca me pareceu bom, para falar a verdade).

Chocolate "Babayevsky" amargo, o mais tradicional
O povo sempre gosta do que é barato, ainda mais (os brasileiros vão me entender) os bobos que pensam que tudo o que vem do estrangeiro, especialmente da Europa ou dos EUA, é sempre melhor. As pessoas queriam comprar o chocolate da Europa só porque ele era de lá. Poucas pessas entendiam a diferença de qualidade e não queriam pagar mais caro pelo chocolate russo. Para manter as vendas, os produtores russos começaram a usar o que usam os europeus e os norte americanos: ingredientes sintéticos e manteiga que não é de cacau. Agora temos o que temos. O povo entendeu que vacilou, mas é tarde. Somente algumas marcas ainda tentam manter a qualidade.

Respondendo a pergunta sobre o chocolate na Rússia e no Brasil: o chocolate ao leite e mais ou menos mesma coisa e o chocolate amargo é melhor na Rússia. Bom, na verdade quase não encontrei o chocolate amargo produzido no Brasil. Já na Rússia esse tipo de chocolate é bastante tradicional.

Se você quer experimentar o chocolate da Rússia, é bom conhecer as marcas mais atigas, como Babayevsky (Бабаевский) e Krasny Oktyabr (Красный Октябрь - Outubro Vermelho).

O chocolate com bailarina.
A última, infelizmente, foi vendido para uma empresa estrangeira e ficou pior. Mas é melhor que a Alpen Gold, por exemplo. O chocolate mais famoso da Krasny Oktyabr é o Alyonka (Алёнка) com um desenho de uma menina russa vestida de platok. Esse chocolate é ao leite. O sabor dele no momento parece com Milka, mas antes era melhor.

A marca Babayevsky produz chocolate amargo com o mesmo nome. Ele é bom e não piorou tanto. Acho que é um dos mais recomendados na Rússia. Também essa fábrica faz chocolate Vdokhnovenie (Вдохновение - inspiração) com uma imagem de bailarina no pacote. Ele é meio amargo com nozes. Um dos chocolates favoritos das mulheres.

Entre as marcas novas, as melhores são Korkunov (Коркунов) e O'Zera. Uma curiosidade: recentemente a O'Zera lançou uma série de chocolates amargos de várias regiões da America Latina: Equador, Colômbia, Arriba e Carenero. No pacote tem um mapa do continente e está escrito que o cacau vem da região indicada. 

Além disso, temos montes e montes de chocolates dos outros países. No geral, eu acho que a escolha na Rússia é maior do que no Brasil e temos mais possibilidade de comprar chocolate amargo. Temos chocolate branco também, mas muitas pessoas não gostam. Ah, mais uma curiosidade. Na Rússia existe Snickers com sementes de girassol. 

7 comentários:

  1. Privet, Natalia.

    Excelente artigo, muito instrutivo.

    Tenho uma observação a fazer sobre o trecho que fala que os brasileiros acham que só o que vem de fora é bom. Infelizmente, é a mais pura verdade, devido a uma verdadeira lavagem cerebral a que o brasileiro médio é submetido desde os anos 50 do século passado pela nossa mídia, que, diga-se de passagem, é subserviente e controlada pelos EUA.
    Só fiquei bastante surpreso de ler que alguns russos também são assim... Não fazia a menor idéia.
    Bem, meu pai sempre diz que "enquanto houver capim no mundo não vai faltar burro." Mas esta é outra história.
    Desta vez, não há perguntas, todas elas foram respondidas ao longo do artigo.

    Poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber! Fico feliz que você gostou do artigo =)

      A Rússia e o Brasil tem muito em comum, mesmo que parecem tão diferentes e distantes. Já faz tempo que os russos sofrem por causa do complexo de vira-lata. Nos tempos do Império a nossa aristocracia gostava de copiar europeus. Alguns ricos nem sabiam como escrever em russo e sempre falavam francês para mostrar como eles são legais. Agora o povo inteiro ficou com esse síndrome. Claro, que isso não acontece com todas as pessoas, mas com muitas. Espero que um dia elas vão entender melhor o que está acontecendo. Eu acho que tanto a Rússia, quanto o Brasil tem cultura muito rica e devem a preservar.

      Abraço e poka!

      Excluir
    2. Privet, Natalia!

      Que informação surpreendente! Tive de rir da expressão "complexo de vira lata"! Nunca pensei que uma ideia tão própria do imaginário brasileiro fosse tão conhecido e aplicado também em seu país! : )
      Vejo que conhece profundamente a cultura brasileira...

      Tenho mesmo muito que aprender!

      Abraço e poka!

      Excluir
  2. Priviet Natália :) parabéns pelo artigo adoro o jeito que você escreve contando a origem das coisas :). Queria perguntar uma coisa. O que seria platok ? E alguma roupa ? Rs obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet! Obrigada :-) Sim, platok é um tipo de roupa. Veja a imagem com o chocolate "Alyonka". É o que a menina tem na cabeça. Beijo ))

      Excluir
  3. Encontrei sua página, sem querer, e gostei de ler seus artigos sobre a Rússia. Quanto as receitas, vocês usam ingredientes que no Brasil não temos costume, a não ser pessoas que trabalham com confeitaria; mas gostei mesmo assim e dá para fazer adaptações. Qualquer dia vou testar uma.Um bom 2017 para você.

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!