26 de abril de 2015

Oladi de fubá

Para comemorar a amizade entre a Rússia e o Brasil vou compartilhar uma receita de oladi de fubá (оладьи из кукурузной муки). Como você imagina, esse prato não é algo tradicional na Rússia. Mesmo que nós temos muito milho (graças a Khurshchov que ficou impressionado com a agricultura da America Latina), o fubá chegou na Rússia só algum tempo atrás e ainda não se usa muito nas receitas. 

Meus oladi de fubá bem amarelinhos
Mas eu tenho dois argumentos para incluir os oladi de fubá no meu blog da comida russa: 

1 - É bem provavél que logo os russos vão dizer que esse ingrediente é parte da culinária nacional. Já aconteceu com a batata que também (por coincidência!) veio para a Rússia da America Latina. No começo ninguém a conhecia, mas agora cada russo acha esse legume tradicional da Rússia. Então, é normal para os russos incluir os ingredientes na sua culinária e os considerar seus;

2 - Oladi se faz de qualquer coisa, não somente de farinha de trigo. Eu já comi com cenoura, beterraba, queijo e até abobrinha. Russos inventam os novos tipos de oladi toda hora. Sou russa, então...

Quem quer conhecer os oladi de fubá, a receita que eu mesma inventei está aqui embaixo.

Minha receita de oladi de fubá


Ingredientes

2 ovos
4 ou 6 colheres (sopa) de açucar
3/4 xícara de fubá
3 colheres (sopa) de farinha de trigo*
3 colheres de smetana ou creme de leite
3 colheres de maionese
1 pitada de sódio 

* Precisamos de farinha de trigo para ter oladi mais fofinhos. Sem esse ingrediente não vão crescer.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes. Pode ser no liquidificador.

Aqueça uma panela e ponha óleo. Use uma colher de sopa para pôr porções de oladi. Frite dos dois lados. 

Sirva-os quentes ou frios. 

Espero que vocês vão gostar dos oladi de fubá (eu gostei!). A receita é bem símples e rápida. Até uma criança consegue.

3 comentários:

  1. Privet, Natalia, como vai?

    O milho é um alimento extremamente versátil. Dá pra fazer praticamente qualquer coisa com ele. Pães, bolos, tortas, broas, tortilhas mexicanas, arepa(uma espécie de pão de milho mexicano)farinha para misturar no feijão ou arroz, no leite ou com caldo de carne. E dá um sabor muito especial a muitos pratos. Ah! Sabia que nos Estados Unidos o xarope de milho adoça a coca-cola deles?
    Quanto a mim, a minha receita preferida que se faz com milho é o curau( O Luciano deve conhecer esta receita também). Delicioso, de cortar com um fio. No interior, come-se muito no café da manhã. Mas vai muito bem como sobremesa. Se quiser, te passo a receita, mas vai precisar de milho verde(bom, acho que nem precisa, deve ter receita de curau na internet). Por falar nisso:

    É fácil comprar milho verde na Rússia?

    Em que outras receitas os russos em geral usam o milho?

    Quando à receita, vou experimentar.

    Grande abraço e poka!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kleber! Estou bem, obrigada. E você?

    Não sabia sobre o xarope de milho na coca-cola ))) Que interessante isso!

    Já o curau eu conheço muito bem =) Já comi e gostei. É um dos pratos brasileiros que eu gosto mais (junto com pudim, milho cozido, bolo de banana, torta de frango e muitos outros).

    Comprar milho verde na Rússia é muito mais caro que no Brasil. Isso é um pouco mais fácil no verão, quando milho verde é vendido nas feiras. Nos mercados cada espiga de milho vai numa embalagem e custa caro. Também há milho congelado. O mais popular é o milho numa lata mesmo. Normalmente os russos adicionam milho nas saladas ou no macarrão. Ou também comem cozido. Mas devo dizer, que no Brasil milho cozido é muito mais gostoso.

    Dá uma olhadinha nessa receita de uma salada com milho http://comida-russa.blogspot.ru/2015/01/salada-com-torradinhas-de-pao-preto.html

    Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe. Esqueci que você morou no Brasil por um tempo e por isto conhece bem a culinária brasileira.

      Mais uma curiosidade a respeito da coca-cola nos EUA:

      Os americanos que provam a que é feita no México nunca mais bebem a que é fabricada nos Estados Unidos. Acontece que a mexicana - apelidada pelos gringos de "mexicoke" - é adoçada com açúcar de cana(assim como aqui no Brasil), que dá um sabor completamente diferente. Eu mesmo provei a coca-cola americana e achei horrível.
      Bom é isso, já "falei" demais.

      Abraço e poka!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!