17 de abril de 2015

Chocolate na Rússia

Nos comentários do meu post sobre Páscoa me perguntaram sobre o chocolate na Rússia. É de qualidade igual ou superior ao que tem no Brasil? Existe chocolate branco na Rússia ou não? Vou responder essas e outras perguntas sobre o chocolate na Rússia nesse artigo.

"Алёнка" o chocolate mais famoso da Rússia
A tradição do chocolate na Rússia tem uma longa história, mesmo que não sejamos um país tropical com pés de cacau. Nos tempos do Império e da União Soviética o chocolate produzido na Rússia era famoso pela sua qualidade. Somente imagine que os padrões soviéticos não deixavam adicionar nem 5% de ingredientes sinteticos ou manteiga que não fosse de cacau. Esse chocolate era 100% natural. Nem a Suíça podia se comparar com esse nível de qualidade. Por isso alguns poucos estrangeiros que visitavam a União Soviética compravam chocolates como lembrança.

Infelizmente hoje as coisas mudaram. Quando a União Soviética caiu, nós tínhamos que concorrer de algum jeito com as empresas estrangeiras que produziam comidas baratas e de qualidade duvidosa (por exemplo, o chocolate da Suíça nunca me pareceu bom, para falar a verdade).

Chocolate "Babayevsky" amargo, o mais tradicional
O povo sempre gosta do que é barato, ainda mais (os brasileiros vão me entender) os bobos que pensam que tudo o que vem do estrangeiro, especialmente da Europa ou dos EUA, é sempre melhor. As pessoas queriam comprar o chocolate da Europa só porque ele era de lá. Poucas pessas entendiam a diferença de qualidade e não queriam pagar mais caro pelo chocolate russo. Para manter as vendas, os produtores russos começaram a usar o que usam os europeus e os norte americanos: ingredientes sintéticos e manteiga que não é de cacau. Agora temos o que temos. O povo entendeu que vacilou, mas é tarde. Somente algumas marcas ainda tentam manter a qualidade.

Respondendo a pergunta sobre o chocolate na Rússia e no Brasil: o chocolate ao leite e mais ou menos mesma coisa e o chocolate amargo é melhor na Rússia. Bom, na verdade quase não encontrei o chocolate amargo produzido no Brasil. Já na Rússia esse tipo de chocolate é bastante tradicional.

Se você quer experimentar o chocolate da Rússia, é bom conhecer as marcas mais atigas, como Babayevsky (Бабаевский) e Krasny Oktyabr (Красный Октябрь - Outubro Vermelho).

O chocolate com bailarina.
A última, infelizmente, foi vendido para uma empresa estrangeira e ficou pior. Mas é melhor que a Alpen Gold, por exemplo. O chocolate mais famoso da Krasny Oktyabr é o Alyonka (Алёнка) com um desenho de uma menina russa vestida de platok. Esse chocolate é ao leite. O sabor dele no momento parece com Milka, mas antes era melhor.

A marca Babayevsky produz chocolate amargo com o mesmo nome. Ele é bom e não piorou tanto. Acho que é um dos mais recomendados na Rússia. Também essa fábrica faz chocolate Vdokhnovenie (Вдохновение - inspiração) com uma imagem de bailarina no pacote. Ele é meio amargo com nozes. Um dos chocolates favoritos das mulheres.

Entre as marcas novas, as melhores são Korkunov (Коркунов) e O'Zera. Uma curiosidade: recentemente a O'Zera lançou uma série de chocolates amargos de várias regiões da America Latina: Equador, Colômbia, Arriba e Carenero. No pacote tem um mapa do continente e está escrito que o cacau vem da região indicada. 

Além disso, temos montes e montes de chocolates dos outros países. No geral, eu acho que a escolha na Rússia é maior do que no Brasil e temos mais possibilidade de comprar chocolate amargo. Temos chocolate branco também, mas muitas pessoas não gostam. Ah, mais uma curiosidade. Na Rússia existe Snickers com sementes de girassol. 

9 comentários:

  1. Privet, Natalia.

    Excelente artigo, muito instrutivo.

    Tenho uma observação a fazer sobre o trecho que fala que os brasileiros acham que só o que vem de fora é bom. Infelizmente, é a mais pura verdade, devido a uma verdadeira lavagem cerebral a que o brasileiro médio é submetido desde os anos 50 do século passado pela nossa mídia, que, diga-se de passagem, é subserviente e controlada pelos EUA.
    Só fiquei bastante surpreso de ler que alguns russos também são assim... Não fazia a menor idéia.
    Bem, meu pai sempre diz que "enquanto houver capim no mundo não vai faltar burro." Mas esta é outra história.
    Desta vez, não há perguntas, todas elas foram respondidas ao longo do artigo.

    Poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber! Fico feliz que você gostou do artigo =)

      A Rússia e o Brasil tem muito em comum, mesmo que parecem tão diferentes e distantes. Já faz tempo que os russos sofrem por causa do complexo de vira-lata. Nos tempos do Império a nossa aristocracia gostava de copiar europeus. Alguns ricos nem sabiam como escrever em russo e sempre falavam francês para mostrar como eles são legais. Agora o povo inteiro ficou com esse síndrome. Claro, que isso não acontece com todas as pessoas, mas com muitas. Espero que um dia elas vão entender melhor o que está acontecendo. Eu acho que tanto a Rússia, quanto o Brasil tem cultura muito rica e devem a preservar.

      Abraço e poka!

      Excluir
    2. Privet, Natalia!

      Que informação surpreendente! Tive de rir da expressão "complexo de vira lata"! Nunca pensei que uma ideia tão própria do imaginário brasileiro fosse tão conhecido e aplicado também em seu país! : )
      Vejo que conhece profundamente a cultura brasileira...

      Tenho mesmo muito que aprender!

      Abraço e poka!

      Excluir
  2. Priviet Natália :) parabéns pelo artigo adoro o jeito que você escreve contando a origem das coisas :). Queria perguntar uma coisa. O que seria platok ? E alguma roupa ? Rs obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet! Obrigada :-) Sim, platok é um tipo de roupa. Veja a imagem com o chocolate "Alyonka". É o que a menina tem na cabeça. Beijo ))

      Excluir
  3. Encontrei sua página, sem querer, e gostei de ler seus artigos sobre a Rússia. Quanto as receitas, vocês usam ingredientes que no Brasil não temos costume, a não ser pessoas que trabalham com confeitaria; mas gostei mesmo assim e dá para fazer adaptações. Qualquer dia vou testar uma.Um bom 2017 para você.

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pelo artigo; gostei muito; amo a cultura do seu país; admiro o seu povo; apesar da distância, acho que o Brasil tem muita identificação com a Rússia; seu país tem muita história e cultura; ainda terei o prazer de conhecer a Rússia; adoro a culinária de vocês; seu país é maravilhoso; parabéns ao povo russo.❤❤😍😍🙌🙌👏👏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio! Muito obrigada :-) Meu marido é brasileiro e realmente sempre encontramos muito em comum entre as nossas culturas. É algo que não dá para explicar. Às vezes ele diz que os russos são os brasileiros do norte do planeta.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!