7 de agosto de 2015

Como fazer smetana em casa?

Hoje eu fiz a minha primeira smetana caseira e já corro para compartilhar com vocês (especialmente com a Daniela e o Kleber que pediram a receita)! Fazendeiros brasileiros, prestam atenção: aqui está uma novidade que vocês podem vender ;-)

Provando a primeira colher de smetana caseira
O segredo de smetana caseira é usar um creme de leite de boa qualidade. Se você mora na cidade como eu, procure creme de leite pasteurizado ou ultrapasteuzisado. Por que isso é importante? Os produtos pasteurizados ainda tem bastante vida: as bactérias. Sem bactérias, não tem smetana. A segunda coisa importante é procurar um creme de leite integral e, se for possível, sem estabilizantes. Quanto mais gordura tiver o seu creme de leite, melhor. Entretanto, eu escolhi um creme de leite com 20% de gordura ultrapasteurizado integral e não de 33% ultrapasteurizado com uso de estabilizantes.

Coloque o creme de leite numa jarra de vidro e tampe com um pano (não com uma tampa!). Deixe-o na cozinha sem geladeira e espere mais ou menos 1 ou 2 dias (eu esperei 2 dias). É importante olhar o seu creme de leite de vez enquando para não perder o ponto de smetana. Senão, tudo vai estragar e ficar amargo. Mas não se preocupe, nao vai acontecer com você! Quando você ver que embaixo da jarra tem como se fossem bolinhas ou buraquinhos de ar, movimente um pouco a jarra. Se o nível de cima parecer com creme e não é mais líquido, a smetana está pronta. A minha nem se movimentava quando eu girava a jarra. Experimente a sua smetana com uma colher e, se está boa, coloque na geladeira.

Pode acontecer que embaixo tenha um pouco de líquido e um típo de prostokvasha. Nesse caso, retire a parte de cima que virou smetana e guarde-a separada. No meu caso não tinha nada disso, tudo virou smetana.

Eu recomendo experimentar fazer prostokvasha primeiro para depois você poder saber se a sua smetana é smetana de verdade. Porque normalmente quando a smetana não dá certo, você tem prostokvasha como resultado. Também, olhe a imagem: a smetana é toda lisa, parece um creme. Boa sorte!

38 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    A receita saiu muito mais rápido do que esparávamos)))))

    Agora é comprar os demais ingredientes e fazer novamente o bolo de cereja!

    Spasibo, Spasibo e Spasibo!

    E mais uma vez, bol'shoye spasibo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет, Клебер! De nada :-)

      Eu também não esperava que vai ser tudo tão fácil assim e pensava que vou passar semanas tentando. Mas não :-) Agora não vou ficar sem smetana quando estiver no Brasil.

      Até a próxima!

      Excluir
    2. Привет, Наталия!

      A "patroa" acabou de me ligar e disse que a nossa Сметана deu certo, e que vai fazer o bolo de cereja com ela no sábado de manhã!

      Oba )))))))))

      Excluir
    3. Nossa! ))))))))))))))) Parabéns!!! Imagino como ela ficou contente :-)

      Eu estou fazendo a minha segunda smetana, porque fica bem melhor que nas lojas )))

      Um grande abraço para vocês dois e que o bolo fica muito gostoso!

      Excluir
  2. Hoje vou tentar fazer minha smetana, você pede para tampar com um pano, aí surgiu uma pequena dúvida, é a seguinte que tipo de pano eu utilizo, existe um tipo de pano tipo tule (aqueles que utilizamos para fazer um mosquiteiro) este pano serve? ou qualquer outro tipo de pano Serve?

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi que você já conseguiu tudinho, mas respondendo a pergunta: pode usar tule, uma toalha ou algo parecido.

      Excluir
  3. Natalia querida amiga , hoje não estou aqui para pedir uma receita, e sim saber como posso fazer para te mandar uma foto da minha primeira smetana, acho que ficou perfeita, mais preciso de tua opinião.

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Bom, fiquei hipermercado feliz que acertei o ponto, agora só me resta aprender a fazer o Tvorog, e muitas receitas que utilizam smetana, e tudo isso graças a você Natalia, muito obrigada,
      Bijos

      Excluir
    2. De nada :-) Acho que o talento de cozinheira também ajuda.

      Excluir
  4. Olá Natália, eu moro na Rússia e até agora não sei comprar creme de leite pasteurizado, eu não sei o nome em russo hahahaah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro Gabriel! Leite pasteurizado se diz пастеризованное молоко (pastirizôvanae malakô). Mas morando na Rússia, você pode comprar smetana pronta, né. Por outro lado, eu prefiro tomar leite pasteurizado porque me parece mais natural. Onde você mora na Rússia?

      Excluir
  5. Perfeita explicação!
    Ficou um creme muito especial, grata!

    ResponderExcluir
  6. Estou na Rússia agora e a maioria das coisas que como vai smetana, já estou pesquisando como fazer, quando estiver no Brasil, ainda bem que tem essa possibilidade rs obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil imaginar um prato onde nós não adicionamos smetana :-) Bom, que você achou útil essa receita. Espero que dê certo.

      Excluir
  7. Oi Natália, obrigado pela receita, eu tentei fazer a smetana e não deu certo, eu usei um creme de leite pasteurizado com 35% de gordura e deixei na cozinha por dois dias.Como você mora na Rússia a sua casa tem calefação, qual é a temperatura média dentro dá cozinha? Obrigado.(Iran Amorim da Silva -São Paulo_Brasil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nós temos aquecimento somente quando está frio e a temperatura em casa não fica maior do que no Brasil (ao redor de 20 ou 22 graus). Na verdade, no Brasil está mais quente eu acho.

      Excluir
    2. Ok vou tentar outra marca de creme de leite. Большое спасибо!

      Excluir
  8. Pode fazer com nata da colônia? Retirada do leite da fazenda, sem pasteurizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza que entendi o que é nata da colônia, mas se você quer dizer "nata natural", sim. É o melhor jeito! Tanto que quando eu era criança e a minha mãe comprava leite de uma mulher que tinha uma vaca, natural, depois de um tempinho a smetana se formava sozinha no nível de cima.

      Excluir
  9. Não entendi nada quando disse que usa creme de leite pasteurizado porque precisa das bactérias. Pasteurização é um processo cujo único objetivo é matar microorganismos, como bactérias. Creme de leite natural não seria mais adequado? Além disso, a fermentação produz sabor diferente dependendo da cultura de bactérias que houver no leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você entende a diferença entre leite pasteurizado e leite estirilizado? Veja qual é e vai entender o por quê da recomendação sobre creme de leite pasteurizado. Creme de leite natural seria melhor, é claro. Entretanto, sendo uma pessoa adequada eu não acho que maioria dos meus leitores podem o comprar a qualquer instante. Se você mora numa vila ou visita alguma feira especial, beleza, sorte sua.

      Excluir
    2. Sobre o sabor posso dizer que usando creme de leite pasteurizado você vai obter um que é bastante típico. Sendo russa, eu nem percebo a diferença entre smetana feita com creme de leite que passou o processo de pasteurização ou não, fora o fato que creme natural possui mais gordura.

      Excluir
    3. Bom ponto de qualquer forma, o levantado pelo Thiago. A pasteurização pelo princípio só quer eliminar microorganismos. Mas eu entendi, agora, o ponto da Наталия - que ela está contando com o fato que a pasteurização é imperfeita, ou seja, quanto menos pasteurizado melhor; ou seja, em teoria ultrapasteurizado é pior que pasteurizado que é pior que não pasteurizado; ou seja quanto menos pasteurizado melhor.

      Excluir
  10. Prezada, irei ã Russia em maio e espero conhecer bem os pratos que voce nos apresentada. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Maio é um ótimo tempo para ver a Rússia, se não for o melhor até. Boa viagem :-)

      Excluir
  11. Respostas
    1. Não, porque a smetana não é feita com iogurte. Se você quer smetana, e não algum outro produto, ela é feita assim como escrevi no artigo e de nenhuma outra maneira.

      Excluir
    2. Você usou creme de leite fresco e creme de leite integral??Oq seria creme de leite integral??O fresco é oq usamos para fazer chantilly. o integral??

      Excluir
  12. Fiz há 3 dias e ainda não chegou ao ponto. Esta semana está cerca de 9°C aqui na minha cidade, acho que por isso está demorando mais.. Devo deixar em algum lugar mais quente, como em cima do forno, ou apenas aguardo? Desde já agradeço! Adorei o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Eu acho que pode enrolar em um cobertor, só deixar um espacinho para o ar penetrar na jarra. E tmb pode tentar adicionar um pedaçõ de pão, principalmente se tiver pão preto.

      Excluir
  13. Natália comprei um creme de leite de um mercado judeu super cremoso, porém não veio em embalagem de fábrica é porcionado por potes do mercadinho mesmo então não tenho como saber se é pasteurizado ou não, se é cremoso por espessante ou não. Nunca provei Smetana e estou louco para provar. Vou tentar fazer seguindo sua receita. Minha pergunta é, qual o sabor que você percebe de smetana? Está mais para o Azedo (iogurte), amargo? Ácido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas! Eu diria que o sabor da smetana tem um toque ácido. Espero que deu certo.

      Excluir
  14. Oi fiz a minha e deu errado...quais os ingredientes e quantidade que vc usou???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, André. Às vezes isso acontece mesmo se usou exatamente o produto com qual num outro dia deu certo. Por isso, na Rússia 99% das pessoas compram a smetana pronta. Eu usei creme de leite pasteurizado, uns 200 g.

      Excluir
  15. Você usa leite integral e creme de leite?Não entendi direito..você fala creme de leite pasteureizado e depois creme de leite integral.

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!