29 de janeiro de 2017

Receita clássica de sopa xi (ou shchi)

Xi (щи) é a sopa mais tradicional da Rússia. O nome original contem um som que não existe em português, mas parece muito com o "x" na exclamação "vixi!". Uma curiosidade linguística: a raiz da palavra "xi" consiste de uma letra só que é "щ".

Essa sopa provavelmente existe desde os tempos que existe o próprio país. Ela é parte da nossa cultura e o prato principal do almoço. Nos tempos antigos a louça em que faziam xi era considerada quase sagrada. Você não poderia usá-la para preparar algum outro tipo de comida. Quando a dona de casa lavava o pote para fazer xi, ela falava ou cantava palavras especiais que deveriam passar algum tipo de magica para o pote e assim proteger a saúde da família.

Normalmente, xi não se fazia para um dia só, mas para três ou cinco dias. Minha mãe sempre cozinhava uma grande panela de xi e a colocava na geladeira para comer todo dia. Até os anos 90 era estranho almoçar sem xi ou alguma outra sopa. Agora o ritmo da vida mudou bastante, e sopa já não é uma obrigação. Entretanto, os xi sempre estão bem-vindos (eu digo "os xi" porque em russo é plural de neutro).

Vou compartilhar aqui uma receita mais popular de xí, algo clássico da nossa culinária moderna.

Receita de sopa xi


Ingredientes para uma panela média

250 ou 300 g de carne bovina, pode ser com osso
um pedaço de repolho que seja visualmente duas vezes maior que a porção de carne
uma cebola
uma cenoura pequena
um tomate
pimenta de reino em bolinhas
pimenta de jamaica em bolinhas
paprica
sal a gosto
2 ou 3 folhas de louro (nunca pode esquecer dele!)
1 ou 2 dentes de alho

Modo de preparo

Lave a carne e coloque-a numa panela na água fria para cozinhar. Não importa se você usa carne em pedaço maior ou cortada, cozinhe-a no mínimo uma hora. Enquanto isso você pode preparar todos os legumes.

Rale a cenoura com a parte mais grossa do ralador. Pique a cebola. Corte o repolho em tirinhas bem finas. Rale ou pique o tomate. As receitas mais antigas suponham que você colocar todos esses legumes na sua sopa sem fritar, mas realmente é muito mais gostoso quando você frita a cebola, a cenoura e o tomate. Hoje em dia maioria das pessoas fazem seu xi assim. 

Primeiro começe a fritar a cenoura. Quando ela estiver mais macia e um pouco dourada, adicione a cebola. Tome cuidado para não fritar demais e não queimar. O nível bastante é quando a mistura está bonita, dourada e cheira bem. Guarde-a num prato separado e frite o tomate na mesma panela sem lavar.

Pequeno segredo: O melhor repolho para usar nesse prato é aquele maior e bem branquinho e não aquele que é pequeno e esverdiado. Quando o repolho foi cortado, coloque a num prato maior, adicione um pouco de sal e amasse com as mãos.

Quando a carne estiver pronta, retire-a da panela. Retire também metade da calda, pode usá-la para algum outro prato como por exemplo legumes refougados. Adicione água fresca na panela, mais ou menos assim como se fosse a sopa está pronta e essa é a porção final. Ela vai evaporando e você não vai precisar adicionar toda hora.

Enquanto a água está começando a ferver, corte a carne em tirinhas. Quando a calda estiver fervendo, coloque a carne de volta. Adicione a pimenta e deixe a carne cozinhar por uns 10 ou 15 minutos.

Pequeno segredo: Não substitua a pimenta em bolinhas por pimenta moída para fazer mais fácil. O sabor vai mudar. E sempre as duas pimentas devem estar presentes. Adicione os temperos moídos somente depois, quando a sopa estiver quase pronta.

Adicione a batata e o repolho. No começo vai parecer que a sua sopa é só repolho, mas o tamanho dele vai diminuir mais ou menos por duas vezes. Isso leva de 15 até 40 minutos, dependendo do repolho.

Depois adicione os legumes que foram fritos e cozinhe por mais 5 minutos.

Pique o alho e coloque-o no xi junto com os outros temperos moídos ou ervas secas que você quer usar, como paprica ou endro. Cozinhe por mais 5 minutos.

Agora o seu xi está pronto! Bom apetite ou guarde-o até o próximo dia. Xi são mais gostosos no próximo dia. Sirva com smetana ou maionese, adicione verduras a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!