7 de novembro de 2015

Qual é a diferença entre varenje e geleia?

Conhecendo a comida russa cedo ou tarde você vai se encontrar com o varenie (варенье). E o que é varenie? O mais fácil seria dizer que é um tipo de geleia russa. Entretanto, não é bem assim. O varenie é parecido com geleia, mas não é mesma coisa. É também, ela não é somente russa. O varenie é tradicional na Bielorrússia e Ucrânia, assim como na Rússia.

Qual é a diferença entre varenie e geleia? A geleia parece um pouco mais com gelatina, ela é homogênea e normalmente não contem frutas inteiras. O varenie é um pouco mais líquido e contem frutas inteiras. Como a geleia, ele também é feito de frutas cozidas com açucar (normalmente, de maça, pera ou yagody). A própria palavra "varenie" significa "cozido". 

Os varenies clássicos são os de framboesa, morango, cereja ou ribes preto. Diferente da geleia, o varenie não é considerado somente um doce. Alguns servem como remédio. Por exemplo, o varenie de framboesa ajuda se você ficou resfriado(a), com dor de garganta ou com febre. O varenie de ribes, se feito certinho, é uma boa fonte de vitamina C. Mas, claro, se exagerar, não vai ser legal, porque o varenie também contem muito açucar. 

A geleia também existe na Rússia e se chama aqui à inglesa de jam (джем) ou à francêsa de confiture (конфитюр). 

Temos também mais um doce desse tipo, mas não é mesma coisa: frutas trituradas com açucar, mas não cozidas. 

Agora se eu mensionar varenie, você já sabe sobre o que eu estou falando ;-)

7 comentários:

  1. Olá, Natalia. Muito obrigado por esclarecer minha dúvida! :) Para fazer varenie o processo é parecido com a geleia? Só que ao invés de triturar a fruta devemos por inteira e deixá-lo mais líquido? :)
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O meu marido me perguntava muito sobre essa diferença no começo )))) O processo é parecido sim. Acho que na temporada de frutas frescas vou dar algumas receitas. Esqueci adicionar aqui também que a palavra mais certa para varenie em português talvez seria doce (doce de morango, doce de... etc). Porque também é feito de frutas inteiras ou de pedaços maiores.

      Excluir
    2. :) Ah sim! Entendi! Obrigado, Natalia. Vou aguardar. Abraços

      Excluir
  2. Alem das frutas citadas existem Varenies feitos com outras frutas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e na próxima semana você vai ver um exemplo bastante exótico de varenie.

      Excluir
  3. Seria uma compota ou coisa parecida, como compota de pêssegos, compota de goiba, compota de figos.... eu acho depois que vi a receita com pinhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, interessante. Eu dei uma olhada e vi que realmente algumas imagens de "compota" parecem com o "varenje", outras com o nosso "kompot".

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!