4 de abril de 2016

Zapekanka de tvorog numa frigideira

Zapekanka é um dos meus pratos favoritos. Normalmente é feita no forno e por isso fiquei muito triste quando percebi que ele não funciona bem no apartamento onde moramos em Tomsk. Mas depois lembrei que a minha mãe fazia zapekanka de tvorog numa frigideira (творожная запеканка на сковороде), ou seja, sem forno. Infelizmente, eu não anotei a receita e mãe já não está conosco, como dizem os inglêses.

Hoje em dia é muito difícil achar alguma receita realmente boa e caseira na internete (pelo menos, na Rússia os grandes sites "copiadores" e "produtores de conteudo" tomaram todas as primeiras páginas nos buscadores). Entretanto, com tempo consegui. Parece que é quase a mesma zapekanka que fazia a minha mãe. Vou compartilhar a receita com vocês. Aqui eu escrevo com os ingredientes originais que são tvorog e smetana, mas, como sempre falo, dá para conseguir algo parecido experimentando com ricota e creme de leite. 

Receita de zapekanka de tvorog sem forno


Ingredientes

400 g de tvorog
200 g de smetana
5 colheres (sopa) de semolina
4 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos
0,5 colher (chá) de sódio bicarbonado
1 colher (sopa) de vinagre
1 pitada de sal
1 xícara de uvas passas
manteiga para untar

Modo de preparo

Misture a semolina com a smetana e deixe por uma hora. Deixe as uvas passas na água morna por 20 minutos. 

Misture os ovos com o açúcar. Bate bem e adicione o tvorog. Mexe tudo com uma colher.

Adicione a semolina com smetana e mexe de novo. Dissalve o sódio numa colher de vinagre e coloque-a na massa.

Seque as passas e coloque na massa também. 

Unte uma frigideira grande e coloque nela a futura zapekanka. Tampe e cozinhe mais ou menos por 25 ou 40 minutos com fogo mais baixo possível. Quando ela ficar pronta, você vai ver que os lados são bem dourados.

Sirva a sua zapekanka quente ou fria. Bom apetite!

7 comentários:

  1. Privet, Natalia! Kak tebya dela?

    Para fazer esta receita, conseguimos achar tvorog e smetana na feirinha Ucraniana. O problema está sendo a semolina. Procuramos no Mercado Municipal e em lojas especializadas e nada! Todos dizem que a procura é baixa e por isso não é fácil de se comprar. Faremos uma tentativa pela internet. Obrigado por postar mais esta excelente receita por aqui.

    Grande abraço e poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Kleber! Estou ótimo :-) E você? Se quiser eu mando um pacote de semolina para vocês. É incrível que vocês acharam e tvorog, e smetana! Realmente! Por enquanto, eu acho que em vez de semolina é possível tentar com fuba. Eu fiz experimentos com bolo de fuba na frigideira, usando a mesma ideia de primeiro coloca-la em kefir ou jogurte. Deu certo.

      Abraço para vocês três! :-)

      Excluir
  2. Privet, nobre!

    Vamos tentar achar pela internet. Se não conseguirmos, falamos mais sobre isso no VK. E sobre o tvorog e a smetana, você tem razão. Foi um achado! Não é sempre que tem. E temos de comprar a smetana porque não conseguimos fazer mais em casa de jeito nenhum...
    Abraço para vocês dois!!!

    ResponderExcluir
  3. Me encanta experimentar recetas de todas lãs partes del mundo, y me encantaria experimentar esta y outras de ustedes eu não sei o que significa Tvorog e smetana, pois como não falo nadica de russo, não consegui entender, estas duas palavras, vocês poderiam colocar em português para mim

    De atemão muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tvorog e smetana são produtos autenticos, por isso eles se traduzem assim mesmo (como feijoada continua sendo feijoada mesmo em russo). Veja os links que eu deixei no artigo ou procure por tag "ingredientes" para per mais sobre eles. Basicamente são algo como queijo cottage e creme de leite azedo.

      Excluir
  4. Muito Obrigada por todas as respostas em diversos comentários que fiz, mais tenho ainda uma pequena pergunta para te fazer
    É a seguinte: Se Tvorog e smetana podem ser feitos de forma caseira e se você conhece a receita?

    De antemão meu muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Charito. Smetana eu já fiz em casa e deu certo. A receita está no blog na parte dos ingredientes (desculpe, não consigo colar um link do celular, o artigo se chama "como fazer smetana em casa"). Tvorog eu ainda não fiz, mas a receita é parecida com a da smetana. Só que precisa esperar um pouco mais e tirar todo o líquido.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!