14 de junho de 2016

Bolo Praga: história e receita

Nesse artigo vou contar sobre bolo Praga (торт Прага), respondendo a pergunta da minha leitora Charito Peraza que pediu a receita.

Como sempre, primeiro vou escrever um pouco sobre o próprio bolo. Eu diria que existem pratos nacionais que todo mundo conhece. Assim, pensando no Brasil, o russo lembra de feijoada e pensando na Rússia, o brasileiro lembra de bliny e estrogofe. Entretanto, há pratos, que o estrangeiro não conhece muito bem, mas os nativos não imaginam a sua cultura sem eles. O bolo Praga é um desses pratos. Quando um estrangeiro me diz que ele conhece o bolo Praga, eu entendo que o conhecimento dele sobre a Rússia vai além de matryoshka. Ou seja, ele já sabe algo do lado de dentro da minha cultura.

Charito contou que na infância comeu esse bolo na Bolívia na casa de alguém. Fiquei muito impressionada com isso. Se aquela pessoa não for russa, ela deve haver algum contato com o país. Eu li que no passado houve muitos imigrantes russos na Bolivia. Quem sabe, o caminho da receita foi aquele. De qualquer jeito, Charito, se você ainda conhece a pessoa, mande um "Privet" para ela da Rússia :-) 

De um certo jeito, bolo Praga é especial. Ele é um dos símbolos dos tempos soviéticos. Provavelmente você imagina que naquela época as pessoas só poderiam viver de um jeito muito símples e o luxo não existia. Entretanto, cada época tem seu luxo e os seus ricos. Em Moscou soviética dos anos 50-a, 60-a, 70-a e 80-a os ricos, famosos e poderosos frequentavam numa restaurante chamada "Praga". É lá onde foi inventado o bolo.

O autor da receita, Vladimir Guralnik (Владимир Гуральник), trabalhou no restaurante desde 16 anos. Durante a sua juventude ele participava nos programas de intercâmbio com a República Tcheca organizadas pelo restaurante e estudou com os confeteiros tchecos. Bolo Praga, de um lado, comemora o nome do famoso restaurante e, do outro, esse tempo e experiência que passou para o Vladimir dos seus colegas estrangeiros. Quando o bolo foi inventado, ele já era o diretor do "Praga".

Hoje em dia, bolo Praga é um dos favoritos na Rússia, uma sobremesa clássica. Talvez por isso existem muitas variações. Nesse artigo eu vou compartilhar uma receita que pedi de uma amiga da infância Natalia Zenina. A família dela usa essa receita de bolo Praga há quase 30 anos e olha, é muito boa! Eles tem bastante experiência com esse bolo. Já comi tantas vezes na casa dela e sempre gostei :-) Agora vocês também podem fazer na sua casa. Tanto que os ingredientes não são nada de exótico sem contar a smetana. E como diz a Natalia, esse bolo sempre dá certo.

Receita de bolo Praga da família Zenin


Ingredientes

Massa: 
250 g de smetana
1/2 de uma lata de leite condensado
2 ovos
1 copo americano (em nosso caso, soviético ;-) o que é mesma coisa!) de açúcar
1 copo de farinha de trigo
1 colher de chá de sódio bicarbonado
2 colheres de sopa de chocolate puro em pó

Para o creme:
200 g de manteiga
1/2 de uma lata de leite condensado
2 colheres de chá de chocolate em pó puro
um pouco de nozes picados ou moidos

Cobertura de chocolate:
3 colheres de sopa de leite
6 colheres de sopa de açúcar
50 g de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate em pó

O bolo se faz numa panela alta como aquela para fazer sopa. Preste atenção que ela não deve ter partes de plástico ou de madeira, porque vai no forno. A altura da panela deve ser bastante para o bolo crescer. Para as medidas indicadas nessa receita eu usei uma panela de uns 25 cm de diâmetro e mais ou menos 15 cm de altura. Deu tudo certo e consegui um bolo bem redondinho e bonito.

Unte a panela com manteiga e polvilhe com farinha de rosca ou semolina e reserve. Preaquece o forno até 180 graus.

Para fazer a massa do nosso bolo Praga, misture os ovos com açucar e adicione smetana, leite condençado e chocolate em pó. Mexe bem e acrescente a farinha de trigo. Por último adicione o sódio bicarbonado (não precisa usar suco de limão ou vinagre). Coloque a massa na panela e feche com papel aluminio. Cozinhe no forno por 40 minutos (exatamente esse tempo) e não abre o papel aluminio.

Enquanto isso misture os ingredientes para o creme e reserve na geladeira.

Apos de 40 minutos tire o bolo do forno e veja se ficou pronto. Se ainda não ficar, coloque de volta e espere um pouco mais.

Corte o bolo em 3 camadas (se não dá, pode ser 2) e passe o creme nas primeiras duas. Deixe o bolo na geladeira por 8 horas ou mais. Eu deixei "dormir" a noite.

O passo final é passar a cobertura de chocolate. Antes disso passe geleia de abrico ou de pessego por cima e aos lados do bolo.

Para fazer a cobertura, aquece a manteiga e adicione os outros ingredientes nessa ordem: leite, açúcar, chocolate em pó. Cozinhe um pouco até a consistência ficar boa. Enquanto a cobertura ainda está quente, passe-a por cima do bolo assim que ela cobre a cima e os lados também.

Pronto! Seu bolo Praga pode ser servido!

Mais uma vez agradeço a minha amiga que compartilhou a receita e espero que mais pessoas aprendem a fazer bolo Praga em casa.

14 comentários:

  1. Muito Obrigada por dedicar teu tempo para atender um pedido meu, que Deus te abençoe hoje e sempre.
    Amei a historia e a receita,
    So me surgiram dois pequenas dúvidas coloco-as a seguir

    1º) Caso não consiga smetana, aqui na região onde vivo en Brasil, você poderia me decir por cual produto poderia substituir a smetana e ficaria mais próximo da consistencia do smetana a) kefir b)iogurte c) creme de leite?
    2º) Se eu quiser acrescentar um pouquinho de vodka a lá massa, eu posso fazê-lo? E qual a quantidade de vodka e qual a quantidade que eu poderia colocar?

    Agora é um pedido que te faço, posso compartilhar está receita com um amigo meu, que tem uma página do Facebook, chamada "Cantinho Goiano, Gastronomia, tradições, artes e cultura, e ele intenta assim como eu resgatar receitas antigas e reavivar as mesmas na memória das pessoas? Y por último posso traduzi-la ao espanhol y colocá-la no meu blog?
    Novamente muito obrigada

    Um grande beijo de tua amiga do Brasil

    Charito Peraza



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, eu fico feliz quando consigo responder a pergunta do leitor e dar uma receita. Já aprendi muito graças a isso.

      1 - Creme de leite com uma colher de jogurte e mais próximo
      2 - Não tenho experiência com vodka e não ouvi sobre o uso dela nessa receita. Então, é usar a criatividade :-)

      Eu apoio a sua ideia de traduzir tudo para espanhol. Vou dar um link para a tradução aqui. Agradeço se você também dá um link do original. E sim, acho que a Natalia vai gostar se a receita dela aparece no "Cantinho Goiano". Mande um link depois para eu mostrar.

      Obrigada pela sua interesse e tenha um ótimo dia! Um beijo de Voskresensk :-)

      Natalia Aguiar

      Excluir
  2. Muito Obrigada Natalia, eu ao ler novamente está receita e como outras que levam smetana eu vi que no lugar da manteiga ou óleo se utiliza a smetana e no lugar do fermento o bicarbonato de sódio, tenho uma dúvida o bolo cresce muito? E quando retiro do forno ele não abaixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é algo comum nas receitas russas. Ele cresce bastante, o dobro eu acho se não for mais. Sai da panela redondo como um queijo e não abaixa. Mas eu deixei o meu no forno desligado por um tempinho depois de fazer.

      Excluir
  3. Natalia, primeiro vou testar a massa deste bolo, por isso estou fazendo apenas a metade da receita, fiquei em dúvida em relação à temperatura do forno eu costumo fazer meus bolos entre 160º e 180º C, qual a temperatura do forno.

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Que bolo delicioso! :D eu fiz ele Natália e amei rs usei a smetana caseira que eu fiz com o creme de leite. Obrigada por mais essa receita :) vou ver se posto a foto no Facebook pra te mostrar ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Bárbara! Eu também fiz esse bolo pela primeira vez e adorei.

      Excluir
  5. Humm!!!!!!! Parece ser delicioso! Eu já tinha ouvido falar nesse bolo, pois eu li um diálogo no curso online de russo que faço. Quando li Praga logo associei à República Tcheca. Obrigado por compartilhar essa receita. Natalia, saudações!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Natalia, estos dias eu aprendi a fazer o Oreshki, me disseram que Oreshki significa nozes em russo e também me disseram que em festas de casamento é aniversários é muito consumido, aí me veio a ideia de te pedir a receita de Oreshki

    De antemão muito obrigada

    Aproveito a oportunidade para te dizer que teu blog cada dia está mais bonito

    ResponderExcluir
  7. Oiii Natália, fiz esse bolo num trabalho meu sobre a russa no ensino médio em 2017. Hoje deu muita saudade, estou aqui pra salvar a receita novamente. Obrigada por compartilhar!!
    Obs: o seu blog me ajudou muuuuuuito no trabalho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Fico contente que o blog te ajudou e que gostou do bolo :-)

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!