31 de julho de 2017

Rassôlnik - sopa russa com picles

Já ouviu de um prato russo chamado rassôlnik? Experimentou? Quer fazer em casa?

Rassôlnik (рассольник) é um tipo de sopa que é feita com picles e salmoura e tem sabor um pouco ácido e salgado ao mesmo tempo. "Rassôlnik" signifíca "com salmoura" (em russo рассол - rassôl).

Existem vários tipos de rassôlnik:
- com carne suína, bovina ou figado bovino e cavedinha francesa;
- com frango e arroz;
- vegetariano.

A versão vegetariana foi inventada principalmente por razões religiosas, como um prato que seja aceitável durante a quaresma, quando os ortodoxos não podem comer carne e aves.

A sopa rassôlnik foi introduzida na culinária russa mais ou menos no céculo XIX. No fim do mesmo céculo ela foi mencionada pela primeira vez num livro por autora chamada Elena Molokhovets (Елена Молоховец) que é bastante conhecida na Rússia. Há opiniões que o prato foi inventado nos traktir (um tipo de boteco misturado com restaurante, popular na época). Não sei se é verdade, mas muitas pessoas consideram a rassôlnik um ótimo remédio contra ressaca.

Para falar a verdade, fazer essa sopa foi um desafío para mim. Antes de fazer isso, eu tive experimentado a rassôlnik uma vez só e detestei! 😄 Comer sopa com picles me pareceu muito estranho e a cavedinha francesa era dura e sem sabor. Mas! Tive que apresentar a sopa aqui de qualquer jeito. Fiquei muito surpresa quando experimentei e... ficou saborosa!

Embaixo eu vou dizer o que, na minha opinião, define se a rassôlnik vai ser gostosa ou vai ter que ser jogada fora. Vamos começar por versão clássica que é com carne suína e cavedinha francesa.

Receita de rassôlnik com carne suína e cavedinha francesa


Ingredientes

400 g de carne suína com ossos
1 copo americano de cavedinha francesa
1 cenoura de tamanho médio
3 ou 4 picles médios*
3 batatas médias
1 cebola
3 ou 4 folhas de louro
2 ou 3 colheres (sopa) de salmoura (talvez mais)
1 copo americano de salmoura que está na jarra com picles
pimenta do reino
sal a gosto
um pouco de óleo vegetal

*É um pouco difícil para mim definir o que é um picles médio, porque percebi que na Rússia e no Brasil usam medidas bem diferentes. Eu diria, que você deve usar a quantidade de picles que seja visualmente parecida com a da carne.

Importante: Quais picles usar no rassôlnik?

Na Rússia nós temos três tipos de picles: pouco salgados (malossolny), marinados e salgados. Neste caso é necessário usar os que são salgados.

É fácil para quem mora no Brasil, porque eu percebi que maioria dos picles lá são salgados mesmo. Se tiver dúvidas, olhe a pele dos picles: os que são salgados têm pele verde escura e os que são marinados são mais claros. O sabor também é diferente: os picles salgados são muito salgados e os que são marinados nem tanto.

Modo de preparo


Coloque a carne suína na água fria e cozinhe no fogo médio por mais ou menos 2 horas (ou no mínimo 1,5). Enquanto isso você pode preparar todos os outros ingredientes.

Comece com a cavedinha francesa, porque ela leva um tempo para fazer. Lave-a bem com água fria, coloque num litro de água (fria também) e epsere quando ela começar a ferver. Cozinhe por 20 ou 25 minutos com fogo baixo. Quando ficar pronta, retire-a do fogo e deixe tampada sem tirar o excesso da água. É importante fazer exatamente assim: ter a cavedinha precozida. Desse jeito você consegue controlar melhor a consistência dela. Se colocar o grão seco na hora de adicionar todos os outros ingredientes, o tempo durante qual a sopa fica pronta pode não ser o bastante para ele amolecer.

Mais um detalhe importante é descascar os picles e retirar os sementes. Pique-os do jeito que te pareça mais bonito.

Rale a cenoura e corte a cebola em tirinhas bem finas. Frite-as com com óleo vegetal.

Descasque as batatas e corte-as em cubos.

Quando a carne estiver pronta, retire-a do caldo. Adicione a batata e cozinhe por uns 10 minutos. Depois coloque os pepinos, a cavedinha francesa, a cenoura e a cebola. Cozinhe por mais 10 minutos.

Corte a carne em tirinhas e frite-a até ficar dourada. Adicione na sopa.

Acrescente a salmoura em porções: veja se você vai querer usar o copo todo. Eu usei todo sim, mas, dependendo da salmoura, o resltado pode ser diferente. Então é bom experimentar como está ficando. Acho que isso é mais um detalhe importante.

Depois de adicionar a salmoura, veja se você quer pôr sal no seu rassôlnik. Eu adicionei umas duas pitadas, mas muita gente diz que não adiciona. Por último coloque as folhas de louro e a pimenta do reino. Cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo.

Sirva com verduras, se quiser, adicione smetana ou maionese e torradas.

Bom apetite! Espero que você goste do seu rassôlnik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!