8 de agosto de 2017

Chá com leite de cedro - bebida siberiana

Já contei sobre uma bebida chamada leite de cedro (кедровое молочко) que tem a sua orígem na Sibéria. Ela é feita de pinhão de cedro e pode ser consumida de vários jeitos. Na região de Irkutskaya oblast leite de cedro adiciona-se no chá. 

Chá com leite de cedro - bebida siberiana
Chá com leite de cedro (чай с кедровым молочком) servido com tortas de bagas (ribes, brusnika, morango, pado e mirtilo) foi escolhido como o símbolo da região de Irkutsk no Mapa Delicioso da Rússia (Вкусная карта России), um projeto que reune as tradições culinárias das várias partes do país.

Irkutsk tem muito a ver com chá. No passádo ele era parte do Grande Caminho do Chá da China para a Rússia europeia e Europa Acidental. Se você visitar a cidade, vai encontrar muita arquitetura histórica que demostra a riquesa da cidade naquele tempo apesar de estar bem longe da capital do país. Imagine só que os comerciantes precisavam mais de um ano para trazer o chá da China até Moscou e São Petersburgo!

Como fazer chá com leite de cedro em casa?


A. Usar pinhão de cedro fresco. Fritá-lo um pouco, bater no liquidificador e adicionar um pouoco d'água e mel. 

B. Usar leite de cedro em garrafa. Tem umas já são com mel.

C. Usar farinha de pinhão de cedro e misturá-la com um pouco d'água e mel (imagino que essa última opção é a mais possível para quem mora no Brasil porque é mais fácil de comprar a farinha do que o leite pedindo pela internet).

Adicionar mais ou menos 1/5 ou 1/4 de leite no seu chá preto ou chá de ervas.

Eu gostei bastante deste chá! Recomendo também visitar a cidade Irkutsk para quem vai viajar pela Rússia. Ela vale muito a pena e fica perto do lago Baikal que é o lago mais fundo e mais antigo do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!