17 de novembro de 2014

Pelmeni: um prato tradicional da Sibéria

Na Rússia temos comida que se chama pelmeni (пельмени). Quando alguém me pergunta o que é, eu falo que é algo como ravioli, mas muito melhor (e é verdade que melhor, porque tem mais carne). Mas acho que pelmeni realmente merecem mais atenção. Vou falar um pouco sobre a história desse prato russo e sobre a tradição de pelmeni na Sibéria.

A história do pelmeni na Rússia começou alguns séculos atráz. Na verdade, ninguém sabe exatamente quando. Tem várias versões sobre como esse prato apareceu na Rússia. Uma delas fala que os chineses trouxeram pelmeni para o nosso país. De um lado isso até parece logico, porque os chineses tem um prato parecido e moram perto da Sibéria, onde esse produto é considerado tradicional e de onde ele veio para a parte europeia do país. Mas não existe nenhum fato que poderia provar isso. Outra versão fala que foi  Marco Polo que trouxe pelmeni para a Rússia depois de visitar China. Isso parece um pouco louco porque o prato já existia na Sibéria muito tempo antes. O mais provável é que pelmeni foi inventado pelos povos fino-úgricos. 

Esses povos moravam no território do Altai (uma região no sul da Sibéria conhecida pelas bonitas montanhas) e começaram a migrar para Ural e ainda mais longe para oeste mais ou menos 3 000 anos a.c. Esses povos tinham um prato que foi feito de carne enrolada em pedaço de massa. Como Sibéria é um lugar bem frio e selvagem, isso foi bastante pratico. Primeiramente, isso foi uma comida nutritiva. Sendo coberto de massa e temperada a carne de pelmeni não atraia os animais perigosos como lobos e ursos. Além disso, pelmeni poderia ser guardado o inverno inteiro: a pessoa simplesmente deixava ele um pouqinho na rua e tudo congelava, depois para preparar comida foi só jogar os pelmeni na água quente. Só que o prato não se chamava pelmeni. Ele se chamava peln'an' (uma orelha de massa). Passando pelo Ural, os fino-ugricos ensinavam os povos locais como fazer o prato. Com tempo o "peln'an" virou "pelm'an'" e finalmente chegou a virar o nosso amigão "pelmeni". Quando os russos começaram a explorar a Sibéria, eles apreciaram bastante dessa comida gostosa e nutritiva e o pelmeni se espalhou pelo país inteiro.

Claro que o mais gostoso é sempre na Sibéria (eu já provei que sim). Aqui muitas famílias guardam a tradição de fazer pelmeni em casa. Isso é um evento para homens, mulheres, velinhos e crianças, que todos sentam na mesa e começam a enrolar pedaços de carne na massa. Algumas famílias até fazem competições: quem vai conseguir fazer mais pelmeni de uma vez. Durante o processo pessoas conversam e brincam.

E como é o sabor do pelmeni? Bom, é gostoso ))) A massa é mais fina do que a massa do ravioli e não é um tipo de pasta. Dentro tem carne moída com alho, cebola e temperos. A porção de carne é maior do que no ravioli. Pelmeni é cozido na água com um pouco de sal. Comemos esse prato com manteiga, smetana, maionese ou molho de tomate.

3 comentários:

  1. Olá! Você poderia dar a receita?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, um dia vou escrever uma receita de pelmeni. Acho que já demorou pra eu fazer :-)

      Excluir
  2. É exatamente isso! Não sabia a história, mas sou de família russa e esse processo de fazer o pelmeni é muito especial. Não sei de onde veio, mas em casa fazemos um molho de vinagre e Pimenta do Reino!

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!