19 de janeiro de 2015

Bolo russo de maçã ralada

Algum tempo atrás uma pessoa entrou no meu blog procurando por "bolo de maçã ralada russo" (eu posso ver isso nas estatisticas), mas eu não tinha um artigo sobre isso. Pois eu procurei no runet (assim chamamos os recursos da internet russa) e achei a receita desse bolo de maçã ralada. Vou compartilhar para fazer o leitor feliz. :-) 

Não posso dizer com certeza que esse bolo faz parte somente da culinária russa. A mulher que compartilhou a receita é da cidade de Kharkiv na Ucrânia. Por outro lado, algumas pessoas da Rússia dizem que na familia delas é tradicional. Pode ser que esse bolo de maçã seja comum para vários povos eslavos. De qualquer jeito é gostoso!

Receita do bolo de maçã ralada com uvas passas e canela


Ingredientes

Massa:
100 g de manteiga ou margarina
100 g de açucar
1 ovo
5 colheres (sopa) de leite
300 ou 350 g de farinha de trigo (pode ser um pouco mais se precisar)
fermento em pó ou bicarbonato de sódio

Recheio:
700 ou 800 g de maçãs
150 g de açúcar
canela a gosto
uvas passas a gosto (pode ser sem se não tiver)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes para fazer uma massa grossa. Coloque-a na geladeira enquanto faz o recheio. 

Para o recheio é preciso ralar as maçãs. Use a parte grossa do ralador que não deixa as maçãs ficar como purê. Adicione a canela, o açúcar e as uvas passas e misture bem.

Reserve uma parte da massa para fazer a decoração em cima do seu bolo. O resto use para cobrir o fundo de uma forma untada com margarina. Espalhe a massa aos lados da forma também. Em cima ponha o recheio.

Aquele pedaço que você deixou para a decoração, corte em tiras e coloque em cima umas cruzando as outras, como na foto acima.

Coloque o bolo no forno aquecido a 200 graus e cozinhe mais ou menos 40 ou 45 minutos. Quando o seu bolo de maçã ralada ficar dourado, ele está pronto.

Obrigada por seguir o meu blog! Espero que você gostou da receita!

6 comentários:

  1. Priviet Natália :) vim dizer que eu amei essa receita super Deliciosa já é uma das minhas preferidas e que faço sempre agora ! Rs igual a sopa de ervilha faço no máximo a cada uma semana e tenho sempre o doce de limão na minha geladeira fora os blinys que como sempre RS muito obrigada por ser tão gentil e por ensinar essas receitas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Bárbara! :-) Você já pode abrir um restaurante russo! :-) Eu me senti do mesmo jeito quando estava no Brasil. Dava vontade de toda semana fazer bolo de fuba e mandioca :-) Posso perguntar de qual região você é?

      Excluir
  2. Priviet :) ^^ meus amigos já falaram isso também que eu poderia ter um restaurante de comida russa ! Fico muito feliz com isso é uma honra pra min :) claro ! Sou de Mogi das Cruzes conhece ? E perto de São Paulo :) beijos Natália até mais e um prazer falar com você :)

    ResponderExcluir
  3. Quando vc ficou no Brasil você ficou em que lugar Natália ? :) você gostou ? Até ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet! :-) Sim, eu conheço Mogi das Cruzes. No Brasil eu estava em São Paulo e queriamos visitar a sua cidade, mas não deu. Acho que na próxima vez vou fazer isso :-) Ainda mais que já conheço uma pessoa que mora na cidade ^^

      Eu gostei sim do Brasil. Acho que Brasil é Rússia tem muito em comum. Tanto os problemas, quanto as coisas boas. Mas vocês são muito mais abertos, eu vi mais sorrisos no Brasil. Adoro também a comida local, acho uma das mais refinadas que já comi. Pena que não é muito conhecida na Rússia. E gosto da língua portuguesa, acho ela muito bonita.

      Até a próxima! :-)

      Excluir
  4. Priviet Natália:

    Com certeza, está tá na minha lista das receitas que pretendo fazer nas minhas próximas aventuras culinarias, já me imagino a delicia que é, hummm!

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!