23 de fevereiro de 2015

Oladi de medovukha

Comemos oladi de medovukha no dia de Maslenitsa
Todo mundo conheçe um prato eslavo chamado oladi. Mas maioria das pessoas imaginam algo bastante comum, como ovos, leite e farinha de trigo. Entretanto, existem receitas de oladi que são exóticos. Vou compartilhar algumas e a primeira vai ser a receita de oladi de medovukha (оладьи на медовухе). 

Medovukha é uma bebida alcóolica tradicional da Rússia. Ela é parecida com cerveja, só que é feita de mel e é mais forte. Eu não tomo álcool de forma nenhuma, mas usar medovukha para fazer oladi é bastante legal. Ela ajuda a massa de ser mais fofa e adiciona um sabor especial. Claro que ninguém fica bebado comendo oladi de medovukha, porque o álcool evapora enquanto eles são fritos :-) Não precisa se preocupar!

Receita de oladi de medovukha


Ingredientes:

2 ovos
1/2 caneca de açúcar (pode ser um pouco mais)
1 pintada de sódio
1 caneca de medovukha*
de 2 a 3 colheres (sopa) de smetana (pode ser creme de leite)
mais ou menos 1 caneca de farinha de trigo (a quantidade deve ser assim que a massa parece com creme de leite)
se quiser, pode adicionar de 2 a 3 colheres (sopa) de mel

*Esses são os ingredientes para a receita autêntica, mas eu entendo que nos países lusófonos não é fácil achar medovukha. Mesmo assim você pode fazer oladi de jeito incomum, usando uma bebida parecida, como cidro ou vinho branco. 

Modo de preparo

Bate os ovos com o açúcar e a smetana. Ponha a medovukha e misture de novo. Pouco a pouco adicione a farinha até a massa de oladi parece com creme de leite. Coloque o sódio e o mel e misture tudo de novo.

Esquente uma frigideira no fogo médio. Para fritar os oladi use manteiga. Pegue um pouco de massa com uma colher de sopa e coloque na frigideira. Se a massa foi feita certo, ela vai espalhar sozinha em formato de oladi. Enquanto fritar, você vai ver umas pequenas bolinhas em cima de oladi. Isso siginifica que já pode virar-os para outro lado. 

Sirva com mel natural ou com smetana.


8 comentários:

  1. É tipo uma panqueca? Tem cara boa!!!

    ResponderExcluir
  2. Serve pôr conhaque ou vinho tinto ao invés da meduvukha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O conhaque é muito forte e não tem nada de parecido com a medovukha. O vinho tinto também não, ele é vermelho. Pode ser vinho branco ou cerveja com um pouco de mel.

      Excluir
  3. Natalia, eu não sei o que é medovukha, você poderia mostrar uma foto para gente

    Muito obrigada

    Saudades

    Bjs

    🌷🌷🌷

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!