16 de fevereiro de 2015

Viagem culinária pela Sibéria: cidade Barnaul

Barnaul é mais uma cidade na Sibéria que tem comidas gostosas! A região onde ela fica é famosa pelas riquezas da sua natureza: várias ervas e flores, lagos e rios, montanhas e estepes. Essa região chamada Altay possui ótimas condições para produzir queijo, mel e chás de ervas. 

Os russos começaram a explorar essas terras no século XVIII e perceberam que o lugar têm um grande potencial gastronômico e farmacológico. Os biólogos começaram a estudar as milhares das ervas do Altay e criar xaropes e chás para saude e beleza.

Hoje a tradição continua. No museu "Farmácia das Montanhas" (rua Polzunova, 42) você pode conhecer e comprar ervas e xaropes feitos de frutas da Rússia: xarope de tcheryomukha, de chipovnik, de espinheiro marítimo, de sorbus e de mirtilo. Eu comprei o de tcheryomukha e achei ele muito bom. É cheiroso e vai bem com chá ou com sorvete. A "Farmacia das Montanhas" também organiza feiras de mel. O mel do Altay é considerado um dos melhores do mundo. Ele não é uma mistura de açucar com alguma coisa colorida. É mel 100% natural. No Altay existem vários tipos de mel: mel de melilotus, mel de flores variadas, mel de ervas, mel de trigo sarraceno etc. Perto da "Farmacia das Montanhas" na rua Pushkina 48 funciona uma loja especializada em mel. No verão e no começo do outono também se pode comprar mel caseiro com pessoas na rua. Ele é bom e fresco.

Queijo sovietsky para o meu café da manhã :-)
E o queijo? A história de queijo no Altay começou no século XIX quando os produtores que vieram da parte europeia da Rússia começaram a copiar as receitas da Suíça e da Holanda e conseguiram com successo: o queijo produzido no Altay recebeu as melhores notas na Europa. Com o tempo, foram inventados os tipos de queijo próprios da região, como o queijo "Sovietsky" (советский - sovietico) ou "Lenda do Altay" (Легенда Алтая). Recomendo os dois! O queijo sovietsky é duro e possui sabor parecido com queijos mofados, como o gorgonzola, mas não tem mofo. O lenda do Altay é um queijo branco, 50% de gordura, muito leve e parece com queijo de cabra, mas e feito de leite de vaca.

Carnes de caça e produtos do mar numa loja em Barnaul
Mais uma coisa interessante em Barnaul é uma loja de comidas da Sibéria chamada "Tayojnaya Lavka" (Таёжная Лавка - Loja de Taiga). Ela fica no Prospekt Lenina, perto da praça Ploschyad' Sovietov (vá até o marco zero da cidade, a loja está no seu lado direito). 

A loja é bem cara, mas bastante recomendada para visitar, mesmo se você não pretende gastar muito dinheiro. A "Tajozhnaiya Lavka" é quase um museu. Tudo é feito de madeira e decorado com utensílios tradicionaís da Rússia. Em frente ao balcão tem uma pele de urso, no teto há lâmpadas feitas de chifres de cervo. A "Tajozhnaya Lavka" vende carnes de caça (como carne de cervo, alce ou tetraz-grande), peixe, mel, ervas e sucos do norte do planeta. Eu comprei um pinhão de cedro, suco de bétula congelado e chá de ervas. O suco de bétula me decepcionou, porque normalmente ele é um pouco doce e o da loja foi quase sem gosto. Já o chá foi bom, mas no dia seguinte eu achei um chá feito de mesmas ervas quase 10 (!!!) vezes mais barato no museu "Farmácia das Montanhas" :-D  

Espero ter mencionado tudo. A cidade de Barnaul não é muito conhecida entre os estrangeiros, mas é interessante. Se quiser ler mais sobre Barnaul, fique a vontade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!