9 de fevereiro de 2015

Viagem culinária pela Sibéria: cidade Tomsk

Vamos continuar a nossa viagem culinária pela Rússia!  Já que meu marido e eu passamos um bom tempo na Sibéria, devo mencionar algumas comidas dessa região. Primeiramente, vou contar um pouco sobre a cidade onde nós moramos. Ela se chama Tomsk e fica justamente no centro do continente Eurásia. 

Pinhão de cedro
A Tomskaya Oblast (a região de Tomsk) é conhecida como a terra dos cedros. Aqui você pode comprar vários produtos relacionados com essa árvore, principalmente o pinhão de cedro (кедровые орешки). Ele é muito valioso por causa das suas propriedades e do sabor. Em Tomsk o pinhão de cedro é mais fresco e, claro, um pouco mais barato que em Moscou. Dá para achar no mercado ou numa feira. Nas feiras você pode comprar pinhão de cedro com casca e oferecer um pouco para os esquilos que moram no parque Lagerny Sad ou perto da Universidade Estatal de Tomsk. Lá nas feiras também vendem pinhões inteiros, que podem ser uma ótima lembrança.

Mais uma comida exótica relacionada com pinhões é geleia de pinhões (варенье из шишек). Só que ela é feita de pinhões de pinheiro. É algo bem raro e interessante. A loja que vende essa geleia se chama Sibirsky Znakhar' (Сибирский знахарь, algo como "curandeiro siberiano"). Eles têm jarras de presente que são mais caras e as jarras comuns que são de preço muito mais baixo. Além disso, o Sibirsky Znakhar vende mel com suco de frutas do norte (мёд с соком ягод), como mirtilo e framboesa, chá de ervas, geleias etc. Se quiser experimentar alguma coisa dessas, mas não tem possibilidade de visitar Tomsk, dá para comprar online. Basta escrever uma mensagem em inglês para eles.

Bolachas com geléia de tcheryomukha
Já para comer bolachas com geleia de tcheryômukha (печенье с черёмухой) você vai ter que viajar ))) E vale a pena! A tcheryômukha é uma árvore do norte do planeta, que é conhecida na Rússia por suas flores brancas e muito cheirosas. O fato que as frutas da árvore servem para fazer doces foi quase esquecido na Rússia europeia. Até dá para achar doces com tcheryômukha, mas vão custar uma fortuna. Aqui em Tomsk é algo comum, com preço normal. O melhor lugar para comprar são as barracas menores nas ruas da cidade (nós compramos na rua Tverskaya, na saída para Prospekt Frunze, com a nossa amiga Olga).

Das bebidas você pode experimentar o sbiten' (сбитень), o mors (морс) e o chá feito de uma erva chamada ivan-chá (иван-чай). O ivan-chá e o sbiten' dá para comprar em pacotes e levar para casa. Não pode esquecer também sobre o leite de cedro (кедровое молочко), uma bebida que os siberianos faziam para ter boa saude.

Aprenda também onde comer em Tomsk e o que ver na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!