2 de fevereiro de 2015

Estrogonofe autêntico

Um dos leitores do blog e meu amigo pediu escrever sobre um estrogonofe autêntico. Acho que vai ser interessante não só para ele, mas para muitos brasileiros já que esse prato russo é tão popular no Brasil (não sei dizer sobre os outros países lusófonos).

Meu estrogonofe "autêntico"
Primeiramente, na Rússia nós não chamamos o prato exatamente de "estrogonofe"; Nós escrevemos e pronunciamos "befstrógonof". Ou seja, se você vai querer um estrogonofe num restaurante da Rússia, procure o befstrógonof (бефстрогоноф).

Quanto a receita do estrogonofe autêntico, até na Rússia existem variações. No final das contas, o país possui 85 regiões e passou por várias épocas. Por isso, responder a pergunta sobre como é o estrogonofe autêntico não é fácil. Entretanto, os cientistas vão nos ajudar! Viliam Pokhlyobkin, o maior historiador da culinária russa, fez estudos e descobriu algumas detalhes importantes da receita. Graças a ele nós vamos conhecer a receita mais clássica do estrogonofe.

Receita do estrogonofe autêntico


Ingredientes

600 g de carne de boi (Pokhlyobkin não fala quanto exatamente, mas é mais ou menos isso)
1 ou 2 cebolas (bastante para cobrir o fundo da frigideira)
pimenta de reino e sal a gosto

Molho:
1 caneca de smetana
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ou 2 colheres (sopa) de suco ou molho de tomate

Modo de preparo

De acordo com Pokhlyobkin, você deve bater a carne e cortá-la em tiras de 0,5 cm de espessura e 5 ou 6 cm de comprimento. Corte horizontal. Passe a carne na farinha. Ponha óleo numa frigideira e adicione a(s) cebola(s) cortada(s) em aneis. A quantidade de cebola deve ser bastante para cobrir o fundo e a carne não tocar a frigedeira. Em cima da cebola coloque a carne e frite rápido no fogo alto. Não frite muita carne de uma vez e faça o óleo bem quente antes de fritar. O tempo ideal de fritura da carne é de 2 à 5 minutos. Quando a carne ficar dourada e adquirir um certo brilho, desligue o fogo.

Misture os ingredientes para fazer o molho. Coloque a carne e a cebola numa panela grande e ponha o molho em cima. Cozinhe de 15 à 30 minutos, dependendo da qualidade da carne. O estrofonofe está pronto!

Mas sobrou uma dúvida. Talvez você tenha percebido que nos ingredientes há pimenta e sal, mas eu não os mencionei no modo de preparo. Pokhlyobkin também não! Então, o que fazer com eles? Algumas pessoas recomendam adicionar o sal e a pimenta justamente na carne antes de fritar, outras oferecem por em cima da carne e cebola depois de fritar. Eu apoio os segundos, porque a carne fica mais dura se colocar sal nela antes de cozinhar (só o shashlyk e churrasco são diferentes, já que eles são marinados). Você escolhe o que é melhor para você.

Se quiser fazer um estrogonofe totalmente autêntico, sirva ele com batata frita. Pode adicionar tomates frescos cortados em pedaços.

Deve ser difícil encontrar um estrogonofe cozido com smetana no Brasil ou em Portugal. Mas acredito que isso não é a única diferença entre o estrogonofe "estrangeiro" e o autêntico. Deixe um comentário sobre o estrogonofe no seu país. É muito diferente do estrogonofe russo ou é mesma coisa?

4 comentários:

  1. Vou fazer esse prato hoje Natália 😃 bom pelo que eu já comi aqui e bem parecida a receita a diferença so e que em vez da smetana usa o creme de leite mesmo ! Mais vou fazer smetana daquele jeito para ficar mais autêntico ^^ e por aqui gostam bastante de 'strogonoff' de frango ! Mais eu prefiro de carne rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Espero que o seu estrogonofe dê certo :-) Uma coisa interessante é que, pelo que vi, parece que os brasileiros comem bem mais estrogonofe que os russos. É engraçado mas antes de viajar para o Brasil nem sabia que esse prato é russo.

      Excluir
  2. Agora com smetana feita farei a receita.
    Acrestarei páprica picante à farinha de trigo.
    ;-)

    ResponderExcluir
  3. E no molho, não é necessária farinha de trigo, já envolvemos carne com ela.
    ;-)

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!