11 de julho de 2015

Farinha de pado/tcheryomukha para fazer doces

Já que mencionei as frutas da árvore chamada pado ou tcheryomukha, vou introduzir um ingrediente feito dessas frutas: farinha de pado (черёмуховая мука).

Chocolate em pó? Não :-) É farinha de pado!
Esse produto é novo para mim, tanto como para vocês. Eu sou da região de Moscou e as receitas com farinha de pado são tradicionais da Sibéria. Na parte europeia da Rússia, onde o pado serve mais como árvore decorativa, esse produto é caro. Por isso, depois de todas as guerras do século XX ele foi esquecido. As pessoas se concentraram nas comidas mais símples.

Já na Sibéria há muitas árvores de pado nas florestas, vilas e cidades. A tradição sempre continuava lá e lá foi a primeira vez que eu experimentei doces feitos com farinha de pado. Adorei e por isso recomendo bastante conhecer o produto! Ele vai adicionar sabor bastante especial para os seus doces.

A minha primeira embalagem de farinha de pado
A farinha de pado parece bastante com chocolate em pó. Ela é da mesma cor e consistencia. De acordo com os médicos, é uma boa fonte de ferro, zink, magnésio, vitamina C, P e E. Mais uma boa notícia: substituíndo metade da farinha no seu bolo por farinha de pado, você diminui as calorias em um terço. Bolo de farinha de pado não prejudica a sua beleza e ainda adiciona saude. E mais ainda: as comidas com farinha de pado são recomendadas para as pessoas que têm diabetis. Ou seja, essas pessoas também podem comer bolo sem problema nenhum!

O que dá para fazer com farinha de pado? O já mencionado bolo, bolachas, molhos para sorvete, creme e bebidas.

Imagino que no Brasil, Portugal ou Angola é quase impossível comprar a farinha de pado. Nem na Rússia você a encontra em qualquer loja. Mas é bem provável que é possível comprar pela internet. 


4 comentários:

  1. Привет, Наталья!
    Фото девушки не моя подруга. Это моя жена! (Она короткая, верно?) Лол )))

    Interessante que esta embalagem da foto descreve o produto como "cereja de passarinho" em inglês.
    Mas temos sim algo semelhante aqui no Brasil, a farinha de quinoa. Não tem - pelo que vi nas fotos - exatamente a mesma consistência, mas possui todos os atributos que citou no post a respeito da tcheryomukha.
    A quinoa se origina dos altiplanos da América do Sul, em especial no Peru, Chile, Equador, Colômbia e Bolívia. É riquíssima em proteína e o que é melhor, se adapta muito bem em solo com baixo nivel de nutrientes. O sabor é bem parecido com o de trigo integral. Recomendo!

    Bom, por hora é isso.

    Abraço e poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет!
      Да, твоя жена очень миниатюрная :-)

      Nunca pensei que dá para comparar quinoa e pado. Na Rússia quinoa é considerado comida saudável, exótica e cara. Quando eu penso sobre a quinoa, eu imagino algo como arroz. Os russos não sabem sobre bolos de quinoa por enquanto. Mas eu procurei no google e vi que é verdade ))) Pela aparência tem muito em comum com bolo de pado. Agora sobre o sabor eu não sei... Deve ser diferente.

      Interessante essa coincidência!

      Boa semana para você!

      Пока!

      Excluir
  2. Querida Amiga Natalia, tenho que discordar com o te u amigo Kleber, conheço e sei utilizar a quinoa (quinua) desde que me entendo por gente, pois parte de mi infancia foi em Bolívia o de nasci, e a otra parte da mi ha infancia foi viajando pelo mundo e final de mi ha adolescencia e vida adulta aquí no Brasil, pelo que eu li e entendí é extraída de un tipo de arvore que só existe na Siberia, Mais pela tua descriçao do produto que voces fez dizendo que se asemelha a o chocolate me lembrou de um produto muito poco conhecido no Brasil asimismo como a quinoa que faz muito pouco tempo chegou ao Brasil e arrestaria ainda que é graças a onda das comidas saudáveis, é a alfarroba e se a tradução para o idioma russo estiver certa vocês conhecem pelo nome de рожковое дерево, a alfarroba é uma leguminosa, não é uma árvore, porém acredito que é mais adequado substituir a farinha de pado pela farinha de alfarroba, do que pela farinha de quinoa, a não ser que seja a farinha de quinoa vermelha que é hiper cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é alfarrobba é рожковое дерево mesmo. Não sei muito nem dela nem de quinoa (pois aqui na Rússia quinoa só existe como grão), e foi interessante aprender que alfarroba tem uso parecido de farinha de pado. Entretanto, não sei se vale a pena substituir um por outro, porque o sabor vai ser diferente de qualquer jeito. Pado possui aroma e sabor que nenhuma outra farinha vai dar.

      A quinoa aqui é carissima aqui, mas o pado também não parece barato. Mesmo que o preço dele é mais aceitável. Como ele cresce somente aqui, nos outros países deve ser bem difícil comprar.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!