15 de julho de 2015

Kotlety caseiras à russa

Minhas kotlety caseiras bem quentinhas :-)
Um dos meus leitores pediu uma receita de kotlety e aqui estou para ensinar como fazé-las em casa. Obrigada por essa pergunta, porque comida russa sem kotlety nem parece comida russa.

O que são kotlety? Kotlety (котлеты) são grandes bolhinas de carne moída com temperos. São parecidas com os beefsteaks vendidos nas padarias. Uma kotleta; o plural é kotlety. As pessoas sempre se referem a elas no plural, por que ninguém come uma só.

Existem várias receitas de kotlety, dependendo do que você adiciona na carne. Kotlety com queijo, com batatas ou com ovo; feitos de carne, de frango ou de peixe. Há também kotlety vegetarianas de beterraba, cenoura ou batata.

Primeiramente eu vou compartilhar a receita clássica e mais símples: kotlety caseiras.

Receita de kotlety caseiras símples


Ingredientes

500 ou 700 g de carne moída (a quantidade depende do sabor que você quer obter; use carne de boi, de porco ou misture os dois)
1 cebola
1 ou 2 dentes de alho
2 pedaços de pão (branco ou preto)
um pouco de leite
sal e pimenta de reino a gosto

Importatnte: Siga as proporções e não adicione mais cebola para ficar mais gostoso, eu já provei que não fica ;-) O único ingrediente que pode ser aumentado nessa receita é a carne!

Modo de preparo

Deixe o pão "mergulhado" no leite enquanto cuidar dos outros ingredientes. Misture o ovo com sal e pimenta. Adicione a cebola e o alho picados. Junte com a carne moída e misture com as mãos. Retire o pão do leite e esmague-o com as mãos, secando o líquido. Nunca esqueça desse passo, senão as kotlety vão parecer meio estranhas. Adicione o pão na sua massa de kotlety e misture com as mãos de novo.

Prepare uma tábua de cortar carne e um prato com farinha de trigo. Pegue um pedaço de carne moída, forme uma kotleta em formato oval, enrole na farinha e guarde na tábua. E por aí vai. Lembre que enquanto fritar, as kotlety diminuem nas laterais e crescem pra cima. Por isso faça as um pouco grandes e longas. Pressione as kotlety com as mãos, para que elas não fiquem redondas. A altura ideal l é 1 ou 1,5 cm.

Quando todas as kotlety estiverem prontas, coloque as na geladeira por mais ou menos 10 minutos. Eu normalmente aproveito esse tempo para lavar a louça que usei e para começar a cozinhar batatas. As kotlety são muito boas com batatas.

Frite as kotlety numa panela bem quente. Coloque o fogo no máximo. Não use muito óleo, porque as kotlety têm sua própria gordura. Depois de fritar bem de dois lados, adicione água (eu adiciono um terço de uma caneca para uma panela grande) e cozinhe mais 20 minutos com fogo baixo.

Sirva quentes com batatas, macarrão ou arroz. Uma oprção interessante pode ser kotlety com ovo frito e alho.

Bom apetite!

14 comentários:

  1. Привет, Наталья! Клебер поздравления и Даниэла!

    Taí mais uma receita que vamos provar! Parece deliciosa.

    Aqui no Brasil se vendem nas padarias um eufemisticamente chamado bolinho de carne. Acontece que na receita tem muito mais pão do que carne, e quando é frito absorve uma grande quantidade de óleo, ficando assim sem condições de comer sem passar mal(Espero que você não tenha passado por esta desagradável experiência).

    Fiquei surpreso ao saber que se vende carne moída na Russia. Achei que "boi ralado" fosse uma exclusividade "brazuca".
    Por falar nisso, como é a qualidade das carnes em geral na Russia? São vendidas frescas nos supermercados, como aqui no Brasil, ou só congelada? Há carne brasileira em grande quantidade por aí? E o que as pessoas em geral acham da qualidade da carne daqui(tanto de porco, como de gado ou frango)?

    Bem, por hora é isso!

    Abraço, nobre integrante desse nosso povo irmão!

    Покa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kleber e Dainela!

      Vai ser legal se vocês experimentam fazer as kotlety em casa. Tenho certeza que vão ficar boas!

      Sobre as carnes na Rússia eu posso dizer que eu gosto mais as do Brasil ))) Temos carnes frescas e congeladas, mas acho que a qualidade é um pouco pior. Se comparar a carne fresca dos mercados e dos fazendeiros, tem uma grande diferença. Os fazendeiros não dão tantos remédios para os animais e não usam químicas para guardar a carne. Os mercados exageram com isso.

      Quando você compra carne no mercado, você normalmente não sabe se ela é importada. Por isso, sei lá o que as pessoas na Rússia podem dizer sobre a carne que vem do Brasil. Acho que elas nem pensam nesse assunto.

      Um abraço para vocês e um bom domingo! Пока!

      Excluir
  2. Oi Natalia! Obrigada pelas receitas incríveis. Quero tentar muitas, mas como adoro carne as kotlety serão minha primeira experiência. Tenho algumas dúvidas e agradeceria se me ajudasse. Qual tipo de pão deve ser usado? Digo isso porque certamente os pães do Brasil são diferentes dos utilizados na Rússia. Pensei que para fazer as kotlety poderia usar pão de sal francês? É para colocar o pão inteiro no leite? Pode ser leite desnatado ou melhor integral? Quantos ml de leite? O ovo deve ser feito de que maneira? Ou podemos prescindir dele e colocar o queijo, por exemplo, ao misturar com a carne? Спасибо дорогая)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pão francês vai funcionar bem nas kotlety, mas você pode variar para ter um sabor diferente. É melhor retirar a parte mais dura do pão, porque assim é mais fácil de misturar com a carne moída. A quantidade de leite é opcional. Quando o pão ficar molhado, tem que retirar o excesso de liquido de qualquer jeito ;-) O ovo se usa cru. Pode colocar queijo em vez do ovo sim, especialmente se você vai fazer kotlety de frango. Ah, e o típo de leite pode ser qualquer um também.

      Boa sorte na cozinha! :-)

      Excluir
  3. Olá Natália!
    Nesta sexta feira próxima, depois de amanhã, estarei embarcando para a Rússia em uma viagem que venho planejando há quase 10 anos, mas somente agora consigo colocá-la em prática. Uma das minhas dificuldades que tenho quando visito um país é quanto a comida. Sei que cada lugar tem suas especialidades, suas comidas típicas, etc. Mas como tenho certas restrições alimentares, algumas vezes tenho dificuldades de encontrar um restaurante ou pedir um prato que possa vir do jeito que gostaria. Lendo sobre as suas receitas de kotlety ou shashlyk, percebo que são tipos de pratos que muito se parecem com os nossos aqui no Brasil. Pratos como esses eu gostaria de pedir quando estiver em Moscou ou no interior da Sibéria. E aí eu certamente vou ter que encarar as dificuldades do idioma, já que ainda estou aprendendo o básico do idioma russo. O que eu gostaria de perguntar e que você me dissesse é: como eu faço para pedir um prato (por exemplo, kotlety) em algum restaurante, mas que NÃO tenha QUEIJO (conforme você explicou no preparo do kotlety pode ter queijo)? Ou algum outro que NÃO tenha PEIXE. Estas são duas coisas que eu tenho dificuldades de comer, então gostaria que não me fossem servidos. Para tentar melhor entender os cardápios nos restaurantes na Rússia, descobri o cardápio de um restaurante de Moscou que estava disponível na internet. Identifiquei algumas "palavras-chave" com a tradução que fiz para o Português e com isso espero tentar fazer com que compreendam meus pedidos. Mas ainda não sei como solicitar que um determinado prato não venha com queijo ou peixe (caso normalmente este prato venha acompanhado disso). Por isso pergunto se você poderia me dizer, de uma forma bem simples, como eu posso fazer (no caso, dizer, em RUSSO) para informar, no momento de pedir o prato, que não contenha queijo ou peixe. Se você puder me ajudar nesse sentido, agradeço muito. Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo! Que legal que você vai fazer essa viagem, tenho certeza que vai gostar. Para pedir algum prato você diz o nome do prato e a palavra "por favor" - "pajálasta". Por exemplo: Котлеты, пожалуйста (kotlêti, pajálasta). Se quer dizer "sem" - "bês" (без): без сыра (bês síra - sem queijo), без рыбы (bês ríbi - sem peixe).

      Alguns tipos de kotlety contem queijo, mas você vai ver isso no cardápio porque sempre está indicado.

      Excluir
    2. Oi Natália, já estou de volta ao Brasil. Aliás, já estou desde 28 de Maio. Nem tive tempo de responder. Bom, de qualquer forma, te digo que não tive problema nenhum quanto a comida. Pelo contrário, achei a comida russa muito boa, em especial as kotletas e os schachliks. E a experiência em si, no país, foi incrível. Realmente gostei muito de TUDO na Rússia. Mas o povo é espetacular. Além de Moscou fui também a Sibéria (Novosibirsk, Altai, Irkutsk, Khuzir). Uma semana em Novosibirsk e no Altai e meus amigos de Novosibirsk (um casal que havia conhecido no Nepal) não me deixaram pagar nada. Sempre dispostos a ajudar. Fizeram de tudo que podiam. Por isso não tenho dúvidas: volto lá ano que vem. Aliás, eu já até penso em, quem sabe num futuro próximo, e se eu tiver o dinheiro suficiente, acho que vou comprar um ap em Moscou. Que lugar!!! A propósito, vc saberia me dizer se para nós brasileiros seria possível comprar imóvel na Rússia? Sei que podemos ficar por até 90 dias no país, a cada 180 dias. Claro, no meu caso não posso deixar de continuar trabalhando no Brasil, mas sei lá, talvez consiga ter alguma coisa por lá pra ir sempre. Fazer da Rússia uma "base" para minhas muitas viagens que pretendo fazer em todos os países de fronteira, como Ucrânia, Bielorrússia, Geórgia, Cazaquistão, etc. Adorei Moscou. Acabei conhecendo uma russa que acabou se tornando minha guia na cidade. E sim, só de curiosidade: quando entrei num restaurante em Irkutsk e pedi uma kotleta, ninguém falava inglês e daí tive que imitar uma vaca pra me certificar que queria carne de vaca. Parece que as kotletas vinham com carne de vaca e de porco. Super saboroso o prato. E claro, não tive problemas em pedir pratos que não continham nem QUEIJO nem PEIXE, como vc me ensinou a dizer. Obrigado pelas dicas.

      Excluir
    3. Olá! Que bom que gostou de tudo :-) Fico feliz por você. Engraçada a sua história com kotlety em Irkursk ))))) Imaginei isso!

      Bom, sobre o apart posso dizer que dá para comprar, mas isso não vai mudar os seus direitos no país de manheira nenhuma. Se tiver perguntas sobre a vida na Rússia, eu te recomendo ver o blog do meu marido que é mais relacionado com o assunto. Em particular, este artigo que talvez tenha algumas respostas tmb: https://brasileironarussia.blogspot.ru/2016/01/como-faco-para-viver-na-russia-do-que.html

      Excluir
    4. Oi Natália.Mais uma vez, obrigado por esta nova dica. Sim, vou pesquisar no site que vc recomenda. Sei que mesmo comprando algum imóvel no país isso não me daria mais direitos no país. Mas o meu objetivo seria mesmo só para ter algum outro lugar onde possa "morar" (é claro que nesse caso, tendo um imóvel em algum lugar, a gente tende a ir sempre neste mesmo lugar). Mas no momento, ainda tenho isso como um sonho. Preciso pensar mais a respeito, e considerar várias outras coisas.

      Excluir
  4. olá, querem uma dica? minha avó, russa, fritava com óleo bem quente e durante a fritura, colocava um tiquinho de agua no oleo. faz a maior sujeira, mas segundo ela, esse era o segredo pra deixar o kotety bem suculento. e olha....era fenomenal! sigo essa dica e fica sempre muito gostoso. mas é pouca agua, uma colher de agua no oleo, depois que o bolinho ja esta fritando. boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Oi Natalia bom dia! Estou encantada com a receita de kotlety - acredita que eu soube da existência delas lendo uma fanfiction (caso você não saiba o que é: histórias de ficção escrita por fãs, usando os personagens de um filme ou um livro). Juro! kkk
    Bem, acontece que o q eu sei fazer bem é seguir instruções. Dito isso, quanto é exatamente dois pedaços de pão? 100 g? 200 g? Você está se referindo especificamente ao miolo do pão?
    Agradeço antecipadamente sua atenção e vou pesquisar as outras receitas.
    Abraços de um Nordeste chuvoso...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Muse!

    Para fazer kotlety eu uso pão branco que é como se fosse padrão na Rússia - батон нарезной (batôn nariznôy). Ele tem diâmetro de 10 cm. Pão preto tem formato retangular e um lado também é 10 cm.

    Usar somente miolo ou o pedaço inteiro é preferência pessoal, pode ser como você acha melhor.

    Quem são os personagens daquela fanfiction com kotlety? :-)

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!