7 de agosto de 2015

Comida e polítca: o governo russo decidiu queimar produtos de contrabando

Nessa postagem em vez de dar uma receita ou descrever mais um ingrediente da culinária russa vou falar um pouco sobre política. Não sei se isso apareceu de alguma forma nas notícias do Brasil, mas está sendo bastante discutido na Rússia e nos EUA. 

O governo russo decidiu queimar os alimentos de contrabando em vez de mandar de volta para o país de orígem. Quem se interessa pela Rússia talvez sabe que o conflíto entre ela e a Ucrânia piorou as nossas relações com a Europa e os EUA (para falar a verdade, elas nunca eram boas). Uma das consequências foi a aplicação de sanções à Rússia por parte da UE. A Rússia respondeu introduzindo sanções contra a comida importada da UE. Nesse verão, o minístro de agricultura Aleksey Tkatchev ofereceu ao presidente da Rússia criar uma base legislatíva para eliminar os produtos de contrabando. Putin aceitou. Em 31 de julho o primeiro ministro Medvedev assinou a lei. 

Como reagiu o povo? Levantou bastante sujeira na mídia. A maior parte das pessoas não reagiu. Mas uma certa camada de russos começou a criticar. Alguns simplesmente falaram que queimar comida não é bom, é contra nossa cultura (eu os entendo, veja o artigo sobre as nossas tradições). Outros realmente exageraram, dizendo que o presidente não é humano, não é filho dos seus pais e não é cidadão de São Petersburgo. Uma colega minha compartilhou o pensamento de um cara que expressa bem a opinião desses críticos. Ele disse mais ou menos o seguinte: "Sendo um morador de São Petersburgo e neto de pessoas que sobreviveram nessa cidade durante a guerra sofrendo fome, eu não imagino como Putin pode fazer isso com comida. Eu nunca jogo fora o pão. Se estraga, dou para pombos na rua. Tenho uma neurose com comida. Todo mundo na minha família tem. Como Putin a superou?" Na mídia ucraniana apareceram artigos dizendo "um russo queimou um queijo francês na frente da câmera e ficou triste que não poderia queimar mais alimentos" ou "os oficiais russos destroem comida na frente da câmera". A mídia norte-americana tem mais notícias sobre a nova lei que a mídia russa. Hoje eu procurei no Google por "Russian food" para saber se existem recursos bons. Mas a primeira página dos resultados de busca estava toda coberta com titulos sobre a comida queimada na Rússia. Somente na segunda e terceira página eu achei os blogs temáticos. Não preciso mencionar que as publicações norte-americanas falavam muito mal da Rússia, dizendo que ela não é humana e muito mais.

Curiosidades para analisar: 

  • Os críticos repetem "Putin mandou queimar a comida", mesmo que nem foi ele que deu a ideia. E não foi ele que assinou a lei. 

  • Eles sempre usam a frase "queimar comida", mas a lei não fala nada sobre queimar, somente "eliminar". De qual jeito? De qualquer maneira possível nesse caso. Mas dizer "queimar" é mais legal, assim os leitores podem relacionar isso com inferno. Putin e inferno vão juntos na mesma frase.

  • Como já mencionei, alguns jornalistas atraem a atenção do leitor para o fato que a comida é deistruída na frente das câmeras. Não parece um doente matando alguém e gravando? Parece. Mas a gravação é usada para provar que a comida foi destruída mesmo e não continuou a sua viagem ilegal pelo território da Rússia. Só isso.

Eu não sou a favor desse presidente (razões pessoais: eu trabalho na educação e não gosto das coisas nessa área). Entretanto, eu não apoio essa crítica e acho que a medida é certa. Usar produtos illegais para ajudar os pobres ou moradores do Donbass signifíca criar uma imagem boa para uma coisa ruim. Assim essa comida sempre vai ser bem-vinda aqui. Vender nas lojas do governo por preços baixos iria criar o mesmo efeito. Sem falar que no momento queremos apoiar os produtores nacionais e não bater na cara deles com preços baixos. Além disso, essas duas medidas levariam às vendas ilegais, porque controlar esse processo é mais difícil que controlar a eliminação dos produtos justamente nas fronteiras do país. Quanto ao lado moral, eu não gosto de jogar fora a comida, mas proteger o produtor nacional e evitar vendas ilegais é mais importante. Sobre a "neurose" com comida, que na opinião de alguns críticos deve ser parte de mentalidade de qualquer cidadão de São Petersburgo... eu fico feliz que o presidente não a tem. Não queria que o meu país fosse governado por uma pessoa com algum típo de neurose.

Para finalizar, não acho que os EUA podem nos criticar. Eles produzem um monte de filmes onde as pessoas jogam comida uma na cara da outra de brincadeira, fazem guerras de comida, compram bolos para amassar na cara de alguém. A Rússia somente quer se proteger dos produtos ilegais e tem direito de fazer isso.

8 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    Tenho algumas considerações a fazer sobre o artigo.

    1 - Que moral a mídia ocidental e principalmente os americanos tem para criticar esta medida?
    Dê uma olhada neste link e se espante:

    http://viajeaqui.abril.com.br/materias/desperdicio-comida-estados-unidos-noticias

    2 - Demonizar Putin e a Rússia é algo corriqueiro. Francamente, se a mídia ocidental(a mando dos americanos) teve a audácia de atribuir a queda do MH 17 ao governo russo, mesmo diante das amplas provas do contrário, porque não iriam se aproveitar deste simples ato administrativo para provocar antipatia?
    3 - Pelo que vi, a notícia foi flagrantemente distorcida, retirada do contexto para que se parecesse com o que não é. Aqui no Brasil se faz o tempo todo exatamente isso e ninguém protesta. Veja por favor este outro link:

    http://www.receita.fazenda.gov.br/automaticoSRFSinot/2013/06/04/2013_06_04_18_09_26_836917261.html

    Preste atenção na frase onde se diz: "produtos falsificados, cigarros, bebidas, cosméticos, medicamentos e alimentos impróprios para consumo ou utilização, entre outros itens reprovados por não atenderem às normas da vigilância sanitária ou defesa agropecuária."

    E, como diz a matéria, o Brasil não elimina estes, simplesmente. Os queima. Portanto, a Dilma também é um "diabo dos infernos"? Tenha paciência!

    3 - Quantos aos russos que "engoliram essa", ou são mal intencionados, ou desinformados, ou as duas coisas. Quem tem um mínimo de cérebro pode facilmente ligar os pontos e entender o que realmente está abaixo da superfície. O único problema é que, como você apontou no post, o golpe foi um pouco mais baixo desta vez, porque apelou para as tradições russas e evocou a memória de tempos muito difíceis.

    Bem minha cara, por hora é isso. Desculpe-me pelo comentário longo, mas senti que precisava dizer estas coisas.

    Grande abraço!

    Poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет, Клебер!

      Li o seu comentário com muito interesse. Os links que você compartilhou provocam pensamento.

      Sobre o evento eu queria dizer: o mais triste é que os próprios russos "engoliram essa" como você falou. Ainda mais triste que isso acontece mais de tudo entre as pessoas estudadas. Agora tudo que sai da boca da mídia norte-americana é aceito sem pensar. Muito triste. Tudo começou com a ideia de considerar vários pontos de visão e de repente acabou considerando só um, o anti-russo. A ironia é que eu percebi isso pela primeira vez quando sai da Rússia e morei no Brasil por quase um ano, lendo as notícias somente em português e inglês.

      Um abraço e poka!

      Excluir
    2. Привет, Наталия!

      A mídia brasileira é serviçal dos interesses do Império. Tudo o que sai por aqui em relação à Rússia tem conotação negativa. Se quero saber realmente o que está acontecendo, tenho de consultar fontes de outros países, e ainda assim com extrema cautela.
      Mas, fique sossegada que isto logo passa. Não fique triste. Há muitas pessoas aqui no Brasil, mas muitas mesmo que admiram seu povo e se identificam com ele.

      E mais, hoje em dia há uma percepção da sociedade que a credibilidade da imprensa aqui está "abaixo de zero".

      Abraço!

      Poka!

      Excluir
  2. Olá Natalia e Kleber.
    Achei interessantes e sensatos o artigo e comentários.Boa análise.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor! Obrigada. Talvez no futuro vamos ter mais discussões como essa :-)

      Excluir
    2. :) Isso é muito bom, Natalia. Recentemente comecei a estudar a Rússia... timidamente anida... a partir da geografia. Te digo que é muito muito importante para mim ouvir a opinião, os relatos dos próprios russos a respeito desses assuntos. Saudações! :))

      Excluir
  3. Natália, acho que você está certíssima. Se utilizarem essa comida, mesmo que para dar aos pobres ou ao Donbass, então terão que pagar por essa comida, caso contrário, seria roubo. Melhor queimar mesmo, ainda que isso dê muita dor no coração.

    Os russos precisam aprender a se proteger dos ataques da mídia. A URSS caiu porque os russos queriam ter o padrão da vida dos Europeus, só que não entenderam que a Europa só tinha um padrão de vida alto porque não precisavam gastar tanto com defesa e ainda exploravam os recursos de outros países. A Rússia já percebeu agora que o Ocidente nunca será amigo, por isso terá que gastar sempre com defesa ou então se submeter ao Ocidente e deixar que eles roubem seus recursos naturais. Os Estados Unidos gastam tanto com defesa e ainda mantém um nível de vida bom para a população porque exploram os recursos de outros países e a Rússia não faz isso.

    Abraços,

    Christian

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!