13 de agosto de 2015

Okroshka: sopa russa gelada

Uma okroshka bem gelada mata a sede e o calor!
Respondendo a pergunta de Victor Gabriel: como se faz okroshka (окрошка)? Vou compartilhar a receita clássica que se usa na minha família. Ela é símples e o prato fica bastante refrescante. Okroshka é uma ótima opção para os dias de calor. Na Rússia nós a tomamos normalmente no verão, principalmente em julho quando fica mais quente.

Sobre a história dessa sopa eu não posso dizer com certeza. Acho que ela foi inventada junto com kvas que se usa nesse prato em vez de caldo de carne. O nome da sopa significa "picadinha" ou "esfarelada", porque é feita de mistura de verduras e legumes picados.

Receita de okroshka clássica com kvas


A mistura de verduras com presunto para okroshka
Misture porções iguais de rabanete, pepinos, ovos cozidos e presunto ou mortadela picados. Coloque também duas ou três porções de verduras misturadas (endro, salsa, cebolinha, coentro). As verduras devem ser de vários típos, não somente uma. Se você conseguir achar endro, a sua okroshka vai ficar mais autêntica. Também pode adicionar uma porção de batata cozida, mas eu nem sempre faço isso. Sem batata a okroshka fica mais leve.

Misture todos esses ingredientes numa panela e esfrie na geladeira. Para fazer um prato de okroshka, pegue um pouco dessa mistura e adicione kvas gelado. Sirva assim mesmo ou com smetana.

Aprecie sem moderação :-)

3 comentários:

  1. Olá, Natalia. Como vai? Muito obrigado por postar aqui a receita. :))
    Parece ser saborosa. Já ouvi falar muito bem dela. Acho que o mais difícil seria achar ou fazer o kvas.
    Desejo-lhe um bom final de semana! Abraços! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor! Estou bem, e você? :-) Eu espero que logo você vai poder provar a receita.

      Fazer kvas tradicional é um pouco complicado sim (usam grão natural e mel para isso). Mas existe uma receita mais símples que usa de pão e açúcar. Eu vou ver se ela funciona bem e publicar.

      Um bom fin de semana para você e até a próxima!

      Excluir
    2. Oi! Estou bem! :) Muito obrigado, vou aguardar! Abraços!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!