10 de janeiro de 2016

Arenque de shuba

Arenque de shuba (селёдка под шубой) é mais uma salada de camadas tradicional na Rússia. O nome dessa salada é um pouco engraçado, porque shuba é um tipo de roupa quente feita de pelos de animais. Então, o arenque está vestido de shuba? De algum jeito sim. O peixe está escondido embaixo das camadas de legumes.

O prato ficou popular na Rússia nos tempos soviéticos. Uma das versões fala que a receita foi copiada dos judeus. Como as pessoas no poder (e vamos falar a verdade, muitas pessoas comuns também) não gostavam dos judeus, o povo preferiu esquecer de onde veio a salada. Outra versão é mais exótica e para mim não parece verdadeira, mas é bastante curiosa. Existe uma lenda que, depois da revolução de 1917, um cozinheiro russo inventou esse prato para ajudar o dono de um restaurante a parar com as brigas entre os visitantes. Eles tinham um costume de ir ao restaurante para falar sobre o destino da pátria, ficavam bebados e batiam uns nos outros quebrando as cadeiras e a louça. O novo prato foi feito de ingredientes símbolos dos cabocols (batata) e dos trabalhadores (arenque). Em cima tinha beterraba como símbolo da bandeira soviética que deveria juntar as duas classes sociais. O nome da salada era Ш.У.Б.А. (SH.U.B.A): Шовинизму и Упадку Бойкот и Анафема (Boicote e Anátema para o Chauvinismo e a Degradação).

Hoje em dia não importa muito qual das versões é a verdadeira (talvez nenhuma). O importante é que o arenque de shuba é uma das saladas favoritas dos russos e de muitos outros povos da antiga União Soviética. 


Receita clássica de arenque de shuba


Ingredientes

arenque salgado
batata
beterraba
cenoura
cebola
maionese

Medidas

A salada arenque de shuba é feita de camadas. A camada de arenque deve ser um pouco mais grossa que as camadas de batata e de beterraba. As camadas de cebola e de cenoura devem ser mais finas. De acordo com isso, você pode contar as medidas da sua salada.

Modo de preparo

Cozinhe a batata, a beterraba e a cenoura com casca (pode ser na mesma panela). Deixe-as resfriar, depois tire a casca e rala cada legume num prato separado. Pique a cebola e deixe-a alguns minutos na água fervendo. Pique o arenque em cubos.

Para fazer a salada, coloque no fundo de um prato o arenque. Em cima ponha cebola e despeje um pouco de maionese. Adicione uma camada de batata e despeje maionese de novo. Em cima da batata vai uma camada de cenoura, depois de beterraba. Cubra a salada com maionese e decore com aneis de cebola ou (e) verduras.

Fica ainda melhor quando a salada "descansa" algumas horas na geladeira antes de servir.

6 comentários:

  1. Acho que o nome desse salada é melhor a chamar em portugues " Arenque sob a shuba "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntei meu marido (falante nativo), ele disse que deve ser "de". Você anda de roupa e não sob. Mesmo que nesse caso é "под", para os brasileiros parece estranho demais usar "sob".

      Excluir
  2. Priviet Natália😊😊
    Queria te perguntar como se prepara o arenque ? Do modo russo rs obrigada ! Até mais 😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet, Bárbara :-) Boa pergunta! Eu normalmente compro arenque embalado e pronto para comer. Há receitas de como fazer arenque salgado em casa, mas para conseguir algo de bom, tem que testar várias vezes para aprender. Posso traduzir uma receita e publicar se quiser.

      Excluir
  3. Добрый вечер! Não sei se você a conhece, mas existe uma comida chamada Rollmops (Рольмопс). Ela é vendida em certos locais do Brasil, mas ao invés de arenque como na versão original, é feita com sardinha, pois é mais comummente encontrada aqui. Minha bisavó, que era imigrante da Volínia (Волинь), fazia bastante disso em casa aqui no Brasil. É um alimento de sabor bem forte. Eu pesquisei sobre esse alimento e parece que ele é original da Alemanha, isso está certo? Essa comida é vendida ou feita caseiramente na Rússia?
    Спасибо, до скорой встреч!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz! Obrigada por contar sobre rollmops, é interessante. Mas não sei o que dizer sobre as origens dele. Tanto que até existe na Rússia (com arenque), mas não é super popular. Normalmente, tudo que é de arenque é bastante comum na Rússia, Países Baixos, Lituânia e Letonia. Sobre a Alemanha não sei com toda a certeza.

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!