31 de dezembro de 2015

O que os russos comem no Ano Novo?

Você já tinha ouvido que o Ano Novo é a festa favorita dos russos? Sim, é verdade. O Ano Novo tem uma grande tradição na Rússia. Aqui vou falar sobre o aspecto culinário dessa festa.

Como é a mesa de Ano Novo na Rússia? Lotada de comida! Nesse dia todo mundo come até ficar cheio e não aguentar mais. As donas da casa cozinham tanto, que o 1 de janeiro você ainda passa comendo o que sobrou de ontem. Isso acontece também nos restaurantes, onde as pessoas muitas vezes pedem tanta comida, que não conseguem comer tudo.

E os pratos tradicionais? Quais são as comidas do Ano Novo na Rússia? Todas que são mais gostosas! Principalmente, as saladas. A salada clássica do Ano Novo russo é olivier. Ela é a nossa rainha da festa )) Além disso, pessoas fazem outras saladas à russa: com carnes, peixe e ovos. Ano Novo na Rússia é uma boa chance para mostrar o seu talento de cozinheiro. Algumas pessoas tentem seguir certinho a receita de olivier. Outras inventam uma salada que ninguém ainda comeu ou adicionam vários detalhes nas saladas tradicionais. A decoração da salada pode ser surpreendente.  Os russos são muito criativos com saladas e adoram inventar alguma coisa. Talvez é uma das razões porque cada salada tem milhares e milhares de variações.

Outro atributo do Ano Novo na Rússia é caviar vermelho. Mesmo as famílias que não tem muito dinheiro compram uma latinha para fazer pão com caviar e servir no dia 31 de dezembro. Também compram salmão e arenque. Esses peixes comemos salgados. Salmão vai cortado em pedaços ou com pão e manteiga. Arenque também pode ser servida em pedaços com cebola ou como parte de um prato chamado "Arenque com shuba". Isso é uma especie de salada de camadas com arenque e legumes.

Outros pratos no menu do Ano Novo na Rússia podem variar, dependendo da região, dos costumes de uma certa  família, dos gostos etc. Por exemplo, na família dos meus avós e dos meus pais alem de saladas, caviar, salmão e arenque sempre serviam batata, ovos recheados, tomates recheados, frango de forno, plov festivo e um prato de queijo e presunto. 

Depois de comer, encontrar o Ano Novo e passear na rua os russos tomam chá. Muitas vezes o momento de tomar chá fica engraçado, porque tudo mundo já está cheio. Mas tomar chá no Ano Novo é algo que você não pode perder. Se às 4 ou 6 horas da manhã os conviados falam que estão com sono e vão para casa, a dona da casa faz os olhos redondos e pergunta, "Como??? Sem tomar cháaaa?!!" E tudo mundo toma chá com bolo.

Nos tempos soviéticos o Ano Novo também foi associado com mixiricas. Agora nem todas pessoas pensam assim, mesmo que a tradição de comprar michiricas para o Ano Novo tem uma boa razão. Como você sabe, a Rússia é um lugar frio (sem contar a região do Mar Negro). No inverno nós não temos muitas frutas de boa qualidade. Mesmo que agora há um monte de frutas importadas, elas não são muito gostosas, como para transportar é preciso recolher-as quando ainda não estão maduras. Mixirica é a fruta mais fresca e mais gostosa nesse tempo. Exatamente em dezembro é a temporada de mixiricas nos países vizinhos da Rússia, como China e Geórgia. Mixirica é protegida com uma casca e pode ser transportada madura e gostosa. Por isso para muitos russos até hoje o Ano Novo tem cheiro de mixiricas.

Espero que consegui responder a pergunta sobre o que os russos comem no Ano Novo. Se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários embaixo. Para saber mais sobre as tradições do Ano Novo na Rússia, veja esse artigo no blog "Um Brasileiro na Rússia".

4 comentários:

  1. Privet, Natalia!

    Nunca pensei que a nossa prosaica michirica fosse o símbolo do ano novo na Rússia. Fantástico. Sempre me surpreendo com as similaridades entre estes países tão distantes!

    Grande braço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natalia! Adorei o artigo! :) Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!