26 de fevereiro de 2016

Sopa de batata (veggie)

Minha sopa de batata com cebolinha e pão de cebola
Dessa vez vou escrever sobre uma sopa leve e cremosa, a tal sopa de batata (картофельный суп). Imagino que sopa desse tipo existe em muitas outras culturas, não somente na Rússia.

É uma comida tão símples, que pode ser feita qualquer dia, basta só comprar batata. Algumas pessoas cozinham essa sopa com caldo de frango ou boi, mas eu prefiro a versão veggie. Assim eu conheci a sopa de batata quando era criança. Para falar a verdade, naquele tempo eu não gostava muito de comer e as sopas comuns me pareciam pesadas. Mas a sopa de batata era algo que se come mesmo quando não tem fome :-) 

Receita de sopa de batata


Ingredientes

50 g de manteiga
uma cebola muito grande (tamanho de batata para rechear)
600 ou 700 g de batata
1 litro d'água (se quiser, use caldo de frango)
1 copo americano de leite
cebolinha
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Pique a cebola e refogue-a com manteiga numa panela onde você vai fazer a sopa. Use fogo baixo e tampe a panela.

Enquanto isso, tire a casca da batata e corte-a em em pedaços pequenos. Melhor em cubos. Depois de refogar a cebola por 10 minutos, adicione a batata e também refogue por mais ou menos 10 minutos.

Agora quando a cebola e a batata ficaram macias, adicione sal e pimenta (não esqueça que vamos usar água, então tem que pôr um pouco mais que você usaria para essa quantidade de legumes).

Aqueça a água e coloque-a na panela. Misture a sopa, faça o fogo médio e cozinhe por 20 ou 25 minutos.

Retire os legumes, faça pure e coloque-os de volta no caldo (como alternativa, bate tudo junto com o caldo no liquidificador). Adicione o leite e cozinhe mais um pouco. No último minuto coloque a cebolinha picada. 

Sua sopa de batata está pronta! Pode comer quente ou esperar quando esfriar um pouco.

Приятного аппетита!

2 comentários:

  1. Oi, Natalia. Como vai? :) Eu gosto muito de sopa. ) Essa parece ser muito boa. Eu ´poderia usar alguma carne na sopa? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor! Estou bem e você? Poder pode, mas o original é sem carne. Eu iria escolher carne seca. Não a temos na Rússia, mas a combinação seria boa (eu acho). Abraço e uma boa semana para você!

      Excluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!