16 de julho de 2017

Kasha doce de arroz à russa

Kasha de arroz (рисовая каша) é algo, que acredito, existe em muitos países do mundo. Inclusive, eu li algumas receitas de arroz doce do Brasil e achei bastante parecido com esse prato.

Pelo pedido da Mônica Afanasiev Storari Frias, vou compartilhar a receita da kasha russa de arroz. Obrigada pela sua pergunta. Ela me inspirou em fazer uma kasha bem gostozinha.

A kasha de arroz pode ser feita de dois jeitos. Um é mais rápido e fácil, mas é menos certo: colocar o arroz no leite e ferver. O outro dá um pouco mais trabalho, mas é melhor no final: primeiro cozinhar o arroz na água e depois no leite. O arroz deve ser de formato redondo. Na Rússia nós o chamamos arroz redondo (круглый рис). 

Receita de kasha doce de arroz


Ingredientes

1 copo americano de arroz redondo
2,5 copos americanos d'água
4 copos americanos de leite
1 colher (sopa) de açúcar
baunilha e (ou) um pouco de uvas passas se quiser
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Lave o arroz com água fria.

Ferve 2,5 copos d'água e cozinhe o arroz por 8 ou 10 minutos. Depois retire o excesso d'água e lave o arroz com água fervida. Esse passo garante que a sua kasha não vai ficar toda colada na panela e faz o arroz mais saboroso. No passádo eu simplesmente deixava o arroz como ele estava e acrescentava o leite para fazer mais fácil, mas percebi que assim é melhor.

Ferve o leite numa panela limpa. Adicione o arroz e cozinhe-o no fogo baixo por 15 minutos. No final adicione o açúcar (uvas passas e (ou) baunilha se quiser).

Se vai usar uvas passas, lave-as e deixe por um minutinho na água quente antes de adicionar.

Após desligar o fogo, adicione a manteiga e deixe a sua kasha de arroz tampada por uns 15 minutos. Pode cobrir com uma toalha grossa ou com cobertor. Eu tenho fogão elétrico e simplesmente deixo a panela no fogão desligado enquanto ele esfria.

Bom apetite! Agradeço a quem compartilhar 💛

Um comentário:

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!