3 de julho de 2017

Sopa de frango com macarrão

Sopa de frango com macarrão - comida russa
Sopa de frango com macarrão (куриный суп с вермишелью) é algo que qualquer russo já comeu. Eu diria que esse é o rival dos famosos xi e borsch. Imagino também que algo parecido existe em qualquer lugar do mundo. Se tiver no seu país, qual é a diferença da versão russa?

A sopa é feita com macarrão tipo vermicelli que em russo se chama вермишель (virmichêl), ou com macarrão tipo estrelinhas. Eu prefiro usar as estrelinhas porque fica mais legal :-) Vi que no Brasil também existe esse macarrão.

Acho legal comer essa sopa no verão (verão da Rússia), porque ela é leve e não é temperada. Peço desculpas que a foto ficou meia boca, o sabor é bem melhor!

Receita da sopa russa de frango com macarrão


Ingredientes

3 ou 4 coxas de frango
3 ou 4 batatas
1 cenoura grande
1 cebola grande
4 ou 5 colheres (sopa) de macarrão-estrelinhas
2 folhas de louro
sal a gosto

Eu coloco as proporções variáveis porque elas podem mudar dependendo do seu gosto sem quebrar a "autentidade" da receita.

Modo de prepáro

Lave as coxas de frango e coloque-as na água fria para ferver. É necessário cozinhá-las por mais ou menos 25 ou 30 minutos, dependendo do tamanho.

Enquanto o frango está cozinhando, prepare os legumes. Descasque a cenoura, as batatas e a cebola. Corte a batata em pequenos quadradinhos, pique a cebola e rale a cenoura.

Em algumas sopas russas existe uma opção de fritar a cenoura e cebola antes de adicioná-los na calda. Entretanto, não recomendo fazer isso neste caso, porque a idea é fazer uma sopa leve. Mesma coisa com temperos: somente vamos adicionar louro e talvez um pouco de pimenta do reino. E só.

Quando o frango estiver pronto, retire-o e coloque os legumes na calda. Cozinhe os legumes por 5 minutos. Enquanto isso o frango vai resfriar um pouco. 

Corte o frango e adicione-o na calda. Coloque sal, as folhas de louro e uma pitada de pimenta do reino se quiser. Cozinhe por mais 5 minutos.

Quando a sopa estiver pronta, desligue o fogo e deixe a panela tampada por um tempo (pelo menos por 10 minutos). Sirva a sopa quente ou morna. 

Bom apetite!

2 comentários:

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!