3 de julho de 2017

Sopa de frango com macarrão

Sopa de frango com macarrão - comida russa
Sopa de frango com macarrão (куриный суп с вермишелью) é algo que qualquer russo já comeu. Eu diria que esse é o rival dos famosos xi e borsch. Imagino também que algo parecido existe em qualquer lugar do mundo. Se tiver no seu país, qual é a diferença da versão russa?

A sopa é feita com macarrão tipo vermicelli que em russo se chama вермишель (virmichêl), ou com macarrão tipo estrelinhas. Eu prefiro usar as estrelinhas porque fica mais legal :-) Vi que no Brasil também existe esse macarrão.

Acho legal comer essa sopa no verão (verão da Rússia), porque ela é leve e não é temperada. Peço desculpas que a foto ficou meia boca, o sabor é bem melhor!

Receita da sopa russa de frango com macarrão


Ingredientes

3 ou 4 coxas de frango
3 ou 4 batatas
1 cenoura grande
1 cebola grande
4 ou 5 colheres (sopa) de macarrão-estrelinhas
2 folhas de louro
sal a gosto

Eu coloco as proporções variáveis porque elas podem mudar dependendo do seu gosto sem quebrar a "autentidade" da receita.

Modo de prepáro

Lave as coxas de frango e coloque-as na água fria para ferver. É necessário cozinhá-las por mais ou menos 25 ou 30 minutos, dependendo do tamanho.

Enquanto o frango está cozinhando, prepare os legumes. Descasque a cenoura, as batatas e a cebola. Corte a batata em pequenos quadradinhos, pique a cebola e rale a cenoura.

Em algumas sopas russas existe uma opção de fritar a cenoura e cebola antes de adicioná-los na calda. Entretanto, não recomendo fazer isso neste caso, porque a idea é fazer uma sopa leve. Mesma coisa com temperos: somente vamos adicionar louro e talvez um pouco de pimenta do reino. E só.

Quando o frango estiver pronto, retire-o e coloque os legumes na calda. Cozinhe os legumes por 5 minutos. Enquanto isso o frango vai resfriar um pouco. 

Corte o frango e adicione-o na calda. Coloque sal, as folhas de louro e uma pitada de pimenta do reino se quiser. Cozinhe por mais 5 minutos.

Quando a sopa estiver pronta, desligue o fogo e deixe a panela tampada por um tempo (pelo menos por 10 minutos). Sirva a sopa quente ou morna. 

Bom apetite!

8 comentários:

  1. Minha avó materna, que tinha ascendência alemã (mais precisamente, do Sul da Alemanha), sempre fez sopa com as partes menos nobres do frango: pé, pescoço, moela - adoro. Então a diferença principal, pra sopa com frango que me acostumei a comer, é essa. Além disso, ela fazia uma "massinha" com ovo e trigo, batia e jogava na sopa, parecia um spätzle simples, mas que ficava gostoso e fazia a função do macarrão - a adição ou não do macarrão era um processo intuitivo, baseado na vontade da cozinheira.

    No mais, quando a sopa não era feita com a especial finalidade de aproveitar uns "miúdos" mais baratos do frango, ela é bem parecida com a sua, mas também acrescentamos repolho aos ingredientes.

    Faço essa sopa até hoje! Gosto de adicionar esse macarrão aqui: http://thumbs.buscape.com.br/macarrao/cabelo-de-anjo-barilla-com-ovos-pacote-500-g_200x200-PU8699b_1.jpg

    Um abraço,
    Danielle

    ResponderExcluir
  2. Também adoro uma sopinha de frango!Mas a maioria das pessoas que eu conheço diz que isso é comida de doente.. Muita gente não gosta por lembrar das vezes que ficou doente. Aqui normalmente reforagmos as verduras antes e colocamos alho também.. Alho e cebola vão bem com tudo, afinal! Também temos a canja que é sopa de frango feita com arroz no lugar do macarrão; você já comeu?

    Gostaria de desejar um Feliz Natal e Feliz Ano Novo pra você e sua família! (E se possível, falar um pouco como vocês celebram as festas de fim de ano.. Meu amigo da Lituânia me disse que no natal não é permitido comer carne, por exemplo.)
    Obrigada por todas as receitas!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não comi canja, mas ouvi dela.

    Se quiser, dê uma olhada nesse artigo sobre comida natalina na Rússia: http://comida-russa.blogspot.ru/2014/12/o-que-os-russos-comem-no-natal.html

    Sobre Natal na Rússia: https://brasileironarussia.blogspot.ru/2014/12/o-natal-na-russia.html

    Feliz Natal, Unknown! :-)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas receitas!! Vou experimentar fazer essa hoje!:)

    ResponderExcluir

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!