27 de outubro de 2014

Chá de chipovnik

Na Rússia as pessoas tomam muito chá. Isso não é somente chá verde ou preto, existem varios tipos de chá feito de ervas, frutas e flores. Por exemplo, há um chá feito de chipovnik.

Chipovnik é uma yagoda de um certo grupo de arbustos de rosa. Mas eu prefiro não usar a palavra "rosa" nesse caso, porque "chá de rosa" pode ser feita com as pétalas. Chipovnik é outra coisa, ele um tipo de rosa que dá frutas. Elas podem ser laranjas, amarelas, avermelhadas ou quase pretas.

Nas lojas especializadas em chá, nas feiras e nas farmácias vendem frutas secas de chipovnik para fazer chá (além disso há xarope de chipovnik que usamos como remédio para garganta). Essas frutas contém vitaminas e microelementos que melhoram a resistência do sistema imunológico. Por isso chá de chipovnik é muito bom para saude e pode ser recomendado para tomar no outono e inverno. Uma caneca desse chá todo dia reduz a possibilidade de ficar doente quando está frio na rua. Além disso ele é muito refrescante.

Para fazer um litro dessa bebida é preciso mais ou menos três colheres (sopa) de chipovnik e de duas a três colheres (sopa) de açucar. Use água morna (deixe ela ferver e esfriar 2-5 minutos) e uma garrafa térmica. Coloque as frutas secas e o açucar dentro da garrafa, ponha a água e feche. A bebida vai ficar pronta em 12 horas. Pode tomar quente ou frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quer deixar um comentário, por favor comente sobre o assunto do artigo. Obrigada!